Se você visitou recentemente a loja de apps (aplicações) da Google, o Google Play, terá certamente notado diferenças.
Vamos ver neste artigo o que muda.
Google Play, também conhecido como Google Play Store, é o site oficial do Google onde são armazenados todas as apps (aplicações), filmes, livros e jogos. É a loja oficial de aplicativos para o sistema operativo (🇧🇷sistema operacional) Android, mas também fornece conteúdo digital, como livros e filmes.
Neste site, o Google responsabiliza-se pelo seu bom funcionamento e garante que nenhuma app (aplicação) tenha vírus.
História do Google Play
No dia 28 de Agosto de 2008, era lançado o Android Market. Curiosamente, 3 anos depois, na mesma data, era lançado o nosso “i-Técnico” 😉. Com o Android Market, existia o Google Music, um serviço de distribuição digital de músicas do Google, e o Google eBookstore, a loja de e-books da empresa.
Quatro anos depois, em 6 de Março de 2012, o Google unificou e centralizou esses 3 serviços num único, o Google Play.
Em Fevereiro de 2021, como anunciámos aqui no i-Técnico, o Google descontinuou a app “Google Play Música” e passou a fornecer o YouTube Music, nos novos smartphones e tablets.
No Google Play, as apps (aplicações) podem ser instaladas gratuitamente ou mediante o pagamento de um determinado valor, afixado pelo desenvolvedor. Também existem apps que exigem contratos de mensalidades, como o YouTube Premium.
Para ter acesso ao Google Play, o utilizador (🇧🇷usuário) terá de criar ou usar uma conta Google (Gmail).
Como abrir o Google Play?
O Google Play está disponível de várias formas:
- através de um site web (clique aqui para abrir), que pode ser aberto tanto em computador, como também num smartphone ou tablete.
- Uma aplicação “Play Store” que é instalada nos smartphones, tablets e algumas TV’s, que tenham recebido a certificação Google para permitir comprar os produtos e gerar os seus aplicativos.
Redesenhamento do site
Durante o mês de Maio de 2022, o Google alterou o seu site dos aplicativos, o Google Play, e lançou um novo design, mais arejado, mais simples de usar e com maior facilidade para instalar as aplicações, seguindo assim a mesma linha da app (aplicação) oficial.
Agora, ao abrir o site, são apresentados os jogos e o site é redirecionado automaticamente para o link dos jogos. Uma forma do Google “vender” mais jogos? Não sabemos, nem podemos afirmar tal ideia.
Para alternar entre as Apps, os Filmes e os Livros, o utilizador (🇧🇷usuário) terá de clicar na respectiva loja que quer abrir.
Nas Apps e Jogos, o utilizador (🇧🇷usuário) poderá alternar entre as apps para Telemóvel (🇧🇷celular), Tablet, TV ou Chromebook.
Já nos filmes, poderão ser classificados pelos estúdios (filmes da Disney, filmes da Warner Bros, filmes da Universal, etc.).
O Google também acrescentou uma secção especialmente dedicada aos mais novos e nomeou de Crianças. Nesta secção, todas as apps e jogos são aprovados por professores e são divididos em faixas etárias: até 5 anos, entre 6 e 8 anos e entre 9 e 12 anos. Tal como nas outras apps, existem algumas pagas e outras gratuitas.
E você, já visitou o novo site do Google Play? Deixe-nos o seu comentário e diga-nos se gostou da nova versão.
Discover more from i-Técnico
Subscribe to get the latest posts sent to your email.