Quarta-feira, Abril 24, 2024
Notícias

Legislativas 2024: O prazo para o voto antecipado acaba hoje (29 de Fevereiro)

As Eleições Legislativas já são no próximo dia 10 de Março de 2024. Tem até dia 29 de Fevereiro (hoje) para exercer o seu voto antecipado!

As Eleições Legislativas em Portugal, marcadas para o dia 10 de Março de 2024, foram convocadas na sequência de uma crise política desencadeada por suspeitas de corrupção que envolviam o governo português.

No dia 7 de Novembro de 2023, foi noticiado que a residência oficial do Primeiro-Ministro, entre outros ministérios, havia sido alvo de buscas, e o chefe de gabinete do Primeiro-Ministro foi detido. António Costa, o então Primeiro-Ministro, foi indiciado como suspeito num caso de corrupção relacionado com negócios de lítio e hidrogénio, levando à sua demissão e à decisão de não se recandidatar à reeleição.

Assim, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, após ouvir todos os partidos, optou pela dissolução do Parlamento e marcou eleições antecipadas para 10 de Março de 2024.

Nestas eleições, como as anteriores, o cidadão poderá exercer o seu voto antecipado.

Quem pode exercer o Voto Antecipado e quando?

O Voto antecipado iniciou entre os dias 5 e 19 de Fevereiro para os doentes internados em hospitais e para os presos não privados de direitos políticos.

Já os eleitores que pretendam votar antecipadamente em Mobilidade têm até dia 29 de Fevereiro para exercerem o seu voto.

Citando o site do “Voto Antecipado” do Ministério da Administração Interna:

  • Os eleitores que, no dia da eleição, se encontrem Doentes e internados em estabelecimentos hospitalares, e mediante disponibilização do correspondente documento comprovativo do impedimento, podem requerer, na presente plataforma, ou por via postal, à administração eleitoral da Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna, entre 5 e 19 de fevereiro o exercício do direito de voto antecipado.
  • Os eleitores que, no dia da eleição, se encontrem Presos e não privados de direitos políticos, e mediante disponibilização do correspondente documento comprovativo do impedimento, podem requerer, na presente plataforma, ou por via postal, à administração eleitoral da Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna, entre 5 e 19 de fevereiro o exercício do direito de voto antecipado.
  • Relativamente ao Voto Antecipado em Mobilidade foi alargada a sua possibilidade, permitindo o seu exercício a todos os eleitores recenseados no território nacional no sétimo dia anterior ao da eleição (domingo), numa mesa de voto antecipado, a constituir em cada município, escolhida pelo eleitor:
    • Existirá uma mesa de voto antecipado em cada município do continente e das Regiões Autónomas;
    • Os eleitores que pretendam votar antecipadamente em mobilidade devem manifestar essa intenção, na presente plataforma, ou por via postal, à administração eleitoral da Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna, entre 25 e 29 de fevereiro.

Qual o procedimento?

Terá de inscrever-se no portal “Voto Antecipado”, clicando aqui. Assim que entrar, leia tudo e clique em “Inscrever“. Depois siga os passos indicados pelo site.

Para consultar a sua inscrição, volte a essa mesma página, ou clique aqui e depois em “Consultar inscrição“.

 

 

A sua ajuda é muito importante! Dê-nos uma ajuda e divulgue este artigo. Partilhe-o nas redes sociais!

Rui Silva

Sempre fui apaixonado pela Informática. Aos 11 anos, tive a minha primeira experiência com o ZX Spectrum +2B, aquele teclado com um leitor de cassetes. Em 2011, criei o site "i-Técnico - Informática Para Todos".

Deixe um comentário.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Partilhar é ajudar.

Partilhe este artigo nas redes sociais!

Assim, vai ajudar-nos a crescer mais. 😉 É só clicar na rede social onde deseja partilhar.