Sexta-feira, Julho 19, 2024
Google

Google comemora 25 anos, mas como surgiu o gigante da Web?

Os primeiros servidores do Google encontravam-se numa garagem na Califórnia, depois de dois estudantes americanos terem criado um projecto.

Um quarto de século. Nesta quarta-feira dia 27 de Setembro de 2023, o Google comemora o seu 25.º aniversário. Para celebrar esta ocasião, a página do famoso motor de buscas publica um Doodle único, que mostra a evolução do logótipo do Google ao longo de vários anos.

Essas transformações importantes reflectem a longa história dessa startup que, mais tarde, viria a ser a maior multinacional.

Para melhor entender como surgiu o Google, precisamos voltar para 1995, o ano em que dois doutorandos se conheceram na Universidade Stanford, na Califórnia (EUA). São eles Larry Page e Sergey Brin. Esses dois são brilhantes estudantes de ciência da computação e partilhavam desde já o mesmo desejo: tornar a Web mais acessível a todos.

Googolplex, Googol e só depois Google

Na altura, o Yahoo! dominava o mundo digital. Embora fosse apenas um simples directório, era preciso acessá-lo para encontrar um site. No entanto, esses dois génios trabalharam para melhorar o sistema de classificação dos sites existentes na Web com o Pagerank e, logo depois, projectar uma ferramenta de busca melhor com Blackrub, o ancestral do Google.

Primeiramente, pensaram no nome Googolplex, que é o número 10 elevado a um googol (10100), ou seja, uma sequência de zeros que um googol de dígitos. O nome foi inventado por Milton Sirotta, sobrinho do matemático Edward Kasner, que adoptou o termo e o definiu formalmente, usando no seu livro “Mathematics and the imagination”.

Depois, decidiram encurtar para Googol e, cometendo um erro de ortografia, criaram o nome “Google”.

25 anos de Google: Um Doodle bem especial!

O Google foi fundado em 4 de Setembro de 1998. No entanto, a empresa adoptou oficialmente a data 27 de Setembro como o aniversário do Google em 2006.

Para o seu 25.º aniversário, realizado a 27 de Setembro de 2023, o Google preparou o seguinte doodle que apresenta os vários logótipos que o Google já teve ao longo dos anos. Confira:

Para quem visitou a página do motor de buscas nesse dia, a página aparecia assim:

Ao clicar no doodle, efectuava-se uma busca pelo 25.º aniversário da Google. Ora, confira:

 

Finalmente, em meu nome e em nome do site “i-Técnico”, deixo aqui os meus votos de um feliz aniversário para o Google!

P A R A B É N S     G 2 5 G L E ! ! !

 

A sua ajuda é muito importante! Dê-nos uma ajuda e divulgue este artigo. Partilhe-o nas redes sociais!

Rui Silva

Sempre fui apaixonado pela Informática. Aos 11 anos, tive a minha primeira experiência com o ZX Spectrum +2B, aquele teclado com um leitor de cassetes. Em 2011, criei o site "i-Técnico - Informática Para Todos".

Deixe um comentário.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Partilhar é ajudar.

Partilhe este artigo nas redes sociais!

Assim, vai ajudar-nos a crescer mais. 😉 É só clicar na rede social onde deseja partilhar.