Quem tem filhos menores (crianças e adolescentes) em casa, o uso dos computadores, jogos de vídeo, etc. torna-se uma preocupação. Com o “controlo parental” (no Brasil, é “controle parental”), isso deixa de ser preocupante para os adultos (pais e educadores).
Neste artigo, iremos falar sobre um assunto, na maioria das vezes desconhecido por parte dos adultos, o “Controlo Parental“.
Hoje em dia, a maioria das famílias tem um computador em casa que é partilhado entre os vários membros da família: pai, mãe e filhos. Algumas famílias poderão ter um computador para cada membro.
Independentemente do caso, quando se trata dar um computador a um menor (criança ou adolescente), é necssário ter algum controlo no uso do computador. Essa supervisão deverá ser feita por um adulto, pai, mãe ou irmão mais velho.
O que é o “controlo parental”?
A funcionalidade “controlo parental” permite aos pais e educadores impedir que as crianças e adolescentes tenham acesso a conteúdo inadequado para a idade deles.
Onde existe o “controlo parental”?
O “controlo parental” encontra-se em todos os dispositivos que utilizamos, tais como computadores, tablets, smartphones, televisões (inteligentes ou Smart TV e não só), consolas de jogos (Xbox, PlayStation, etc.).
O Google dispõe de opções que permitem activar o “controlo parental“, por exemplo, no YouTube. Neste serviço, também existe uma versão para os mais novos que já falámos aqui, chama-se YouTube Kids (clique aqui para ver o artigo).
O que é o “controlo parental” no Windows 10?
Esta ideia já vem desde o Windows XP. Porém no Windows 10, ficou mais sofisticada.
No sistema operativo actual da Microsoft, você poderá definir as horas que o seu filho pode usar o computador e navegar com restrições de acessos a determinados sites, visualizar os sites que ele abriu, dar autorização em determinadas tarefas como comprar jogos, etc.
Nos próximos artigos, iremos explicar como activar e usar essa funcionalidade no Windows 10. Não perca!
E você, já conhecia a existência dessa funcionalidade? Deixe-nos o seu comentário.
Discover more from i-Técnico
Subscribe to get the latest posts sent to your email.