Facebook: Saiba como diferenciar “um perfil de Facebook” de “uma página de Facebook”

Você não sabe diferenciar uma página de Facebook (fan page) de um perfil?

Desde que o Facebook foi criado, existiu sempre aquela dúvida entre o que é um perfil e o que é uma página de Facebook. Vamos ver quais são as diferenças.

Facebook-perfil-vs-paginas

Para diferenciar um perfil de Facebook de uma página ou fan page (página de fãs), o melhor será responder a estas perguntas:

  • O que é?
  • Quem é que pode criar?
  • A quem se destina?

Perfil de Facebook

O Perfil de Facebook é aquele espaço pessoal, que é criado quando o utilizador pretende registar-se (cadastrar-se) na rede social. Para criar um perfil, são necessários os seguintes dados: nome próprio, apelido (sobrenome), e-mail ou número de telemóvel (celular), palavra-passe (senha), data de aniversário (dia, mês e ano) e o sexo. Neste momento, são só permitidos utilizadores com idade igual ou superior a 13 anos.

É aqui que o utilizador vai poder adicionar os seus familiares, amigos, pessoas conhecidas e contactos profissionais. Para poder falar com todos esses contactos, o utilizador poderá usar o chat (bate-papo) e conversar em tempo real com determinado contacto ou criar um grupo para poder comunicar com todos os membros do grupo ao mesmo tempo.

No Perfil de Facebook, o utilizador poderá também partilhar status de como se sente (por exemplo “Estou assistindo o Palmeiras contra o Benfica.”, “Estou de férias em São Paulo.”, etc.), ou então poderá também partilhar imagens (JPG e, recentemente GIF que são imagens animadas), vídeos (do Facebook ou de outra rede de vídeos, por exemplo do YouTube) e links (sites, artigos de notícias, etc.).

Com o Perfil de Facebook, o utilizador também poderá criar Páginas de Facebook ou Fan Pages (Página de fãs) e grupos. Estes grupos servem para interagir com um determinado conjunto de pessoas, onde os membros do grupo terão o seu espaço para publicar tudo aquilo que um Perfil de Facebook pode publicar, além de poder também publicar documentos. Quanto às Páginas de Facebook ou Fan Pages (Página de fãs), iremos já de seguida ver o que são.

Resumindo, o Perfil de Facebook é a conta do utilizador.

Veja os formulários de contacto do Facebook.

Página de Facebook ou Fan Page (Página de fãs)

A Página de Facebook, conhecida também por Fan Page ou Página de fãs, é criada através de um Perfil de Facebook, ou seja, o utilizador que vai gerir a Página de Facebook vai ter de possuir uma conta de Facebook.

Geralmente as Páginas de Facebook têm objectivos mais profissionais, como a divulgação de empresas, artistas ou profissionais, marcas, etc. Seguem-se alguns exemplos de Páginas de Facebook:

Sites ou blogs de informação

Conjunto de pessoas

Artistas, jogadores de futebol, profissionais

Empresas

As Páginas de Facebook também podem ser criadas para promover um determinado produto de uma empresa, por exemplo, o Office da Microsoft.

 

Você gostou do artigo? Então partilhe-o.

About Rui Silva

Fundador e criador do site "i-Técnico - Informática Para Todos".

Deixe um comentário.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.