Web Of Trust – Proteja-se dos sites maliciosos
Você sabia que pode navegar na Internet com mais segurança com o Web Of Trust?
Hoje em dia, é mais fácil navegarmos na Internet com tanto dispositivo que oferece essa possibilidade. Mas será que toda a Internet é segura?
Veja neste artigo como instalar este complemento “add-on” no Chrome e Firefox. Aprenda também a usá-lo.
WOT – Web Of Trust é um add-on que deverá ser instalado no(s) browser(s) que o leitor utiliza mais, para assim protegê-lo da malícia dos sites. Está disponível para Firefox e Chrome.
Graças a esta pequena ferramenta, poderá certificar-se que o site que irá visitar não possui nenhum código malicioso, script, ou ficheiro contendo malwares, vírus ou outra “dor de cabeça” para o seu antivírus.
Ao instalar este pequeno filtro da reputação de sites, poderá certamente desfrutar de uma Internet mais segura. Vamos ver onde o podemos encontrar.
Firefox: https://addons.mozilla.org/en-US/firefox/addon/wot-safe-browsing-tool/
Chrome: https://chrome.google.com/webstore/detail/wot/bhmmomiinigofkjcapegjjndpbikblnp
Chrome: Como instalar WOT?
Passo # 1: Download
Para instalar no Chrome, usando o Windows 7, basta introduzir no endereço o site correspondente (https://chrome.google.com/webstore/detail/wot/bhmmomiinigofkjcapegjjndpbikblnp) ou clicando aqui e clicar em Instalar na parte superior direita.
Passo # 2: Instalação
Clicar em Adicionar.
Passo # 3
Depois da instalação, poderá configurar se pretende uma protecção básica, leve ou com controle parental, no site que se abrirá logo de seguida. Na protecção básica, os resultados da pesquisa serão mostrados em uma janela pop-up. Na protecção leve, não haverá esse tipo de janelas. Poderá ainda escolher uma protecção com mais rigor, escolhendo a 3ª “Parental Control” que bloqueia o acesso a sites que não são seguros para crianças.
O recomendado pelo site como podemos ver é a configuração do Basic.
Depois é só clicar em Continue.
Firefox: Como instalar WOT?
Tal como para o Chrome, a sua instalação no Firefox é bastante simples.
Passo # 1: Download
O primeiro passo é abrirmos o site do Add-on, no Firefox, escrevendo na barra de endereços https://addons.mozilla.org/en-US/firefox/addon/wot-safe-browsing-tool/ ou clicando aqui. E depois clicar em + Add to Firefox.
O add-on será transferido como pedido:
Passo # 2: Instalação
Vamos clicar portanto em Instalar agora.
Para que a instalação seja completa, o browser terá de ser reiniciado, ou seja, deverá ser fechado e deverá ser reaberto, tal como nos é indicado na imagem:
O browser poderá ser reiniciado clicando em Reiniciar agora ou se desejarmos, poderemos fechá-lo pelo procedimento que todos conhecemos clicando na cruz vermelha e reabri-lo manualmente.
Como usar o Add-on WOT?
No fim de cada link que encontrarmos na Internet aparecerá uma circunferência verde (ver imagem seguinte). Basta apontarmos o rato para essa circunferência e aparecerá o resultado da segurança (fiabilidade) do site que pretendermos abrir. E aí veremos a quantidade de bonecos que existem em Trustworthiness (confiabilidade), Vendor reliability (fornecedor de confiabilidade), Privacy (privacidade) e Child Safety (segurança para crianças).
Esta informação apresentada será fiável?
A informação disponibilizada pelo add-on WOT (Web On Trust) não é totalmente fiável pois é uma informação que vai sendo actualizada numa base de dados com a ajuda dos internautas. Porém é sempre uma grande ajuda para evitar sites maliciosos, que possam conter vírus ou outro programa, que possa prejudicar o seu computador.
Como é que podemos contribuir para uma Internet melhor e mais segura?
No Chrome e no Firefox (ou outro browser, neste caso, no Chrome), podemos clicar no ícone do add-on e avaliar directamente o website que temos aberto, como por exemplo neste caso o Informática no seu melhor.
Fica aqui um pequeno vídeo como demonstração e visite o site MyWOT:
Download
Discover more from i-Técnico
Subscribe to get the latest posts sent to your email.
Grande progresso…
Sempre na companhia da vanguarda…
Votos de excelentes artigos….
Excelente artigo caro Rui Silva.!!!
Continuação de bom trabalho.
Obrigado José! 🙂
Estou cá para isso!