Commodore 64: Ainda existe? Sim e na Polónia!

Alguma vez você imaginava, que iria ver ainda um Commodore 64 ainda a funcionar em uma empresa?

Porquê tanta admiração? O que é um Commodore 64? Venha ver neste artigo e você irá entender tudo.

commodore64-gandsk-polonia-loja-auto

Para lembrar o que é um Commodore 64, é necessário voltar aos anos 80 e depois, sim, iremos mostrar o Commodore 64 que foi visto nos dias de hoje.

O que é um Commodore 64?

Conhecido por C64, o Commodore 64 foi um dos primeiros computadores domésticos, construído pela Commodore e lançado em Agosto de 1982. Estima-se que foram comercializados cerca de 20 milhões de unidades, até à sua interrupção em Abril de 1994.

O C64 tinha no seu interior um microprocessador 8 bits 6510 da MOS Technology, 64 kilobytes (kib) de memória RAM e velocidades de 1.023MHz nos modelos para uso com televisores NTSC e 0,985 MHz para os modelos preparados para o sistema PAL.

O processador de vídeo era o VIC-II e permitia a exibição de 25 linhas com 40 colunas em modo texto, gráficos de 16 cores em resolução de 1600×1200 pixels, ou de 320×200 pixels em modo monocromático. Porém em 1983, a empresa Commodore mudou o seu encapsulamento e adicionou um dissipador de calor ao processador, pois o chip VIC-II era propenso ao superaquecimento.

O C64 também estava equipado com um som que tinha já uma qualidade invejável nesse tempo, devido ao chipset sonoro SID (Sound Interface Device), processador do chipset utilizado no Commodore Amiga 500.

Quanto ao Software, corriam aproximadamente 10.000 programas, dos quais jogos, utilitários e aplicativos, grande parte deles divulgada e distribuída por meio da lista de discussões Usenet. Com as características gráficas e sonoras, este Commodore 64 foi mais habilitado para jogos.

Commodore 64 nos dias de hoje

Actualmente existem ainda algumas unidades em todo o mundo, por gosto ou porque ainda funcionam e são guardados como recordação. Ou ainda, porque precisam desse computador para trabalhar, como foi visto na Polónia, em Gdansk, numa loja auto.

E aqui está ele ainda a funcionar:

Esta fotografia foi tirada em Janeiro deste ano (2016) por Bartek Gatz e publicada pela página Retrokomp / Loaderror.

Hoje em dia, ver uma máquina destas a funcionar em uma empresa é de deixar qualquer pessoa de boca aberta, porém é uma realidade, pois existem muitas empresas que ainda usam tecnologias de algumas décadas atrás.

E você já teve um Commodore 64? Deixe-nos o seu comentário.

Fonte: Sploid

Você gostou do artigo? Então partilhe-o.

About Rui Silva

Fundador e criador do site "i-Técnico - Informática Para Todos".

Deixe um comentário.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.