Sexta-feira, Julho 19, 2024
Android

Google Play Store está com novo aspecto

Se você visitou recentemente a loja de apps (aplicações) da Google, o Google Play, terá certamente notado diferenças.

Vamos ver neste artigo o que muda.

Google Play Store

Google Play, também conhecido como Google Play Store, é o site oficial do Google onde são armazenados todas as apps (aplicações), filmes, livros e jogos. É a loja oficial de aplicativos para o sistema operativo (🇧🇷sistema operacional) Android, mas também fornece conteúdo digital, como livros e filmes.

Neste site, o Google responsabiliza-se pelo seu bom funcionamento e garante que nenhuma app (aplicação) tenha vírus.

História do Google Play

No dia 28 de Agosto de 2008, era lançado o Android Market. Curiosamente, 3 anos depois, na mesma data, era lançado o nosso “i-Técnico” 😉. Com o Android Market, existia o Google Music, um serviço de distribuição digital de músicas do Google, e o Google eBookstore, a loja de e-books da empresa.

Quatro anos depois, em 6 de Março de 2012, o Google unificou e centralizou esses 3 serviços num único, o Google Play.

Em Fevereiro de 2021, como anunciámos aqui no i-Técnico, o Google descontinuou a app “Google Play Música” e passou a fornecer o YouTube Music, nos novos smartphones e tablets.

No Google Play, as apps (aplicações) podem ser instaladas gratuitamente ou mediante o pagamento de um determinado valor, afixado pelo desenvolvedor. Também existem apps que exigem contratos de mensalidades, como o YouTube Premium.

Para ter acesso ao Google Play, o utilizador (🇧🇷usuário) terá de criar ou usar uma conta Google (Gmail).

 

Como abrir o Google Play?

Google Play está disponível de várias formas:

  • através de um site web (clique aqui para abrir), que pode ser aberto tanto em computador, como também num smartphone ou tablete.
  • Uma aplicação “Play Store” que é instalada nos smartphones, tablets e algumas TV’s, que tenham recebido a certificação Google para permitir comprar os produtos e gerar os seus aplicativos.

 

Redesenhamento do site

Durante o mês de Maio de 2022, o Google alterou o seu site dos aplicativos, o Google Play, e lançou um novo design, mais arejado, mais simples de usar e com maior facilidade para instalar as aplicações, seguindo assim a mesma linha da app (aplicação) oficial.

Google Play Store

 

Agora, ao abrir o site, são apresentados os jogos e o site é redirecionado automaticamente para o link dos jogos. Uma forma do Google “vender” mais jogos? Não sabemos, nem podemos afirmar tal ideia.

Para alternar entre as Apps, os Filmes e os Livros, o utilizador (🇧🇷usuário) terá de clicar na respectiva loja que quer abrir.

Nas AppsJogos, o utilizador (🇧🇷usuário) poderá alternar entre as apps para Telemóvel (🇧🇷celular), Tablet, TV ou Chromebook.

Já nos filmes, poderão ser classificados pelos estúdios (filmes da Disney, filmes da Warner Bros, filmes da Universal, etc.).

O Google também acrescentou uma secção especialmente dedicada aos mais novos e nomeou de Crianças. Nesta secção, todas as apps e jogos são aprovados por professores e são divididos em faixas etárias: até 5 anosentre 6 e 8 anosentre 9 e 12 anos. Tal como nas outras apps, existem algumas pagas e outras gratuitas.

 

E você, já visitou o novo site do Google Play? Deixe-nos o seu comentário e diga-nos se gostou da nova versão.

 

A sua ajuda é muito importante! Dê-nos uma ajuda e divulgue este artigo. Partilhe-o nas redes sociais!

Rui Silva

Sempre fui apaixonado pela Informática. Aos 11 anos, tive a minha primeira experiência com o ZX Spectrum +2B, aquele teclado com um leitor de cassetes. Em 2011, criei o site "i-Técnico - Informática Para Todos".

Deixe um comentário.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Partilhar é ajudar.

Partilhe este artigo nas redes sociais!

Assim, vai ajudar-nos a crescer mais. 😉 É só clicar na rede social onde deseja partilhar.