Windows Defender: Como utilizar o antivírus?

Você está preocupado se tem ou não vírus no seu computador?

A pedido de vários leitores, iremos aqui explicar passo a passo como utilizar o Windows Defender, antivírus que já vem instalado no Windows 10.

Windows-Defender-Como-usar

Já foi afirmado muitas vezes pela própria Microsoft que o Windows 10 é o sistema operativo mais seguro. Porém, existe sempre aquela desconfiança do utilizador quando sente alguma diferença ou lentidão no seu computador. Será vírus? Não será? Veja de seguida como verificar se tem ou não vírus (ou algum programa malicioso).

Tipos de análise

Antes de continuar, deverá saber que o Windows Defender, tal como o Microsoft Security Essentials, tem 3 tipos de análise:

  • Rápida: esta análise que poderá demorar 10 a 20 minutos, dependendo do número de ficheiros (arquivos) que você tiver no seu computador ou tablet, é muito superficial e rápida.
  • Completa: nesta análise, o antivírus Windows Defender irá analisar todos os ficheiros (arquivos), pastas, memória, etc. Poderá demorar longas horas.
  • Personalizado: esta análise é recomendada quando você quer verificar apenas uma pasta do seu computador ou tablet, por exemplo, quando você coloca um pendrive.

Também poderá analisar um determinado ficheiro (arquivo) ou pasta no Explorador de Ficheiros (Arquivos) usando o menu de contexto (clicando do lado direito do rato, em pastas ou ficheiros).

Como utilizar o Windows Defender?

Iremos ver agora na prática, como utilizar o Windows Defender, aprender a detectar e eliminar vírus e outros programas maliciosos que possam comprometer a sua máquina.

  • Como analisar o disco?
  • Encontrei um vírus! O que fazer?
  • Como actualizar o Windows Defender?
  • Como ver o histórico?

Como analisar o disco?

Você deverá abrir o Windows Defender (ver aqui como). Nas opções, seleccione a opção que você quer e clique em “Analisar agora” ou aguarde uns minutos com o Windows Defender aberto e ele iniciará automaticamente uma análise rápida.

Windows-Defender-Como-usar-001

Se optar pela análise completa, recomenda-se que o faça quando não precisar do computador. Vale lembrar que o computador não deverá ser desligado nem entrar em modo de suspensão ou hibernação, pois a análise será pausada e retomará quando você voltar a ligar o computador. Se por qualquer motivo o seu computador desligar, você deverá recomeçar todo o processo.

Durante a análise, seja ela qual for, você irá poder acompanhar o seu progresso:

Windows-Defender-Como-usar-002Você poderá verificar a barra de progressão em verde se deslocando para a direita, o tipo de análise (neste caso é “Análise rápida“), a hora de início, o tempo decorrido e os itens analisados. A qualquer momento, você poderá cancelar clicando em “Cancelar análise“.

Quando esta chegar ao fim, se correr tudo bem, ou seja, se não tiver apanhado nenhum vírus, irá aparecer a seguinte janela.

Windows-Defender-Como-usar-003

Nesta janela você irá ver a quantidade de itens analisados. Neste caso não foram detectadas ameaças no PC durante a análise, aparecendo assim um ecrã (tela) com fundo verde com um sinal visto (☑) em branco.

Se a análise encontrar algum vírus ou programa indesejado, aparecerá um ecrã (tela) vermelha com uma cruz (X) branca. Se aparecer esse ecrã (tela), deverá clicar em “Limpar computador” que está assinalado a vermelho.

Eventualmente poderá colocar os ficheiros (arquivos) infectados em quarentena (irão ser colocados em uma pasta e isolados, deixando de estarem acessíveis), remover (serão apagados definitivamente do seu computador) ou permitir caso você esteja ciente de que não se trata de nenhuma ameaça para o seu computador (geralmente acontece com os “falsos positivos” que servem para activar o Windows, Office e outros programas).

Como actualizar o Windows Defender?

O Windows Defender está com cor amarela?

A cor amarela significa que o seu Windows Defender está desactualizado, o que quer dizer que o seu computador esteve uns tempos sem ligação à Internet. Para actualizar basta seguir estes 3 passos:

Passo # 1

Abrir o Windows Defender.

Passo # 2

Abrir a aba (separador) “Actualizar“.

Passo # 3

Clicar em “Atualizar definições“.

Windows-Defender-Como-usar-005

Observação:

Assim que o computador ou tablet estiver ligado à Internet, o Windows 10 procura logo actualizações para o Windows Defender e irá manter sempre o seu antivírus actualizado. Geralmente essa actualização ocorre nos primeiros minutos, pois trata-se de uma das prioridades do Windows de manter o seu sistema protegido de qualquer invasão indesejada.

Como ver o histórico dos itens detectados

Clique na aba (separador) “Histórico” e em “Ver detalhes“.

Windows-Defender-Como-usar-006

Nossa opinião

Depois de trabalhar durante um ano com o Windows 10, o Windows Defender revelou-se um excelente antivírus tendo cumprido com as expectativas, pois manteve sempre o Windows 10 longe de intrusos ou vírus.

Esta é a nossa opinião… e a sua?

Conte-nos o que você acha do Windows Defender! Deixe-nos o seu comentário.

Você gostou do artigo? Então partilhe-o.

About Rui Silva

Fundador e criador do site "i-Técnico - Informática Para Todos".

One Reply to “Windows Defender: Como utilizar o antivírus?”

  1. Notáveis Amigos de eleição:
    Apostei sempre em vós e na vossa majestade de me ajudar.
    No Facebook as coisas não correm bem. No resto gostava de navegar sem problemas constantes num mundo que também é meu.
    Desejava que o Windows Defense visse o computador
    No mais elevado respeito grandioso.

    António Pena Gil

Deixe um comentário.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.