Google Maps vai ajudar os deficientes visuais com novo recurso

O Google Maps vai brevemente receber um recurso muito importante que promete ajudar os deficientes visuais.

Uma boa notícia, concorda? Mas qual é esse recurso? É isso que vamos ver já de seguida.

Wakana Sugiyama - Google Maps

O Google Maps, tanto o site quanto a app (aplicação) para smartphones, tem evoluído muito nestes últimos anos. E uma das preocupações da Google é, sem dúvidas, ajudar as pessoas deficientes com esse serviço. Já falámos aqui no i-Técnico sobre as rotas para portadores de cadeiras de rodas (clique aqui para abrir o artigo).

Agora, é a vez de ajudar os deficientes visuais com este novo recurso!

Qual é a melhor ajuda que pode receber um deficiente visual para se deslocar numa cidade a pé? Ter alguém com ele que comunique tudo o que vê. Foi mesmo essa a ideia da Google: criar um assistente de voz apto para dar várias informações.

Por exemplo, o assistente de voz poderá informar a que distância se encontra a próxima curva, se existe uma passagem para peões (faixa de pedestres). Tudo isso será informado e muito mais, sem perder a orientação do trajecto, se tiver de ser alterado para facilitar o deficiente visual.

Veja o Google Maps já com essa novidade no seguinte vídeo:

Já está disponível?

A Google informa no seu blog (clique aqui para abrir), que já está disponível para utilizadores de iOS e Android, por enquanto apenas em dois idiomas: inglês nos EUA (Estados Unidos da América) e em japonês no Japão. Parece redundância, não é? Significa que está somente disponível nesses dois países e apenas nessas duas línguas.

Como sempre, não deverá demorar muito tempo que passe a ficar disponível para todos os países, incluindo Portugal e Brasil.

E você? O que acha dessa notícia?

Não se esqueça de apoiar o site! Visite a nossa página de Facebook e deixe lá o seu gosto (curtindo a página) clicando aqui. Se você gostou do artigo, partilhe-o com os seus amigos.

Créditos


Imagem: Google
Via: The Verge

 

Você gostou do artigo? Então partilhe-o.

About Rui Silva

Fundador e criador do site "i-Técnico - Informática Para Todos".

Deixe um comentário.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.