Ficheiro ISO: O que é e para que serve?

Se você utiliza DVD’s ou CD’s, é bom que saiba o que é um ISO.

Neste artigo, explicaremos o que é um ISO e qual a sua relação com os DVD’s e CD’s. Venha connosco!

Ficheiro-ISO

O que é um ISO?

Um ISO é um ficheiro (arquivo) com extensão .ISO. Exemplificando: você já viu certamente os ficheiros (arquivos) do Word, todos têm no final a extensão .DOC ou ainda .DOCX (que são os mais comuns). Essa extensão serve para reconhecer o programa que vai abrir esse tipo de ficheiros (arquivos).

A sigla ISO significa International Organization for Standardization (Organização Internacional para Padronização) e vem do sistema de ficheiros (arquivos) ISO 9660, que é utilizado pelos CD’s e DVD’s.

O que contém esse ISO?

O ficheiro (arquivo) ISO contém o mesmo que um CD, DVD ou Blu-ray, ou seja, um conjunto de ficheiros (arquivos) organizados em pastas. Estes dados não são comprimidos, conservando assim o seu tamanho original. Isso significa que irá ter o mesmo tamanho depois de gravado para um CD, DVD ou Blu-ray.

Para que serve o ISO?

O ficheiro (arquivo) ISO é sempre importante para utilizar quando o computador portátil (notebook) não tiver por exemplo o leitor (drive) de CD/DVD. Uma outra funcionalidade, agora um pouco mais técnica, é o facto de você poder levar consigo, em um disco externo, vários CD’s e DVD’s convertidos em ISO.

Como criar um ISO?

Para criar um ISO você necessita um emulador de CD/DVD, ou seja, um programa que vai criar um leitor de CD/DVD virtual. Existem vários, mas o mais conhecido é o Daemon Tools. Também existem versões gratuitas como o Free Burn-Create ISO.

Como ler um ISO?

No Windows XP, Vista e 7, você tem de instalar um emulador de CD/DVD/Blu-ray. Existem vários, mas os mais importantes são o Virtual Clone Drive e o Daemon Tools. Pessoalmente, eu utilizava muito mais o Virtual Clone Drive que permitia ler todo o tipo de ficheiro (arquivo) ISO.

Leia mais:  MB WAY: O que é e para que serve? Veja como aderir.

No Windows 8, a Microsoft simplificou essa tarefa melhorando o Explorador de ficheiros (Explorador de arquivos), pois colocou um emulador dentro do próprio Explorador, ou seja, se você estiver com o Windows 8 ou o 10, basta clicar com duplo-clique (do lado esquerdo do rato) no ficheiro (arquivo) ISO e este irá abrir como se fosse uma pasta.

Dito isto, significa que você poderá ler um ficheiro (arquivo) com formato .ISO sem recorrer à sua gravação, directamente a partir no Explorador de Ficheiros (Explorador de Arquivos).

E você, já utilizou algum ficheiro (arquivo) .ISO? Deixe-nos o seu comentário.

Você gostou do artigo? Partilhe-o!

Sobre: Rui Silva

Fundador e criador do site “i-Técnico – Informática Para Todos”.

Aviso: Todo e qualquer texto publicado neste site não reflecte, necessariamente, a opinião do site i-Técnico ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados são da inteira responsabilidade dos leitores que escreveram. É importante saber que a administração deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que possam ser ofensivos, caluniosos, preconceituosos, ou que possam de alguma forma prejudicar terceiros. Comentários sem a devida identificação (nome completo e endereço válido de e-mail) do seu autor também poderão ser excluídos (ver aqui como comentar).

Deixe um comentário.