Segunda-feira, Junho 24, 2024
AndroidTutoriais

One UI 6.0: Como actualizar o seu smartphone ou tablet Samsung?

A Samsung já está a actualizar os seus dispositivos elegíveis para a nova versão do One UI, a versão 6.0, equivalente ao Android 14.

Vamos acompanhar o processo da actualização do Samsung Galaxy M53 para a nova interface.

A nova versão do sistema operativo (🇧🇷sistema operacional) da Samsung já está aí. É a One UI 6.0! Porém, está disponível para alguns modelos de smartphones. Outros poderão recebê-la mais tarde, ou poderão nem ser elegíveis.

Para fazer este artigo, tive acesso a um Samsung Galaxy M53 que estava com a versão anterior do sistema operativo (🇧🇷sistema operacional), a One UI 5.0. Mas, poderá ser aplicado em qualquer smartphone da Samsung Galaxy elegível para a actualização.

Antes de iniciar a actualização, não se esqueça de verificar se o seu smartphone tem bateria suficiente para fazer a actualização. Não há percentagem aconselhável. Porém, convém que tenha mais de 50%, pois a actualização ainda demora alguns minutos. Por isso, se tiver pouca bateria convém pôr à carga. No meu caso, eu tinha 75% e deu perfeitamente para concluir com êxito todo o processo.

Aconselho usar uma rede Wi-Fi para não esgotar o plano de dados móveis. Pois, a actualização tem mais de 2GB (2328,03MB).

Como saber se a actualização para One UI 6.0 está disponível?

Para ver se o seu smartphone já recebeu a actualização, você poderá verificar na barra de notificações e/ou nas “Definições” (🇧🇷Configurações). Deverá aparecer uma notificação com o título “Atualizar o seu telefone” e o texto logo abaixo “One UI 6.0 disponível“. Confira a seguinte imagem (clique para ver em tamanho maior):

Nas “Definições” (🇧🇷Configurações), também aparecerá um aviso no topo. Confira a seguinte imagem:

Transferência do One UI 6.0

Recebeu a notificação de que está disponível a actualização? Óptimo! Agora, o próximo passo é transferir a versão do novo sistema operativo (🇧🇷sistema operacional) do seu Galaxy.

A actualização terá 2328,03MB. Por isso, certifique-se que está numa rede Wi-Fi, para não esgotar os dados móveis.

Tocando na notificação ou nas “Definições” (🇧🇷Configurações), irá aparecer o seguinte ecrã (🇧🇷tela).

Pode rolar o ecrã (🇧🇷tela) para baixo, ou se não quiser ler tudo, toque em Transferir.

Poderá acompanhar a transferência directamente na barra de notificações ou se preferir, pode também acompanhar nas “Definições” (🇧🇷configurações). 

 

Não posso estimar o tempo que a transferência irá demorar, pois depende da ligação que você estará a utilizar. Relembro que é preferível usar uma rede Wi-Fi.

Instalação do One UI 6.0

Conseguiu fazer download do One UI 6.0? Calma, ainda não acabou. Agora, tem de ser instalado. Poderá optar por fazer agora mesmo ou programar a instalação.

Confirme a seguinte imagem:

Diferença entre “Instalar agora” e “Programar Instalação”

Instalar agora significa que o seu Samsung irá iniciar o processo de instalação. Ao passo que “Programar instalação” permite escolher um horário mais adequado para efectuar a actualização.

Por outras palavras, imagine que você está no escritório e precisa do seu smartphone para fazer chamadas. Poderá programar a instalação para ser feita à noite enquanto estiver a dormir.

Assim que a instalação começar aparecerá o seguinte ecrã (🇧🇷tela):

 

Notas durante a instalação:

  • O processo deverá demorar 15 minutos a meia hora e é feito sem intervenção do utilizador (🇧🇷usuário)
  • O dispositivo poderá reiniciar algumas vezes.
  • Se estiver a actualizar um smartphone, não irá receber chamadas enquanto não entrar no smartphone e fizer o código PIN do cartão (ou cartões, para quem tiver dois cartões).

Note que se tiver o WhatsApp ligado ao computador, poderá eventualmente continuar a conversar “normalmente” com os seus contactos, com mensagens, como telefonemas e/ou videochamadas. Pois, tal como explicámos no artigo (clicar aqui), o WhatsApp funciona no computador sem depender do telemóvel (🇧🇷celular). Só precisa ligar o telemóvel (🇧🇷celular) de vez em quando.

Bem-vindo a One UI 6.0

Assim que receber a mensagem “Bem-vindo a One UI 6.0”, estará a poucos passos de terminar todo o processo de actualização. 

Toque agora em “Explorar“.

No próximo ecrã (🇧🇷tela), deverá escolher se deseja o modo claro ou o modo escuro. Faça a sua escolha e toque em “Seguinte“. Confira a seguinte imagem:

E aqui está o último passo! Ufa, já era sem tempo. No próximo ecrã (🇧🇷tela), toque em “Concluir“.

 

Assim que estiver tudo concluído, poderá desfrutar do seu Samsung com o novíssimo sistema operativo (🇧🇷sistema operacional) One UI 6.0. Veja o ecrã (🇧🇷tela) de apresentação:

 

E assim termina o tutorial de como actualizar para o novo sistema operativo da Samsung com Android 14. Como sempre, espero que tenha sido útil.

Não se esqueça de seguir o nosso e Instagram, X (ou antigo Twitter), YouTube e LinkedIn.

✔ Facebook: 👉
✔ Instagram: 👉
✔ Twitter: 👉
✔ LinkedIn: 👉
✔ YouTube: 👉
 
 

 

Não se esqueça de subscrever a nossa página de Facebook. É só clicar no botão azul abaixo.

Até ao próximo!

 

A sua ajuda é muito importante! Dê-nos uma ajuda e divulgue este artigo. Partilhe-o nas redes sociais!

Rui Silva

Sempre fui apaixonado pela Informática. Aos 11 anos, tive a minha primeira experiência com o ZX Spectrum +2B, aquele teclado com um leitor de cassetes. Em 2011, criei o site "i-Técnico - Informática Para Todos".

Deixe um comentário.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Partilhar é ajudar.

Partilhe este artigo nas redes sociais!

Assim, vai ajudar-nos a crescer mais. 😉 É só clicar na rede social onde deseja partilhar.