Aniversário Windows 10: Como desinstalar a actualização?

Você não gostou da última actualização do Aniversário do Windows 10?

A actualização do Primeiro Aniversário do Windows 10 está aí, já disponível para todos, porém existem utilizadores que a instalaram e que não gostaram. Será possível voltar atrás à última versão? A resposta é sim, neste artigo você irá ver mais um tutorial com todos os passos para conseguir voltar à versão anterior com sucesso. São 9 passos, por isso não se perca!

Aniversario-Windows10-como-desinstalar

Antes de continuar, o site “i-Técnico” não se responsabiliza por qualquer dano proveniente desta desinstalação.

Embora esta operação poderá não afectar programas nem ficheiros (arquivos) do seu computador, como diz o ditado “o seguro morreu de velho”, é sempre recomendado fazer uma cópia de segurança, entre outras coisas, que se seguem.

Recomendações

  • Fazer backups (cópias de segurança) dos seus ficheiros (arquivos).
  • Tratando-se de um computador portátil (notebook ou laptop), verifique o estado da bateria. Ligue-o à corrente se necessário.
  • Ter acesso à Internet.

Tutorial

Segue-se o tutorial para desinstalar a versão 1607 (Compilação do SO 14393.10) e voltar para a versão 1511.

Passo # 1

Abrir as Definições (Configurações). Pode usar a combinação de teclas: Windows + I.

Passo # 2

Abrir “Atualizar e Segurança“.

Aniversario-Windows10-como-desinstalar-001

Passo # 3

Clicar em “Recuperação“, do lado esquerdo.

Passo # 4

Clicar em “Introdução” de “Voltar a uma compilação anterior“. Deverá ser um pouco paciente e aguardar, demora alguns segundos.

Aniversario-Windows10-como-desinstalar-002

Passo # 5

Este passo é apenas para a Microsoft tomar conhecimento da razão pela qual você estará voltando para a versão anterior do Windows, ou seja, são opções pessoais que deverão ser escolhidas pelo utilizador. Posso dar um exemplo: um amigo meu achou que a compilação anterior era mais rápida, logo eu cliquei em “As compilações anteriores pareciam mais rápidas“. A escolha é sua, mas deve escolher uma das opções apresentadas:

  • As minhas aplicações ou dispositivos não funcionam nesta compilação
  • As compilações anteriores pareciam mais fáceis de utilizar
  • As compilações anteriores pareciam mais rápidas
  • As compilações anteriores pareciam mais fiáveis
  • Outros motivos

Você poderá adicionar um texto descrevendo detalhadamente a razão pela qual tomou a decisão de retroceder e voltar à compilação anterior.

No fim de escolher clique em “Seguinte” que, inicialmente aparece desactivado, mas depois de estarem os campos irá ficar automaticamente activado, para prosseguir o processo.

Se tiver alguma dúvida, você pode contactar o suporte clicando em “contacte o suporte“. Será aberta uma janela, a partir da qual poderá contactar o suporte através de Chat, Telefonema ou perguntando à comunidade. Ao contactar o suporte, essa janela azul será fechada.

Aniversario-Windows10-como-desinstalar-003Passo # 6

O Windows quer saber se procura actualizações. Para prosseguir com a operação, clique em “Não, obrigado“, pois se você clicar em “Procurar atualizações“, irá para o Windows Update procurar actualizações.

Aniversario-Windows10-como-desinstalar-004Passo # 7

Este passo é de informação! É aconselhável que leia tudo, antes de clicar em “Seguinte” para continuar.

Aniversario-Windows10-como-desinstalar-005Passo # 8

Neste passo, a Microsoft recorda a importância de o utilizador conhecer bem a sua palavra-passe (senha) de início de sessão, pois sem ela, você não poderá entrar no Windows. Por isso se você está a usar uma conta Microsoft, é caso para perguntar: “Lembra-se da sua senha da conta Microsoft?”, pois ela irá ser necessária para iniciar sessão, assim que o computador reiniciar.

Para continuar, clique em “Seguinte“.

Aniversario-Windows10-como-desinstalar-006Passo # 9

Aqui está o último passo! Tem a certeza que quer mesmo voltar à compilação ou versão anterior do Windows? Se sim, clique em “Voltar à compilação anterior“. Você pode ainda anular o que foi feito até agora clicando em “Cancelar” e tudo aquilo que foi aqui feito será anulado, ficando tudo em vão.

Aniversario-Windows10-como-desinstalar-007Passados poucos segundos, o seu computador irá ser reiniciado. Agora é tudo uma questão de você se sentar na sua cadeira e esperar que o computador faça o resto. Esta operação vai demorar algum tempo. Entretanto irá aparecer um ecrã (tela) preto com a mensagem “A restaurar a versão anterior do Windows“. Assim que o computador acabar, você irá poder entrar no Windows, já com a antiga versão restaurada.

E você teve de voltar para a versão anterior (Versão 1511)? Diga-nos o que levou a voltar para essa versão.

Você gostou do artigo? Então partilhe-o.

About Rui Silva

Fundador e criador do site "i-Técnico - Informática Para Todos".

3 Replies to “Aniversário Windows 10: Como desinstalar a actualização?”

    • Olá João, antes demais agradecemos o seu comentário.

      O prazo tem unicamente a ver com a atualização do Windows 7 e Windows 8.1 para o Windows 10, mas acabou a 29 de Julho de 2017.

      Cumprimentos.

  1. Já agora eu vou aproveitar este espaço para pedir ajuda, eu voltei á versão 1511 mas no windows up date continua a ter a actualização – “atualização de funcionalidades do windows 10, versão 1607” como é que eu evito fazer download dela? alguém me pode ajudar?…muito obrigado, na versão 1607 o computador demora muito tempo a abrir o windows.

Deixe um comentário.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.