Windows 10

Assistência Rápida: Nova ferramenta do Windows 10 permite fazer assistência remota a outros computadores

Você precisa de uma assistência remota no Windows 10? Não se preocupe, use a “Assistência Rápida“!

Você ficou agora curioso? Neste artigo, vamos analisar essa ferramenta “Assistência Rápida” e explicar como funciona.

Assistencia-rapida

Pedir assistência remota é você deixar alguém, que não está consigo, entrar no seu computador com a sua autorização. Supondo que você está no Algarve a passar umas férias e o seu colega de Informática está em Lisboa a trabalhar, vamos ver duas situações: uma em que você presta assistência a alguém e outra na qual quem está a receber assistência é você. Identificadas cada uma delas, seguirão os passos que você deverá executar.

Pedir assistência

Imagine que você está a precisar de uma ajuda para escrever um documento de Word, você liga para o seu amigo ou para um técnico de Informática e este lhe diz que também tem o Windows 10. Veja como fazer para pedir-lhe assistência.

Passo # 1

Abrir a “Assistência Rápida” (Abra o Menu Iniciar e está em “Acessórios do Windows“).

Assistencia-rapida_001

Passo # 2

Clicar em “Pedir assistência“.

Passo # 3

Introduzir o código de segurança com 6 algarismos, no campo onde diz “Introduzir código“, ou seja, a pessoa que irá prestar-lhe assistência deverá fornecer-lhe esse código, que é um número composto por 6 algarismos (Ver Passo # 8). Assim que escrever o código (número), clique em “Submeter“. A partir desse momento, a outra pessoa já estará assumindo o controlo do seu computador. .

Assistencia-rapida_002Passo # 4

Deverá clicar em “Permitir” para autorizar a pessoa a mexer no seu computador e ter acesso aos seus ficheiros (arquivos).

Prestar assistência

Supondo que você recebeu esse pedido de assistência de um amigo seu ou cliente, você vai agora seguir os passos para poder entrar no computador dele.

Passo # 5

Abrir o programa “Assistência Rápida“.

Passo # 6

Clicar em “Prestar assistência“.

Passo # 7

Iniciar sessão na sua conta Microsoft. Deverá introduzir o seu e-mail e a respectiva palavra-passe (senha), como se fosse entrar no seu e-mail, e clicar em “Iniciar Sessão“.

Assistencia-rapida_003Passo # 8

Deverá fornecer à pessoa que você está a ajudar, o código para que ela o introduza (ver Passo # 3 de “Pedir Assistência”). O código em questão tem prazo de 10 minutos, o que significa que, depois desse tempo, não será mais possível usar o mesmo código para entrar nesse computador. Deverá proceder de novo à operação.

Assistencia-rapida_004Esse mesmo código poderá ser enviado por e-mail, clicando em “Enviar por e-mail“. Você terá de introduzir o e-mail e clicar em “Enviar“.

Assistencia-rapida_005A partir do momento que o seu amigo ou cliente introduzir o número, aparecerá uma janela nova no seu ecrã (tela) e ambos ficarão a ver o mesmo que está no ecrã (tela) do seu amigo ou cliente. Ele deverá executar o seu “Passo # 4“, para permitir que você receba a tela dele.

Assistencia-rapida_007

Para parar a assistência remota, carregue no quadrado preto por baixo do botão minimizar ou no botão (X) Fechar.

Trata-se de uma boa ferramenta de trabalho, talvez tão boa quanto o TeamViewer (clique aqui para ver o que é).

E você? Já conhecia essa ferramenta? Está satisfeito? Deixe-nos o seu comentário.

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Rui Silva

Desde sempre apaixonado pela Informática, aos 11 anos, Rui Silva teve a sua primeira experiência com o ZX Spectrum +2B, aquele teclado com um leitor de cassetes. Em 2011, criou o site "i-Técnico - Informática Para Todos" tornando-se o seu administrador e criador de conteúdos.

7 thoughts on “Assistência Rápida: Nova ferramenta do Windows 10 permite fazer assistência remota a outros computadores

  • A ferramenta é boa, mas limitada.
    Eu como admin de rede e de máquinas, caso queira fazer alguma actualização na máquina remota, quando pede o user e password de admin, o ecrã fica preto e não me deixa fazer mais nada.

    Reply
  • Estou buscando implementar o recurso na minha empresa, para caso em que funcionários venham a usar o notebook da empresa em Homeoffice, e precisem de suporte remoto. Sabem dizer qual a porta o firewall essa ferramenta utiliza?

    Reply
  • Não consigo fazer copiar/colar durante a comunicação entre os dois pc’s na assistência remota.

    Reply
  • Gostaria de saber como se faz para enviar arquivos nessa nova ferramenta não vejo onde anexar para envio a exemplo de outras ferramentas que isso é possível não achei nele tem como??

    Reply
  • não tenho código!!!!onde sera que o adquiro?deixem aqui as vossas instruções sff,de como o adquiro o código,um bem haja a todos
    obrigado

    Reply
    • Olá José, antes demais agradecemos o seu comentário.
      Geralmente ao ler o artigo, as pessoas entendem, mas atendendo à sua dúvida, que mostrou um pouco de confusão, decidimos rectificar o nosso artigo, melhorando assim o Passo # 3 e mudando a numeração dos passos restantes.
      Agradecemos que leia novamente o artigo, principalmente nos passos 3 e 8.
      Já é nosso fã no Facebook? Vá à nossa página (clique aqui) e clique em “Curtir a página” ou “Gostar da página”.

      Reply

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