Segunda-feira, Maio 20, 2024
Google

Gmail 2022: Conheça a nova vista do Gmail e saiba como activá-la e desactivá-la.

O Gmail está a mudar! Muitos utilizadores (🇧🇷usuários) estão a receber “convites” para mudar para a nova vista do Gmail.

Se você quer saber como vai ficar o Gmail e o que fazer para activar a nova vista e voltar à versão antiga, então você está no lugar certo! Só vai precisar continuar a ler o artigo e seguir o passo-a-passo que preparámos, bem acessível a qualquer pessoa. Vamos lá!

Gmail - Novo visual

Gmail é o serviço de e-mails da “Google LLC”, empresa pertencente à holding “Alphabet Inc”, empresa-mãe dos serviços que eram geridos pelo Google. Criado por Paul Buchheit, foi lançado a 1 de Abril de 2004 e está disponível em mais de 50 idiomas.

Ao longo do tempo, o Gmail tem sofrido alterações de visual e a última foi em 2018, tal como anunciámos aqui.

Mais uma vez, tal como em 2018, os utilizadores (🇧🇷usuários) vão ter algumas semanas para ir testando o novo visual e ter a oportunidade para voltar à versão antiga. Contudo, em Abril de 2022, prevê-se que o novo visual será aplicado em todas as contas pessoais do Gmail.

Gmail: Veja o novo visual

O novo visual do Gmail foi apresentado em Setembro de 2021 e pretende ser aplicado já no próximo mês de Abril de 2022, ou seja, daqui a algumas semanas.

Com o novo visual, o Google pretende reunir 4 funções no serviço de correio electrónico: o e-mail, o chat, os espaços e o meet. Há quem diga que o Google está a transformar o Gmail no novo Outlook.

Com o agrupamento dessas 4 funções no próprio e-mail, o Gmail fica assim dotado de todos os serviços do Google no mesmo espaço. Desta forma, o utilizador (🇧🇷usuário) evitará de saltar de site para site, pois poderá ter no mesmo espaço outros serviços como o Calendário, Contactos, Notas do Keep, e outros complementos que poderão ser adicionados na coluna do lado oposto às novidades.

Confira na seguinte imagem:

Gmail 2022-03-17_23-07-36

 

Como activar a nova vista do Gmail?

A Google tem enviado aos seus clientes um convite parecido com este.

Gmail 2022-03-10_10-10-52

Para aderir à nova versão do Gmail, clique em Experimente já.

Assim que clicar vai aparecer a seguinte janela:

Gmail 2022-03-10_10-13-10

 

Como voltar à versão clássica?

Clique em 1️⃣ Definições Configurações e em 2️⃣ Voltar à vista original do Gmail. Confira a seguinte imagem:

Gmail 2022-03-10_10-14-32

 

Com este novo visual, é realmente possível ter uma maior e melhor gestão dos serviços da Google no próprio Gmail, por exemplo, se você precisa comunicar com os seus contactos, poderá fazê-lo directamente lá junto dos e-mails. Precisa marcar uma reunião com o Meet? Pode também fazê-lo directamente nesse mesmo local. Se quiser trabalhar com espaços (um serviço parecido com os grupos do Facebook), também pode fazê-lo no Gmail.

 

A nossa opinião

A nova vista ou o novo visual do Gmail não vem acrescentar muita funcionalidade. Apenas tem como objectivo regrupar outros serviços, conforme já dito acima. No entanto, é claro que essas funcionalidades não vão ser exploradas pela maioria dos utilizadores (🇧🇷usuários), ou por desconhecimento ou por não terem necessidade. Pois, para a maioria, o Gmail é apenas para receber e enviar e-mails.

 

Mas, e você, conte-nos a sua experiência com o Gmail. O que você acha desse novo visual? Vai usar aquelas novas funcionalidades? Deixe-nos o seu comentário.

 

A sua ajuda é muito importante! Dê-nos uma ajuda e divulgue este artigo. Partilhe-o nas redes sociais!

Rui Silva

Sempre fui apaixonado pela Informática. Aos 11 anos, tive a minha primeira experiência com o ZX Spectrum +2B, aquele teclado com um leitor de cassetes. Em 2011, criei o site "i-Técnico - Informática Para Todos".

Deixe um comentário.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.