Windows Defender: O que muda com a versão 1607 do Windows 10?

Você acabou de actualizar o seu Windows 10 para a versão Aniversário? Então veja o que vai acontecer quando abrir o Windows Defender.

Neste artigo, você irá ver o que acontecerá com o Windows Defender quando você irá abri-lo pela primeira vez após a actualização.

windows-defender

O Windows Defender já foi falado aqui onde explicámos como abrir no Windows 10 com a versão 1511. Porém, com a actualização do Windows 10 para a versão 1607 (versão do Aniversário do Windows 10), existem novidades significativas.

As duas primeiras novidades são as que nós do “i-Técnico” encontrámos ao iniciar pela primeira vez o Windows Defender na nova versão 1607 do Windows 10 (versão do Aniversário). As restantes dizem respeito às novidades que o Windows Defender nos traz nesta nova versão do Windows 10.

Clique aqui para ver o que é o Windows Defender.

Primeira novidade

A primeira novidade é que, assim que o seu computador for actualizado, o Windows Defender irá notificá-lo, através do Centro de Ação, se existem ameaças no seu computador, supondo-se então que ele já tenha feito uma verificação enquanto esteve a actualizar o computador.

Logo, se existir algum programa malicioso (vírus) ou um ficheiro (arquivo) infectado, você irá ver uma notificação aparecer no canto inferior direito, junto do relógio. Essa notificação ficará visível durante alguns segundos e passará para o Centro de Ação, onde ficará até que você clique nela (ver mais abaixo “Notificações melhoradas“).

Segunda novidade

Após a actualização da nova versão do Windows 10, ao abrir pela primeira vez o Windows Defender, aparecerá uma janela de boas vindas sobreposta à janela do Windows Defender.

windows-defender_novidades_versao_1607_001Nesta janela, você irá conferir as novidades (que iremos ver já de seguida) apresentadas pela Microsoft.

Clicando em Declaração de Privacidade, irá abrir-se o navegador pré-definido pelo Windows (aquele que você usa para abrir os sites e links) e o site “Declaração de Privacidade da Microsoft” (clique aqui para abrir esse site).

Clicando em Mais informações, você irá abrir o site da Microsoft com todas as novidades do Windows Defender (clique aqui para abrir o site), as quais iremos ver já de seguida.

Clicando em Ativar, você irá activar essas novas definições, mas se você quiser activar mais tarde, clique em Fechar.

Outras novidades

Mais rapidez na actuação contra novas ameaças

De acordo com a Microsoft, o Windows Defender está a actuar e lidar muito mais rapidamente com novas ameaças, baseando-se na submissão de exemplos automática e na protecção da nuvem. Isto faz com que qualquer ameaça que seja detectada com o Windows Defender, é enviada directamente e de forma automática para a nuvem, de modo a proteger outros utilizadores, que possam vir a apanhar essa mesma ameaça.

A recolha de informações de ameaças e a respectiva colocação automática na nuvem, de modo a que fique acessível para qualquer computador com Windows 10, desde que esteja ligado à Internet, permite que o Windows Defender actue mais rapidamente e lide de modo mais eficaz na limpeza de programas maliciosos.

Na prática, supondo que você coloca um pendrive ou faz download de um ficheiro (arquivo) que esteja infectado, ao mesmo tempo que o Windows Defender o protegerá dessa infecção, ele enviará de forma automática (sem acção do utilizador) as informações necessárias dessa mesma infecção, para assim proteger outros utilizadores.

Análise offline

O Windows Defender irá proteger o seu dispositivo mesmo se este não estiver ligado à Internet. Para isso basta seleccionar Analisar offline nas definições do Windows Defender.

Notificações melhoradas

Existe uma maior cumplicidade entre o Centro de Ação e o Windows Defender, pois assim que surgir algum problema com o Windows Defender (ameaça detectada, desactualização, etc.), você será logo notificado no Centro de Ação.

Tudo às claras

Foram melhoradas as descrições de algumas definições, incluindo as informações daquilo que você pode ou não fazer caso você esteja a trabalhar em um computador de uma organização.

Para mais informações leia “As Novidades do Windows Defender”, clicando aqui.

Leia mais sobre o Windows Defender:

E você já conhecia essas novidades do Windows Defender?

Você gostou do artigo? Então partilhe-o.

About Rui Silva

Fundador e criador do site "i-Técnico - Informática Para Todos".

Deixe um comentário.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.