Internet lenta? Talvez estejam a usar a sua rede!

Você notou alguma lentidão na sua Internet mais do que o normal? Talvez estejam a usar a sua rede, sem que você saiba.

Preste bem atenção à lista de tópicos que lhe damos neste artigo. Poderão ajudá-lo a proteger-se e proteger a sua rede, especialmente se já partilhou a palavra-passe (senha) do seu Wi-Fi.

Wi-Fi partilhado

Hoje em dia, é muito comum chegar a casa de alguém e pedir-lhe a palavra-passe (senha) do Wi-Fi para navegar na Internet, consultar o seu e-mail, ou simplesmente usar o Facebook e outras redes sociais.

Não partilhe a palavra-passe do seu Wi-Fi! Veja porquê:

  • Divulgação da palavra-passe (senha)

Partilhar a palavra-passe (senha) da rede Wi-Fi pode tornar-se perigoso, pois quem tiver acesso, poderá partilhar essa mesma palavra-passe (senha) através de aplicações de smartphones, deixando-a assim acessível a quem tiver essa mesma aplicação instalada e passar por ali perto da sua casa. Não iremos referir o nome da aplicação pelas razões óbvias, porém podemos dizer que já experimentámos uma app no Android e funciona.

  • Ter acesso a todos os computadores, discos e impressoras ligados na rede

Quem tiver acesso à palavra-passe (senha) da sua rede Wi-Fi, usando um computador, poderá entrar nos outros computadores ligados à rede, quer estejam eles ligados por cabo ou através de Wi-Fi, com uma aplicação que vem em algumas versões do Windows e que se chama “Ligação ao ambiente de trabalho remoto”. Essa aplicação também pode ser usada através de smartphones Android.

O mesmo aplica-se aos discos e impressoras ligados à rede, pois poderão ficar acessíveis aos utilizadores da sua rede Wi-Fi.

  • Controlar a box de TV

Este tópico destina-se a quem tiver TV por assinatura.

Quem tiver acesso à sua rede Wi-Fi, poderá facilmente entrar na sua box de TV e controlá-la, através do smartphone, usando-o como se fosse o comando (controle) da box. Em Portugal, já existem várias apps que permitem substituir o comando (controle) de boxes.

  • Alterar as configurações do router

Qualquer utilizador numa rede Wi-Fi pode entrar na página de configuração do router (roteador) e alterar todas as configurações. Poderá também desligar a sua Internet.

  • Usar a sua Internet

Quem tiver acesso à sua rede Wi-Fi, poderá também usar, de modo exagerado, a sua Internet, para fazer downloads de programas, filmes, jogos e músicas, deixando assim a sua Internet lenta.

Recomendações

  • Veja com quem partilha a palavra-passe (senha) do seu Wi-Fi.

É aconselhável partilhar a palavra-passe (senha) do Wi-Fi apenas com familiares ou amigos próximos.

  • Altere periodicamente a palavra-passe (senha).

Deverá alterar de tempos em tempos a palavra-passe (senha) do seu Wi-Fi. Para isso você deverá entrar na página de configuração do seu router (roteador) ou ponto de acesso Wi-Fi e alterar a palavra-passe (senha). Geralmente nos manuais de utilização, vem explicado como fazer isso. Recorra a um técnico de informática sempre que necessário.

Você gostou do artigo? Então partilhe-o.

About Rui Silva

Fundador e criador do site "i-Técnico - Informática Para Todos".

Deixe um comentário.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.