Gmail: Aprenda a criar uma conta de e-mail

O Google dispõe de um serviço de e-mails gratuito, que se chama Gmail.

Neste artigo, você irá aprender a criar uma conta de Gmail.

gmail-criacao-de-conta

O que é o Gmail?

O Gmail é um serviço de e-mail gratuito fornecido pela Google, que foi lançado a 1 de Abril de 2004. Até parecia mentira, com “apenas” 1GB de espaço (naquele tempo era o serviço de e-mails que mais espaço oferecia)! Com pouco mais de 12 meses após o seu lançamento, a Google reforçou o espaço disponibilizado e passou para 2GB, continuando a crescer até chegar aos 15GB que é o espaço actual que o Gmail tem. Vale lembrar que esse espaço é partilhado com outros serviços do Google, sendo eles, Fotografias e o Drive.

Porquê criar uma conta de Gmail?

Colocamos aqui 5 motivos pelo qual se deve usar o Gmail:

  • Segurança

O Gmail é seguro, pois o Google disponibiliza mensagens de segurança como avisos de logins, quando estes não forem reconhecidos, e sempre que estiver a receber e-mails fraudulentos você será avisado de que poderá ser um esquema de roubo de contas (phishing). Ainda em relação aos logins, você poderá optar por usar a verificação em duas etapas (também conhecida como autenticação de dois factores), ou seja, você faz login com a sua senha e será enviado um código para o seu smartphone, o qual deverá ser introduzido no login. Esta autenticação de dois factores reforça assim a segurança na sua conta, pois só poderá fazer login se tiver o seu smartphone à mão.

  • Rapidez

O Gmail é o serviço de e-mails mais rápido, mais eficiente com melhor organização, tanto na gestão de e-mails como na gestão de contactos pessoais.

  • User friendly (de fácil utilização)

Com uma apresentação de fácil utilização, qualquer pessoa inexperiente adapta-se rapidamente ao Gmail, pois ele é muito fácil de se usar.

  • Interacção directa com os dispositivos Android

Se você está a pensar em adquirir, ou se tem um dispositivo Android, facilmente poderá integrar-se com a sua conta de Gmail no Android e ver todos os seus contactos do Gmail aparecerem no seu Android.

Você ficou interessado em criar uma conta de Gmail? Então siga estes passos:

Como criar uma conta de Gmail?

Passo # 1

Clicar no seguinte link para começar a criar a sua conta Google e preencher os campos:

gmail-criacao-de-conta_001

Nome do utilizador

Você poderá usar números e pontos além das letras, por exemplo: as.15flores@gmail.com.

Mas não poderá usar acentos gráficos como til (~), cedilha (ç), acentos graves, agudos, circunflexo, etc.

Caso o nome de utilizador já existir, você será avisado com uma mensagem em vermelho logo abaixo do campo e será dado um exemplo de acordo com o seu nome e apelido (sobrenome).

Palavra-passe (senha)

Aconselha-se pelo menos o uso de 8 caracteres (combinação de letras, números e símbolos). Também poderão ser usadas maiúsculas e espaços brancos. Veja aqui um exemplo: S4o_PaUL020

Ao preencher o campo, será mostrado do lado esquerdo a força da palavra-passe (senha) através de um gráfico, no qual aparecerá as seguintes cores:

  • Vermelho: demasiada curta / fraca
  • Amarelo: aceitável
  • Azul: boa
  • Verde: forte

A palavra-passe (senha) que você escolher deverá preferencialmente ser forte (de cor verde).

Sexo

Poderá escolher entre: Feminino, Masculino e Outro.

Telemóvel (celular)

Embora este campo seja facultativo, ou seja, se você quiser poderá deixar em branco, caso você deixe, será pedido de novo mais à frente, no Passo # 3.

O seu endereço de e-mail atual

Este também é um campo facultativo, porém é muito importante para a recuperação da sua conta, caso venha a perder o seu acesso.

Se você já tem um endereço de e-mail em um outro serviço (Yahoo!, Hotmail, Outlook, Sapo, IG, etc.), é aconselhável que coloque aqui o seu e-mail.

Passo # 2

Deverá ler o texto “Privacidade e Termos“, rolando a tela para baixo até aparecer o botão ACEITO, pois deverá clicar nele, para prosseguir.

gmail-criacao-de-conta_002

Passo # 3

Se no Passo # 1 você ignorou a introdução do número do seu telemóvel (celular), deverá agora preencher esse campo.

Em seguida, deverá escolher como irá receber os códigos que a Google enviará para o seu telemóvel (celular): ou por Mensagem de texto (SMS) ou por Chamada de Voz.

Para avançar deverá clicar em Continuar.

gmail-criacao-de-conta_003Passo # 4

Deverá introduzir o código de confirmação que recebeu via SMS ou por telefone. Se escolheu receber por SMS, poderá ter de aguardar, pois pode demorar até 15 minutos. Caso passe mais tempo, clique em “tente novamente“.

gmail-criacao-de-conta_004Nota: Não precisa de nenhum smartphone para esse passo, você pode usar qualquer telemóvel (celular), desde que receba mensagens de texto (SMS) e chamadas.

Passo # 5

A partir deste momento já tem a sua conta criada e receberá a nota de boas vindas do Google. Para avançar para a caixa de entrada do Gmail, clicar em “Continuar para Gmail“.

gmail-criacao-de-conta_005Passo # 6

Se a sua ligação for lenta deverá clicar em “Carregar HTML simples” no canto inferior direito.

gmail-criacao-de-conta_006Passo # 7

Poderá ignorar a janela de apresentação do Gmail, clicando na cruz no canto superior direito ou então carregar em “Seguinte” (4 vezes).

gmail-criacao-de-conta_007Finalmente aparecerá esta janela, onde deverá clicar na cruz no canto superior direito.

gmail-criacao-de-conta_008

Passo # 8

E pronto, a partir de agora já poderá desfrutar da sua conta de Gmail!

gmail-criacao-de-conta_008

Considerações finais

Na nossa opinião, a criação de uma conta de Gmail é bastante acessível, fácil e rápida, pois em menos de 10 minutos, você pode criar uma conta nova.

Quero aqui lembrar que, de tempos em tempos, a Google irá pedir a confirmação do seu telemóvel (celular) para certificar-se de que está certo.

E você, achou difícil a criação de uma conta Gmail? Deixe-nos a sua opinião em um comentário. Não se esqueça de partilhar o artigo!

Você gostou do artigo? Então partilhe-o.

About Rui Silva

Fundador e criador do site "i-Técnico - Informática Para Todos".

Deixe um comentário.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.