Morreu Paul Allen, co-fundador da Microsoft, aos 65 anos
Nesta segunda-feira, dia 15 de Outubro de 2018, morreu Paul Gardner Allen, ou simplesmente Paul Allen.
Paul Allen era um dos co-fundadores da Microsoft, a maior e mais conhecida empresa de software do mundo.
Quem era Paul Allen?
Nascido a 21 de Janeiro de 1953, em Seattle, Washington (EUA), Paul Gardner Allen foi um empresário e filantropo americano.
Estudou na Lakeside School, uma escola particular em Seattle, onde ficou amigo de Bill Gates.
Apesar da diferença de idades, Bill Gates, que era mais novo, já partilhava o mesmo gosto de Paul Allen, pela computação. Ambos usaram vários computadores da Lakeside para aprofundarem os seus conhecimentos em programação.
Paul Allen conseguiu entrar na Universidade do Estado de Washington com a pontuação 1600 no exame educacional SAT. Já Bill Gates seguiu para a Universidade Harvard e separaram-se.
O reencontro de Bill Gates e Paul Allen
Paul Allen deixou a Universidade dois anos depois para começar a trabalhar como programador na Honeywell.
Honeywell é uma empresa multinacional estadudinense que produz grande variedade de produtos de consumo, serviços de engenharia e sistemas aerospaciais para uma ampla variedade de consumidores, de utilizadores (usuários) domésticos a grandes corporações.
Nessa mesma empresa, voltou a encontrar-se com o seu amigo Bill Gates e convenceu-o a criar a Microsoft. Para isso acontecer, Bill Gates teria de deixar a Universidade Harvard.
Microsoft
Em 1975, Allen e Gates fundaram a Microsoft Corporation em Albuquerque, no Novo México e criaram um interpretador da linguagem BASIC. Mas o maior salto deu-se em 1980, quando se comprometeram com a IBM em criar um DOS (sigla para Disk Operating System ou sistema operativo em disco).
Em 1982, Allen foi diagnosticado com linfoma de Hodgkin. O câncro foi curado após vários meses de radioterapia, o que o afastou da Microsoft.
Além da Microsoft
Allen também foi fundador e presidente da Vulcan Inc., uma empresa privada, criada em 1986.
Em Janeiro de 2015, ele foi considerado a 48.º pessoa mais rica do mundo, com uma fortuna estimada em 18,1 bilhões de dólares.
Tendo-se dedicado à Filantropia, Paul Allen doou muito dinheiro a universidades, como a de Washington, como também contribuiu com vários milhões de dólares para o avanço da ciência, tecnologia, educação, preservação do meio ambiente, entre outras causas públicas.
Aos 65 anos, Paul Allen não resistiu ao Linfoma não-Hodgkin, o mesmo tipo de câncro, que ele tinha vencido há 9 anos.
No dia 15 de Outubro de 2018, Paul G. Allen morreu em Seattle, na sua cidade natal.
Fonte: Wikipedia | Crédito da Imagem: KomoNEWS
Discover more from i-Técnico
Subscribe to get the latest posts sent to your email.