Segunda-feira, Junho 24, 2024
GoogleInternet

Chegou o Chrome 100! Veja as novidades e saiba como obtê-lo.

O Chrome 100 já chegou! Se você tiver o Chrome instalado, está na hora deste ser actualizado.

Veja as novidades e saiba como actualizá-lo.

Chrome 100

Nesta terça-feira dia 29 de Março de 2022, o Google disponibilizou uma nova actualização para o seu navegador Chrome. Estamos a falar da versão 100.

Por ter 3 dígitos, esta versão poderá causar problemas ao navegar em alguns sites. Saiba porquê aqui. Contudo, não deixe de actualizar o seu navegador, por questões de segurança.

 

Novidades do Chrome 100

Além de ter sido alterado o design do seu logotipo (ver imagem seguinte), o navegador também sofreu várias mudanças visuais (no Android) e marca assim o fim do modo de poupança dos dados. Isto significa que os utilizadores (🇧🇷 usuários) não poderão reduzir a quantidade de dados utilizados por uma determinada página da Internet, em dispositivos móveis. Esse fim vai fazer com que todo o conteúdo da web seja exibido correctamente e sem quaisquer problemas, para garantir uma melhor experiência. Na verdade, o que vai acabar por acontecer, é que a quantidade de dados móveis utilizada vai sofrer um aumento e isso vai fazer com que se gastem mais dados para abrir qualquer página de Internet.

Chrome 100

 

O navegador ainda trouxe várias correcções de segurança para as 28 vulnerabilidades tratadas como “alto risco” no CVE-2022-1096, que assinalava uma falha no interpretador V8 do JavaScript, que permitia acesso e execução de códigos arbitrários por agentes mal-intencionados.

O Chrome 100 traz assim uma nova API dedicada à gestão da colocação de janelas em ambientes com mais de um ecrã (🇧🇷 tela). O navegador do Google também vai permitir aos sites web revogarem por eles mesmo as permissões de acesso a periféricos USB ou Bluetooth, quando estes não forem mais necessários.

Uma outra novidade é que também é inaugurada uma outra API, desta vez a API Digital Goods (ou numa tradução livre para o português “Bens Digitais”), que autorizará os aplicativos web da Play Store a suportar compras digitais.

A actualização deverá já ter ocorrido durante estes últimos dias desde o seu lançamento, mas você poderá consultar se o seu Chrome já está actualizado ou ainda permanece na versão anterior. Explicamos já de seguida.

 

Como actualizar para o Chrome 100?

Para actualizar para a versão 100, a mais recente versão do Chrome, clique nos três pontos verticais 1️⃣. Depois clique em Ajuda 2️⃣ e em Acerca do Google Chrome 3️⃣.

Chrome 100

No fim de actualizado, a versão que aparecerá é a 100.0.4896.60 (Compilação oficial) de 64 bits. Se ainda não instalou a nova versão, ao abrir essa página “Acerca do Google Chrome” aparecerá a versão 99.0.4844.84, verifique se o seu computador está ligado à Internet e aguarde uns segundos, o tempo de baixar a nova versão. Assim que estiver pronta para instalar, é só fechar e reabrir o Chrome. As páginas (sites) que estiverem abertas voltarão a abrir após o reinício com a nova versão.

 

Links para baixar o Chrome 100

Se você ainda não tiver o Chrome instalado, clique aqui para abrir a página de download do navegador.

 

A sua ajuda é muito importante! Dê-nos uma ajuda e divulgue este artigo. Partilhe-o nas redes sociais!

Rui Silva

Sempre fui apaixonado pela Informática. Aos 11 anos, tive a minha primeira experiência com o ZX Spectrum +2B, aquele teclado com um leitor de cassetes. Em 2011, criei o site "i-Técnico - Informática Para Todos".

Deixe um comentário.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Partilhar é ajudar.

Partilhe este artigo nas redes sociais!

Assim, vai ajudar-nos a crescer mais. 😉 É só clicar na rede social onde deseja partilhar.