COVID-19: A Protecção Civil está a enviar SMS de aviso!

Se você mora em Portugal e tem um telemóvel (celular) com cartão (chip) português, certamente recebeu essas mensagens da Protecção Civil ou irá recebê-las nas próximas horas. Não as ignore!

Veja que mensagens são, pois é muito importante seguir os conselhos dados pela Protecção Civil.

COVID-19 - Situação de contingência (Portugal continental)

Desde quinta-feira, dia 5 de Novembro de 2020, a Protecção Civil tem estado a avisar todos os cidadãos portugueses através de SMS enviadas para os telemóveis dos portugueses. Já foram enviadas duas mensagens. O remetente das SMS é a Protecção Civil e tem como identificador “AvisoPROCIV”.

Protecção Civil - SMS - COVID-19
Clique na imagem para ver em tamanho maior.

No dia 5 de Novembro (quinta-feira), a Protecção Civil começou a enviar uma SMS a todos os portugueses, para informar as medidas básicas de prevenção contra a COVID-19.

Na mensagem, são dados os seguintes conselhos:

  • Usar máscara;
  • Cumprir distância física;
  • Instalar a app STAYAWAYCOVID.

Além disso, uma vez que foram lançadas novas medidas nos concelhos de Portugal, é indicado o site onde poderá ver as tais medidas.

Confira a mensagem:

COVID-19: Use mascara, lave maos, cumpra distancia fisica, instale app STAYAWAYCOVID. Saiba medidas aplicaveis ao seu concelho em covid19estamoson.gov.pt /ANEPC

No dia 8 de Novembro, a Protecção Civil voltou a enviar uma outra mensagem, desta vez a avisar as pessoas sobre a circulação proibida em concelhos de risco:

  • de segunda-feira à sexta-feira entre as 23 horas e as 5 horas
  • nos próximos dois fins-de-semana (sábados e domingos), a partir das 13 horas.

Essas medidas de segurança dizem respeito ao Estado de Emergência.

Confira a mensagem:

COVID19. Estado de Emergencia: circulacao proibida em concelhos de risco entre 23h-5h e proximos 2 fins-de-semana a partir 13h. Info covid19estamoson.gov.pt / ANEPC

Lembrando que essa mensagem será enviada para todos os portugueses e moradores, incluindo aqueles que usam dois cartões (chips) portugueses num só telemóvel (celular). Também será enviada a todos os portadores de um cartão para uso de Internet móvel. Por isso, se estiver a usar um telemóvel (celular) ou um smartphone com dois cartões (chips), irá receber duas vezes a mesma mensagem (ver a imagem anterior).

Já instalou a app oficial portuguesa “STAYAWAY COVID”? Se tem um smartphone e ainda não o fez ou se não sabe como fazer, veja o nosso artigo clicando aqui.

Neste momento, Portugal conta com mais de 4 mil novos casos diários confirmados. Os casos não param de subir. Vamos travar esta pandemia! E não se esqueça de respeitar as medidas de segurança da Direcção-Geral de Saúde e OMS.

Você gostou do artigo? Então partilhe-o.

About Rui Silva

Fundador e criador do site "i-Técnico - Informática Para Todos".

Deixe um comentário.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.