Router Technicolor TG784n v3: Como entrar na página de configuração?

Neste artigo, você irá aprender a abrir a página de configuração do router (roteador) Technicolor TG784n v3.

É importante saber abrir a página de configuração de qualquer router, incluindo esse que já apresentámos no nosso site. E é isso que vamos ver já de seguida.

Technicolor TG784n v3

A página de configuração de um router (roteador) permite o acesso a várias configurações na rede física como na rede sem fios (Wi-Fi) e no próprio router.

Neste artigo, iremos usar o router da MEO que apresentámos há uns tempos. Clique aqui para ver o artigo.

3 motivos para abrir a página de configuração

Este router Technicolor TG784n v3 da MEO tem uma particularidade, pois a página dele pode ser aberta de duas formas que iremos já de seguida descrevê-las. Mas porquê você deve saber entrar na página de configuração? Damos 3 motivos:

  • Proteger o acesso ao router

Proteger o acesso ao router é uma questão de privacidade e segurança e é importante que saiba como fazer isso. Porquê? Porque a MEO colocou o mesmo acesso em todos os seus routers.

Já imaginou chegar a casa e descobrir que um amigo do seu filho adolescente desconfigurou toda a sua rede? Seria certamente uma desagradável surpresa!

  • Mudar a palavra-passe (senha) do seu Wi-Fi

Se você quer mudar a palavra-passe (senha) do seu Wi-Fi, vai ter de saber abrir a página de configuração do seu router Technicolor.

  • Controlar o acesso dos dispositivos à Internet

Você tem filhos e quer configurar o horário de acesso à Internet? Se a resposta é sim, então tem mais um motivo para saber como abrir essa página de configuração.

É claro que existem muitos outros motivos, mas se esses foram o suficiente para ficar convencido, então você deve estar agora curioso em saber como abrir essa página. Não perdemos mais tempo.

Como abrir a configuração do router Technicolor TG784n v3?

Como dito no início do artigo, para os clientes MEO, existem dois acessos à página de configuração desse router (roteador).

A primeira forma é muito simples! Digite o seguinte endereço em qualquer navegador (browser):

http://meo ou http://dsldevice.lan

A segunda forma é descobrir o endereço IP do router. Se a instalação do seu router (roteador) Technicolor TG784n v3 e a box de TV Motorola foram configurados normalmente, o endereço IP do router deverá ser o seguinte:

192.168.1.254

Se por acaso não for esse, então você deverá descobrir o endereço IP do seu router. Para tal, poderá consultar o nosso artigo onde explicámos isso, clicando aqui.

Copie e cole esse endereço de IP no seu navegador (browser) ou digite-o directamente lá.

Agora que já sabe abrir a página de configuração do router, é conveniente saber o que vai encontrar lá.

Análise do conteúdo da página do router

Technicolor TG784n v3 - Página de configuração

Na página de configuração do router (roteador), você irá ter acesso às seguintes configurações:

  • Sistema

Aqui terá acesso a informações sobre o nome do produto, número de série, versão de software, entre outras. Poderá também reiniciar o router nessa mesma página.

  • Rede doméstica

Na rede doméstica, você terá acesso a todos os dispositivos ligados na sua rede por Wi-Fi e por cabo.

  • Ligação de banda larga

Na ligação de banda larga, você irá ver informações acerca do tempo de ligação do router (roteador), velocidade da Internet, dados transferidos (enviados/recebidos) em GB entre outros.

  • Rede pública

Você poderá configurar uma rede pública sem fios (Wi-Fi) para os seus convidados.

  • Portas ETH

Aqui, você terá acesso ao esquema das Portas Ethernet, ou seja, poderá ver quais são as portas ocupadas e as portas livres do gateway (router), a sua velocidade e os dispositivos ligados.

  • DNS Dinâmico

Este serviço permite configurar um acesso remoto ao seu router (roteador). Imagine, você está no trabalho e quer aceder ao router em sua casa. Para poder fazer isso, terá de recorrer a uns serviços externos antes de configurar aqui o DNS Dinâmico.

  • Partilha de jogos/aplicações

Esta é a secção para os que querem jogar em rede. O UPnP (Universal Plug and Play) é uma tecnologia que possibilita o funcionamento em rede de uma grande variedade de jogos e aplicações que seja necessário para proceder à sua configuração.

  • DMZ

DMZ, conhecido também por zona desmilitarizada, trata-se de uma sub-rede separada da rede local e isolada desta e da Internet (ou de uma outra rede) através de uma firewall (parede de fogo).

  • Firewall

É aqui que o router (roteador) o protege da Internet, pois trata-se de um dispositivo que tem por objectivo aplicar políticas de segurança.

  • Modo Bridge

Este modo Bridge (ponte em português) permite ligar um outro dispositivo de modo a ampliar a rede de computadores. Por exemplo, se você precisar ligar um router (roteador) Wi-Fi para ampliar o sinal do seu Wi-Fi em alguns pontos da sua casa. O segundo dispositivo deverá ser ligado na porta Ethernet 4 do Technicolor TG784n v3.

  • Gestão de utilizadores

Aqui, você terá acesso a todos os utilizadores (usuários) do router (roteador).

Por norma, existe apenas um com o nome “meo” (tudo em minúsculas e sem as aspas). Você poderá adicionar e remover utilizadores. A palavra-passe (senha) dos utilizadores pode ser alterada na Gestão de utilizadores.

  • Partilha de conteúdos

Você pode partilhar conteúdos numa pen ou disco USB (formatado em FAT32) na sua rede local, inserindo o dispositivo USB na porta lateral do router (roteador).

  • Filtragem por endereço

Você pode bloquear o acesso a determinados Websites URL. Por exemplo, você quer negar o acesso ao site do Facebook. É na filtragem por endereço que você deverá configurar esse bloqueio.

  • Controlo de acesso

Você poderá controlar o acesso dos dispositivos que estão ligados na sua rede. Por exemplo, você quer que o computador do seu filho tenha acesso à Internet das 20h às 21h todos os dias da semana, excepto ao fim-de-semana. É no Controlo de acesso que você vai ter de configurar esse acesso.

  • ARP estático

O Protocolo de Resolução de Endereços (do inglês Address Resolution Protocol – ARP) é um protocolo de redes utilizado para traduzir um endereço de protocolo da camada rede (tipicamente um endereço IPv4) num endereço de protocolo de camada de ligação (tipicamente um endereço MAC).

Nesta página de configuração, o que mais interessa ao utilizador comum é basicamente as seguintes configurações:

  • Sistema,
  • Ligação de banda larga,
  • Rede doméstica,
  • Rede pública
  • e a Gestão de utilizadores.

E você, já conhecia essa página de configuração do router Technicolor TG784n v3? Já a tinha aberta alguma vez? Deixe-nos o seu comentário.

 

Você gostou do artigo? Então partilhe-o.

About Rui Silva

Fundador e criador do site "i-Técnico - Informática Para Todos".

Deixe um comentário.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.