O Windows 11, assim como o Windows 10, vem equipado com o antivírus nativo incluído na aplicação “Segurança do Windows”. Mas este não é o único antivírus gratuito que existe no mercado!
Confira a nossa lista de antivírus gratuitos que pode instalar no seu computador pessoal.
Primeiramente, existem alguns conceitos básicos e regras de bom funcionamento, que devem ser de conhecimento do utilizador.
Conceitos básicos e regras importantes
O que é um vírus?
Se ainda não sabe o que são vírus, sugiro que leia o nosso artigo que já fizemos há algum tempo. Clique aqui para abrir num outro separador. Depois, para voltar para este, é só fechar o separador que acabou de abrir.
Regras importantes
Depois, é importante saber que uma das boas práticas quando se quer instalar um antivírus no Windows 11 ou Windows 10 é a desactivação do antivírus nativo da Microsoft. Ao mantê-lo activo, poderá entrar em conflitos internos com o novo antivírus que irá instalar.
Não mais importante, não se esqueça de manter sempre o seu computador actualizado, tanto a nível do próprio Windows, mas também o seu antivírus deverá estar sempre actualizado, assim que estiver conectado à Internet. Geralmente, os antivírus não requerem acção humana para serem actualizados e recebem de forma automática toda a actualização. Mas, como o ditado o diz, o seguro morreu de velho.
Dito isto, passemos agora à lista de antivírus que deve ser instalado somente para uso pessoal, ou seja, para computadores pessoais.
Lista de antivírus para Windows 11
Os seguintes antivírus são de livre acesso e poderão ser baixados gratuitamente.
Apesar de serem livres, podem apresentar “zonas” protegidas ou não funcionais, para mostrar que estão disponíveis para a versão paga e/ou subscrição.
Sendo gratuitos, também poderão existir opções exclusivamente para a versão paga e/ou subscrição, ou ainda um período de avaliação gratuita, como é o caso do McAfee entre outros.
Aqui seguem 4 antivírus, mas existem muito mais!
1. McAfee
O antivírus McAfee pertence à empresa americana de informática software de segurança “McAfee, Inc.“, sediada em Santa Clara, na Califórnia. Foi fundada em 1986 por John McAfee e é focada em soluções de segurança.
Poderá experimentar o software antivírus por 30 dias gratuitamente. Após esse período, terá de descolher uma subscrição.
2. Kaspersky
Kaspersky é um antivírus russo, desenvolvido pela empresa “Kaspersky Lab” e foi lançado pela primeira vez em 1997.
3. Norton 360
Norton Antivírus, também conhecido como NAV, é desenvolvido pela Symantec desde 1991.
4. Avast
Avast Antivírus é um software antivírus, desenvolvido pela empresa “Avast Software“, sediada em Praga, na República Tcheca. Foi lançado pela primeira vez em 1988.
Nota final
Não há antivírus gratuito que funcione a 100%! Sim, é isso mesmo. O que você tem de fazer é ter o bom senso antes de abrir seja o que for ou clicar seja aonde for. Verifique sempre tudo, desde o link completo que vai visitar, ao tipo de ficheiro (🇧🇷arquivo) que pretende abrir.
Vale lembrar que as soluções gratuitas não têm qualquer apoio técnico e obviamente não são tão eficazes quanto as soluções pagas. Podem deixar passar qualquer tipo de ameaça para o seu computador.
Finalmente, fique tranquilo. Se você for um utilizador (🇧🇷usuário) que usa apenas o computador para ver os seus e-mails, utilizar as ferramentas do Microsoft 365 (Word, Excel, etc.), navegar em sites seguros como jornais e redes sociais, essas soluções são o suficiente.
E você, já conhecia algum desses antivírus? Já usou ou usa algum deles? Deixe-nos o seu comentário e diga-nos o que acha.
Discover more from i-Técnico
Subscribe to get the latest posts sent to your email.