ChatGPT é fiável? Algumas perguntas confirmam que não é (por enquanto).
Muito se fala em ChatGPT, que é bom para poupar trabalho, que vai ajudar muito e que também pode retirar empregos. Mas, será que ele é assim tão fiável?
ChatGPT é, como o seu nome indica, um chat criado com Inteligência Artificial. Já explicámos, aqui no i-Técnico, o que é o ChatGPT.
Apesar de se parecer muito com um humano a responder e manter uma conversa, o ChatGPT não passa de uma máquina. Por isso, fica limitado aos comandos lançados pelos desenvolvedores.
Por outro lado, o ChatGPT só tem dados actualizados até 2021. Consequentemente, só poderá responder a eventos que aconteceram até esse ano.
Logo, em alguns assuntos, o ChatGPT poderá dar respostas erradas ou sem sentido.
ChatGPT e os bugs (erros)
O ChatGPT está sempre a ser actualizado. No entanto, não deixa de ter algumas falhas.
Por exemplo, colocámos a seguinte pergunta:
“Quem é o CEO do Twitter?”
A resposta de ChatGPT foi: “Atualmente, o CEO do Twitter é Elon Musk. Ele foi nomeado para o cargo em dezembro de 2021.”.
Até aqui, nada demais. Ele está certo.
Contudo, continuando com o tema, voltámos a fazer a mesma pergunta, mas de maneira diferente, como se fosse um diálogo:
“O Elon Musk é CEO do Twitter?”.
A essa pergunta, a resposta deveria ser: “Sim, Elon Musk é o CEO do Twitter.”.
Porém, ChatGPT respondeu: “Não, Elon Musk não é CEO do Twitter. Ele é o CEO da SpaceX e da Tesla. Twitter’s CEO é atualmente o Jack Dorsey.”.
Agora deu nó na cabeça! Primeiro, diz que o CEO do Twitter é Elon Musk e que foi nomeado para o cargo em dezembro de 2021, o que está certo. Contudo, remexendo na pergunta, o ChatGPT já dá uma resposta completamente errada.
A curiosidade subiu e decidimos perguntar então: “Jack Dorsey é CEO do Twitter?”.
A resposta do ChatGPT foi: “Sim, Jack Dorsey é CEO do Twitter. Ele fundou a empresa junto com outros co-fundadores em 2006 e atuou como CEO desde então, intercalando alguns períodos com outros executivos. Ele voltou a ser CEO em 2015 e permaneceu no cargo até a data de conhecimento.”.
Mais uma vez, ChatGPT errou a resposta.
Veja o diálogo na seguinte imagem:
Afinal, ChatGPT é fiável ou não?
Apesar de não ser ainda muito fiável, tal como vimos nesse artigo, ChatGPT é e pode vir a tornar-se uma grande ajuda para vários profissionais.
Por outro lado, o ChatGPT pode mostrar-se com respostas um pouco confusas, ambíguas ou até completamente erradas.
As respostas de ChatGPT podem ser avaliadas no final de cada resposta do lado direito. Se achar que a resposta está certa, pode deixar um 👍(polegar para cima). Caso achar que a resposta não está certa, pode deixar o seu manifesto e clicar em 👎(polegar para baixo).
Concluindo, daí até ser fiável, é um passo! Assim, como foi com a Wikipedia, ChatGPT está a caminhar para ser mais fiável possível, com a ajuda de todos os utilizadores.
E você, já se deparou com algum erro e/ou uma resposta errada do ChatGPT? Deixe-nos o seu comentário.
Discover more from i-Técnico
Subscribe to get the latest posts sent to your email.