Terça-feira, Fevereiro 27, 2024
Curiosidades

Dia Mundial da Internet: É celebrado a dia 17 de Maio. O que seria o mundo sem Internet?

Se você está a ler este artigo, então você está a usar a Internet! Você sabia que existe uma data especial para celebrar esta grande tecnologia? Chama-se o “Dia Mundial da Internet”.

Veja neste artigo toda a informação a respeito dessa data.

Dia Mundial da Internet

O Dia Mundial da Sociedade da Informação, que também é conhecido como Dia Mundial da Internet (em inglês “World Telecommunication and Information Society Day) foi instituído no dia 17 de Maio de 2005, após uma Assembleia Geral das Nações Unidas, realizada na Tunísia.

A primeira vez que se comemorou essa data foi em 2006 e desde então é celebrado todos os anos no mesmo dia, 17 de Maio. Assim foi decidido com a aprovação pela Assembleia Geral das Nações Unidas.

Com o crescimento do uso da Internet, também tem crescido a criminalidade na Internet, conhecida por cyber crimes ou crimes cibernéticos.

Mas fica a pergunta no ar: e se não houvesse Internet, como seria o mundo? Vamos tentar responder a isso.

Como seria o mundo sem a Internet?

Em 2019, a Internet fazia 50 anos (clique aqui para abrir o artigo). Nesse artigo, explicámos como foi criada esta gigantesca rede de dados. E se a Internet não existisse hoje? Já pensou nisso? Se você tiver mais de 40 anos e tiver ainda os seus pais, pode perguntar-lhes, eles vão falar-lhe de um mundo sem Internet.

A inexistência da Internet iria afectar o mundo tal como o conhecemos hoje. Não teríamos muitas facilidades, acesso a informação mundial na hora, redes sociais, etc.

Com a Internet, parece que tudo ficou mais fácil! Repito: parece! Você está a um clique de ir ao banco, fazer compras online, efectuar pagamentos, enviar/receber e-mails, comunicar com os seus amigos e familiares, ter aulas online, etc.. Certo? Também ficou mais fácil “ir ao médico”, com as tele-consultas através da Internet.

Com a COVID-19 que não dá tréguas e os governos a obrigar o povo a confinar (ficar em casa), muitas coisas que já se faziam antes na Internet, algumas delas passaram a ser quase obrigatórias, como ter aulas online (tele-escola) e trabalhar a partir de casa (teletrabalho), fazer compras online.

Criaram-se serviços online para ajudar as pessoas mais necessitadas e pessoas pertencente ao grupo de risco como este que anunciámos no ano passado (clique aqui para abrir o artigo).

E se de hoje para amanhã, não houvesse mais Internet, como seria o mundo? Você ia ficar afectado? Deixe-nos o seu comentário.

 

A sua ajuda é muito importante! Dê-nos uma ajuda e divulgue este artigo. Partilhe-o nas redes sociais!

Rui Silva

Sempre fui apaixonado pela Informática. Aos 11 anos, tive a minha primeira experiência com o ZX Spectrum +2B, aquele teclado com um leitor de cassetes. Em 2011, criei o site "i-Técnico - Informática Para Todos".

Deixe um comentário.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Partilhar é ajudar.

Partilhe este artigo nas redes sociais!

Assim, vai ajudar-nos a crescer mais. 😉 É só clicar na rede social onde deseja partilhar.