Motor de busca: O que é?

Neste artigo vamos explicar ao leitor o que é um motor de busca, para que serve e daremos uma lista de exemplos de motores de busca no final.

Venha connosco!

Motores-de-busca-o-que-sao

O que é um motor de busca?

Um motor de busca é um programa que serve para procurar alguma informação. Através da introdução de palavras e da indexação de palavras-chaves, de um documento, de uma base de dados, ou na Web (Internet), será apresentado o resultado.

Hoje em dia, quando se fala em motor de busca, o pensamento vai logo para o Google, mas existem motores de busca não só na Internet, mas também em programas do dia-a-dia, por exemplo no Word, quando você vai procurar alguma informação num documento.

Logo após o aparecimento da Internet, o termo motor de busca ou motor de pesquisa ficou associado ao site que é usado para procurar informação contida em outros sites. Essa busca consiste em analisar palavras-chave de sites e apresentar ao internauta os resultados. Para isso os sites devem ter uma indexação acessível aos motores de busca, ou seja, têm de enviar regularmente uma lista de palavras-chave para os motores de busca. Os motores de busca também têm a possibilidade de explorar os sites, mesmo que estes não enviem nenhuma lista de palavras-chave.

Archie (do inglês “archive”) foi a primeira ferramenta utilizada para pesquisar na Internet e foi criada em 1990 por Alan Emtage.

Os primeiros motores de busca utilizavam a indexação de páginas e baseavam-se nela através da sua categorização. Em duas décadas evoluíram e hoje já utilizam tecnologias diversas para obter resultados.

Qual a diferença entre “Motor de busca” e “Motor de pesquisa”?

Nenhuma. Ambos são o mesmo: em Portugal usa-se o termo “Motor de pesquisa” ou “ferramenta de pesquisa” e no Brasil usa-se “Motor de busca“.

Leia mais:  O que é o Arquivo da Web Portuguesa?

Tipos de motores de busca

São mais conhecidos os buscadores globais, como o Google e o Bing, que procuram todos os documentos que estão colocados na rede (Internet) e de forma aleatória apresentam o resultado, que depende do ranking de acessos aos sites.

Existem outros tipos de buscadores:

  • Buscadores verticais

Segundo a Wikipedia, buscadores verticais são buscadores que realizam pesquisas “especializadas” em bases de dados próprias de acordo com suas propensões. Geralmente, a inclusão em um buscador vertical está relacionada ao pagamento de uma mensalidade ou de um valor por clique.

  • Guias locais

São motores de busca locais ou regionais e têm como objectivo apresentar informações referentes a empresas e prestadores de serviços.

  • Guias de busca local ou buscador local

São motores de busca de abrangência nacional que listam as empresas e prestadores de serviços próximas da posição geográfica do internauta, a partir de um texto digitado, usando para isso o Código Postal (CEP), ou através do GPS (em dispositivos móveis).

  • Directórios de websites

São índices de sites organizados por categorias e sub-categorias, com o objectivo permitir ao utilizador encontrar sites usando as categorias.

Lista de motores de busca

Alguns ainda se encontram em funcionamento, outros já não, mas os mais conhecidos são:

  • Wandex
  • Aliweb
  • WebCrawler
  • Infoseek
  • Lycos
  • AltaVista
  • Sapo
  • Dogpile
  • Google
  • Baidu
  • Yahoo
  • MSN Search / Bing
  • Ask.com

Lista de motores de busca portugueses e brasileiros

Em Portugal como no Brasil, existem também motores de busca. Ficam dar aqui alguns exemplos:

Brasileiros

Aonde (www.aonde.com.br)

Portugueses

aeiou (www.aeiou.pt)

Netindex (www.netindex.pt)

Sapo (www.sapo.pt)

E você… qual motor de busca costuma usar? Conhecia mais algum além do Google? Dê-nos a sua opinião.

Deixe-nos o seu comentário (ver aqui como comentar)

Leia mais:  Phishing e os falsos concursos no Facebook

Você gostou do artigo? Partilhe-o!

Sobre: Rui Silva

Fundador e criador do site “i-Técnico – Informática Para Todos”.

Aviso: Todo e qualquer texto publicado neste site não reflecte, necessariamente, a opinião do site i-Técnico ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados são da inteira responsabilidade dos leitores que escreveram. É importante saber que a administração deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que possam ser ofensivos, caluniosos, preconceituosos, ou que possam de alguma forma prejudicar terceiros. Comentários sem a devida identificação (nome completo e endereço válido de e-mail) do seu autor também poderão ser excluídos (ver aqui como comentar).

Deixe um comentário.