Franky Zapata conseguiu atravessar o Canal da Mancha voando

O francês Franky Zapata atravessou o Canal da Mancha voando com um Flyboard.

Neste artigo, veja toda a notícia e saiba mais acerca desse Flyboard e do seu inventor.

Franky Zapata

No dia 25 de Julho de 2019 (data em que se celebrava o 110.º aniversário da primeira travessia de Louis Blériot, outro piloto francês), Franky Zapata falhou na primeira tentativa de voo por não conseguir aterrar o seu engenho no barco para se reabastecer.

Porém, ele não desistiu e tentou novamente. Neste domingo dia 4 de Agosto de 2019, acompanhado por 3 helicópteros, Franky Zapata conseguiu atravessar o Canal da Mancha com o seu Flyboard Air.

Já conhecido por “Homem-voador”, levantou voo em França, na localidade Sangatte, tendo aterrado perto de Dover em St Margaret’s Bay na Inglaterra. Foram 35 km percorridos em apenas 20 minutos com direito a uma paragem no meio do canal para reabastecimento, desta vez, numa maior embarcação, posicionada em águas francesas. Isso facilitou muito mais o seu pouso.

Mapa da travessia do Franky Zapata

O que é o Flyboard?

Flyboard é uma prancha, equipada com 5 mini motores com turbo-reactores, com uma autonomia de combustível (querosene) para 10 minutos de voo. Esse combustível é armazenado em um tanque com forma de mochila que está nas costas do piloto.

Esta prancha pode atingir velocidades acima de 200km/h e uma altitude de 3 mil metros. Mas neste voo realizado domingo, Zapata conseguiu uma velocidade que rondou os 160km/h.

Já não é a primeira vez que este francês aparece em público na sua prancha. No dia 14 de Julho, durante as celebrações da Tomada da Bastilha, em Paris, ele aterrou nos Campos Eliseus, bem na frente do Presidente da República Emmanuel Macron.

Reacção do inventor

“Eu já via a Inglaterra que se aproximava e tentava tomar o gosto (pelo voo) para não pensar na dor. Sentia as pernas queimando por dentro!”, disse Zapata após aterrar.

A família dele estava presente para o receber do lado da Inglaterra em St Margaret’s Bay.

Vídeo da travessia

Veja ou reveja aqui o vídeo da travessia que decorreu ontem e foi transmitido no YouTube em directo.

Quem é Franky Zapata?

Franky Zapata nasceu a 27 de Setembro de 1978 e é piloto profissional de jet-ski. Tornou-se num homem de negócios assim que inventou o Flyboard.

Em 2011, desenvolveu e fabricou o Flyboard e o Flyboard Air. A sua invenção foi exibida finais de 2018 no Fórum Innovation Défense de Paris.

As invenções não param por aí, pois em vista está a construção de um carro voador com velocidades acima dos 300km/h.

Com esta proeza, Zapata demonstra que mesmo após o primeiro fracasso e nas dificuldades não devemos desistir.

Você gostou do artigo? Então partilhe-o.

About Rui Silva

Fundador e criador do site "i-Técnico - Informática Para Todos".

Deixe um comentário.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.