ChatGPT: O que é? Como utilizar? Conheça o fenómeno da Internet!

ChatGPT é o novo fenómeno da Internet, talvez o novo motor de buscas!

ChatGPT

No final do ano 2022, surgiu uma novidade na Internet, um fenómeno chamado ChatGPT. Mas o que é isso?

Primeiramente, é impossível falar de ChatGPT sem falar de Inteligência Artificial, ou em inglês Artificial Intelligence. Geralmente, tanto em Português quanto em Inglês, esse termo é representado pela primeira letra de cada palavra. Assim, em Português fica “IA” e em Inglês “AI”.

O que é Inteligência Artificial?

Por outras palavras, a Inteligência Artificial é um conjunto de comandos eletrónicos digitados pelo Homem, numa máquina, que permite a esta poder “pensar” como o Homem. Tudo isso é feito através de computadores.

Desta forma, a máquina irá ter capacidade de pensar (e no caso dos robôs, agir) como uma pessoa, sempre de acordo com o que foi programado pelos desenvolvedores.

Para mais informações, aconselho a leitura do nosso artigo sobre Inteligência Artificial aqui no i-Técnico

O que é o ChatGPT?

O ChatGPT significa Chat Generative Pre-Trained Transformer. Trata-se de um software concebido para dar respostas de uma forma natural, (quase) como se fosse uma pessoa.

ChatGPT foi lançado a 30 de Novembro de 2022 e já conta com mais de um milhão de utilizadores (🇧🇷usuários).

A empresa responsável por este novo “brinquedo” é a empresa de inteligência artificial OpenAI Inc. e tem vários nomes de personalidades bem mediáticas, como Elon Musk. Por detrás, também estão outros nomes como Reid Hoffman (co-fundador do LinkedIn), Ilya Sutskever (Google) e Peter Thiel (co-fundador do PayPal). O actual CEO é Sam Altman.

Por outro lado, o ChatGPT já atraiu a Microsoft que se tornou um grande parceiro e investidor.

Como funciona?

O ChatGPT utiliza o GPT-3 ou Generative Pre-Training Transformer 3 (em Português “Transformador generativo pré-treinado 3), um modelo de linguagem auto-regressivo, que usa aprendizagem profunda para conseguir escrever texto semelhante ao humano. Ademais, o número 3 é a versão actual do GPT, ou seja, já existiram duas outras versões.

GPT-3 foi lançado em 11 de Junho de 2020. No entanto, só no final de 2022, a 30 de Novembro, é que o ChatGPT foi liberado para o público. Logo, você pode experimentá-lo gratuitamente!!!

O que o ChatGPT consegue fazer?

ChatGPT é capaz de redigir respostas com texto semelhante ao humano. Você pode fazer perguntas sobre qualquer tema.

Por exemplo, você quer uma receita com maçãs. Você pode usar o ChatGPT e pedir-lhe para dar exemplos de receitas com maçãs.

Confira a seguinte imagem:

ChatGPT

Entretanto, o ChatGPT faz muito mais do que escrever “apenas” receitas. Você pode até redigir artigos usando essa Inteligência Artificial.

Mas, cuidado! Como diz o ditado, use mas não abuse! Pois, existem ferramentas que detectam se o texto foi ou não escrito por uma Inteligência Artificial.

As limitações de ChatGPT

O ChatGPT, por não estar ainda ligado à Internet e por ter adquirido todo o conhecimento através de uma base de dados, está actualizado com informações até 2021.

Por exemplo, se você perguntar quem ganhou o Mundial de Futebol de 2022 (🇧🇷Copa do Mundo), poderá obter uma resposta parecida com esta: “Não posso responder a essa pergunta, pois meu conhecimento foi cortado em 2021 e o Mundial de 2022 ainda não aconteceu.”.

Confira na seguinte imagem:

ChatGPTTambém existem outras limitações a nível de acessos. Por outras palavras, como este serviço é uma novidade que abrange todas as áreas, há uma grande demanda de acessos e os servidores podem ficar sobrecarregados no momento em que você tentar entrar no site.

Contudo, vale a pena experimentar.

Como experimentar o ChatGPT?

Concluindo, falta só experimentar o ChatGPT! Para isso, deverá entrar no seguinte site:

https://chat.openai.com/

A seguir, deverá clicar em “Sign Up” para a primeira vez e seguir os passos. Depois, quando voltar a utilizar, deverá clicar em “Log in” e seguir os passos.

Você pode usar a sua conta de Google (o Gmail) ou da Microsoft (Outlook).

Uma vez dentro do ChatGPT, siga esses dois passos para começar a dialogar com o Chat (bot):

1️⃣ você deverá escrever no campo de introdução de texto.

2️⃣ clicar no triângulo ▶.

Confira na seguinte imagem:

ChatGPT

 

E você, já conhecia o ChatGPT? Já experimentou? Diga-nos o que pensa de tudo isto e deixe um comentário.

 

A sua ajuda é muito importante! Dê-nos uma ajuda e divulgue este artigo. Partilhe-o nas redes sociais!

AVISO SOBRE OS COMENTÁRIOS: Todo e qualquer texto publicado na Internet através deste sistema de comentários não reflecte a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários aqui publicados são da inteira responsabilidade e autoria dos leitores que os escreveram. Contudo, desde já, a Administração deste site reserva-se no direito de excluir comentários e textos que julgue serem ofensivos, caluniosos, difamatórios ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Comentários sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de e-mail) também poderão ser excluídos.

Leia aqui como fazer comentários.

Desejamos uma boa participação! Sejam cordiais.

Deixe um comentário.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.