Inteligência Artificial

OpenAI lança os GPT’s personalizados para utilizadores criarem os seus próprios chatbots

Pense num “ChatGPT” completamente personalizável de acordo com as suas necessidades ou objectivos (forma de responder, comunicar, etc.). Esse “ChatGPT” personalizável chama-se GPT e há vários!

Mas o que são os GPTs personalizáveis? Como utilizá-los? Explicamos tudo neste artigo.

ChatGPT

No dia 6 de Novembro de 2023, a OpenAI anunciou oficialmente o lançamento dos GPTs personalizados.

No site da OpenAI, lê-se o seguinte comunicado onde, logo no início, explicam o que é uma versão personalizada do ChatGPT.

We’re rolling out custom versions of ChatGPT that you can create for a specific purpose—called GPTs. GPTs are a new way for anyone to create a tailored version of ChatGPT to be more helpful in their daily life, at specific tasks, at work, or at home—and then share that creation with others. For example, GPTs can help you learn the rules to any board game, help teach your kids math, or design stickers.OpenAI, 6 de Novembro de 2023

Em Português de Portugal:

Estamos a lançar versões personalizadas do ChatGPT que pode criar para fins específicos, chamadas GPTs. As GPTs são uma nova forma de qualquer pessoa criar uma versão personalizada do ChatGPT para ser mais útil no seu dia a dia, em tarefas específicas, no trabalho ou em casa, e depois partilhar essa criação com outras pessoas. Por exemplo, as GPTs podem ajudá-lo a aprender as regras de qualquer jogo de tabuleiro, a ensinar matemática aos seus filhos ou a desenhar autocolantes.

Com esta nova funcionalidade, a OpenAI abriu uma loja de GPTs personalizados onde existem vários, como por exemplo, tutores de código (de programação), criadores de Logotipo, criadores de imagens, etc. A loja está dividida por temas: destaques, escrita, produtividade, pesquisa e análise, educação, estilo de vida e, finalmente, programação.

GPTs personalizáveis disponíveis, mas só ChatGPT Plus pode criá-los

Embora os GPTs personalizáveis estejam agora acessíveis a todos os utilizadores, apenas aqueles com a versão paga podem criar novos GPTs personalizados. No artigo anterior, detalhamos como se inscrever na versão paga do ChatGPT, denominada ChatGPT Plus. Clique aqui para abrir o artigo num novo separador.

Como usar um GPT personalizável

Vamos usar um GPT da própria equipa do ChatGPT, o DALL-E. Este GPT permite tornar a sua imaginação em imagens. Vamos ver como proceder para chegar até lá. Para os restantes GPTs personalizáveis, o processo é sempre o mesmo.

Passo #1

Clique em “Explorar GPTs” ou clique no seguinte link: https://chatgpt.com/gpts

 

Confira a loja de GPTs personalizáveis:

ChatGPT - GPTs personalizáveis

Passo #2

Continuando, o próximo passo consiste na escolha do GPT que queremos. Tal como indicado, iremos usar o DALL-E. Para localizá-lo, basta puxar a lista para baixo com o rato.

ChatGPT - GPTs personalizáveis

Passo #3

No próximo passo, serão apresentados os detalhes do GPT personalizado, com as capacidades, avaliações, etc.

Para continuar, clique em “Iniciar chat” logo abaixo.

ChatGPT - GPTs personalizáveis

 

Passo #4

E aqui está o seu GPT personalizado preparado para receber o seu primeiro prompt.

ChatGPT - GPT DALL·E

 

Como em qualquer GPT personalizado, já vem com exemplos, logo por cima do prompt. Confira:

ChatGPT - GPT DALL·E

 

Passo #5

Finalmente, poderá criar o seu primeiro prompt! E o nosso é: “Gostaria de ver uma imagem em estilo de animação em argila, com um cão que está a usar um computador, numa sala, onde se vê que está a chover na rua.”.

O resultado é:

ChatGPT - GPT DALL·E

 

E aqui está a nossa primeira criação de uma imagem feita, no caso duas imagens feitas, com o GPT personalizado DALL·E.

Repare, assim que a conversa foi criada, o GPT personalizado ficou do lado esquerdo, assim como a conversa. Se eu pretendesse, poderia continuar com a mesma conversa, para criar outras animações.

Observação: Não tente copiar e colar o link apresentado nas imagens para conseguir essa(s) conversa(s), porque você não conseguirá. Para isso, eu teria de partilhar a conversa.

 

E você, gostou? Diga-nos a sua opinião comentando mais abaixo. Não se esqueça de nos seguir nas redes sociais:

🇵🇹 FACEBOOK 👉  /i-Técnico 
🇵🇹 INSTAGRAM 👉  /i-Técnico
🇵🇹 X (TWITTER) 👉  /i-Técnico

 

A sua ajuda é muito importante! Dê-nos uma ajuda e divulgue este artigo. Partilhe-o nas redes sociais!


Discover more from i-Técnico

Subscribe to get the latest posts sent to your email.

Rui Silva

Desde sempre apaixonado pela Informática, aos 11 anos, Rui Silva teve a sua primeira experiência com o ZX Spectrum +2B, aquele teclado com um leitor de cassetes. Em 2011, criou o site "i-Técnico - Informática Para Todos" tornando-se o seu administrador e criador de conteúdos.

Deixe um comentário.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.