Terça-feira, Outubro 8, 2024
Inteligência Artificial

OpenAI o1: ChatGPT volta a evoluir e pode “raciocinar”. Entenda.

Raciocinar como o humano? Estamos quase a chegar lá com o ChatGPT.

OpenAI o1

No dia 12 de Setembro de 2024, a OpenAI anunciou os novos modelos de LLM, chamados  “o1-Preview” e “o1-mini“. São as duas versões de uma nova geração de modelos com o carimbo “OpenAI o1 Series”.

Segundo a OpenAI, “esses modelos representam um avanço tão significativo que estamos a reiniciar o nosso contador e começar de novo em 1”.

Ainda acrescentou: “O OpenAI o1 marca uma nova geração de modelos treinados para passar mais tempo pensando sobre os problemas que recebem, antes de começarem a responder. Este novo treino permite que eles refinem o seu processo de pensamento, experimentem estratégias diferentes e até reconheçam que estão no caminho errado antes de formular a sua resposta.”.

Enquanto os modelos “GPT”# anteriores procuravam imitar o pensamento humano a partir do conteúdo usado para aprender, estes novos modelos tentam raciocinar por si e encontrar as suas próprias soluções. Para isso, dividem os problemas apresentados em várias etapas e resolvem passo-a-passo, avaliando a relevância dos caminhos de raciocínio percorridos à medida que avançam. Só depois desta fase, é que eles começam a formular uma resposta em linguagem natural.

“Nos modelos anteriores, como o ChatGPT, você fazia uma pergunta e eles começavam a responder imediatamente. Este modelo pode levar algum tempo, pode até pensar sobre o problema, tentar decompô-lo e procurar ângulos num esforço para fornecer uma resposta com melhor qualidade”Jakub Pachocki, cientista-chefe da OpenAI, ao The New York Times

De acordo com relatos da mídia dos EUA, a versão beta de o1, conhecida internamente como Strawberry, foi disponibilizada para utilizadores (🇧🇷usuários) que assinaram o ChatGPT Plus para começar.

Quais são as qualidades dos modelos “o1”?

✔️ Os modelos “o1” têm melhor desempenho na matemática, física e programação do que os modelos GPT. Obtiveram “83/100” nos testes de admissão para a Olimpíada de Matemática, onde o GPT-4o obteve apenas um triste “13/100”.

✔️ Os modelos “o1” são capazes de resolver problemas mais complexos e seguir instruções com mais atenção e disciplina.

✔️ Se comparados com o ser humano, os modelos “o1” têm o nível intelectual de um estudante de doutorado, enquanto o GPT-4 tem mais o de um aluno do ensino secundário (🇧🇷ensino médio).

✔️ Os modelos “o1” são mais seguros e difíceis de enganar, porque exploram as suas próprias habilidades de raciocínio para garantir que sigam as directrizes de segurança.

E há limitações desses novos modelos?

Sim, há limitações. Os modelos “o1” estão limitados aos prompts em texto, ainda não podem analisar ficheiros (🇧🇷arquivos) descarregados ou imagens e são ainda mais lentos do que os modelos “GPT”. 

Os modelos “o1” ainda são muito experimentais e limitados pela OpenAI, tendo colocado um máximo de 30 mensagens por semana (50 para a versão mini), com essas IA’s no ChatGPT Plus.

Quantos modelos “o1” existem?

Por agora, existem dois modelos disponíveis: “o1-preview” e “o1-mini“.

O modelo “o1-preview” prenuncia a próxima geração de modelos de fronteira com recursos de reflexão estendidos.

Já o “o1-mini” é um modelo dedicado a problemas científicos, matemáticos e de programação. É muito rápido do que o primeiro e, acima de tudo, 80% mais barato, quando você chama a API OpenAI. No entanto, os seus conhecimentos e habilidades são limitados ao mundo de CTEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática).

A sua ajuda é muito importante! Dê-nos uma ajuda e divulgue este artigo. Partilhe-o nas redes sociais!


Discover more from i-Técnico

Subscribe to get the latest posts sent to your email.

Rui Silva

Desde sempre apaixonado pela Informática, aos 11 anos, Rui Silva teve a sua primeira experiência com o ZX Spectrum +2B, aquele teclado com um leitor de cassetes. Em 2011, criou o site "i-Técnico - Informática Para Todos" tornando-se o seu administrador e criador de conteúdos.

Deixe um comentário.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Partilhar é ajudar.

Partilhe este artigo nas redes sociais!

Assim, vai ajudar-nos a crescer mais. 😉 É só clicar na rede social onde deseja partilhar.