Google Play Protect: a nova ferramenta de segurança em Android

Se o Android já era conhecido por ser um sistema operativo seguro, agora promete ser ainda mais seguro com o Google Play Protect.

Vamos ver neste artigo o que é essa novidade que a Google anunciou durante o seu evento.

Google Play Protect

A Google preocupa-se cada vez mais em manter os seus dispositivos seguros e livres de malwares, que na gíria são conhecidos por… vírus. No evento Google I/O que está a decorrer nestes dias de Maio de 2017, foi apresentada a nova ferramenta Google Play Protect.

O que é o Google Play Protect?

Google Play Protect promete monitorizar constantemente as aplicações. Por outras palavras, deverá fazer uma pesquisa (varredura) periódica em todos os apps instalados no dispositivo Android, para eliminar os apps que tenham sido denunciados como sendo nocivos. Esta análise irá decorrer em segundo plano, ou seja, por trás de qualquer app que esteja aberto no seu ecrã (tela).

Veja aqui em acção nesta imagem animada:

Google Play Protect

Com a actual dimensão do Android é fundamental conseguir manter o seu sistema seguro e menos vulnerável. Embora seja esse o objectivo, é claro que este recurso não vai deixar os dispositivos livres de outros problemas.

Com mais de 50 mil milhões de apps analisados por dia, os nossos sistemas de máquinas de aprendizagem estão sempre no rasto de novos riscos, identificando apps potencialmente prejudiciais e mantendo-os fora do seu dispositivo ou removendo-os.

Todas as aplicações do Google Play passam por uma análise de segurança, que é muito rigorosa, mesmo antes de serem publicadas na Play Store, o Play Protect avisa sobre aplicativos ruins que foram instalados através de outras fontes. O Play Protect vigia qualquer aplicativo que possa sair da linha do seu dispositivo, mantendo todos os utilizadores de Android seguros.

Além desta novidade, o Google Play tem outra, pois agora incorpora o “Find my device” ou em português “Encontre o meu dispositivo“. Esta ferramenta permite localizar, bloquear e apagar os seus dispositivos Android: telefones, tablets, relógios e Android TV’s.

Fonte: Google Discovery

 

Você gostou do artigo? Então partilhe-o.

About Rui Silva

Fundador e criador do site "i-Técnico - Informática Para Todos".

Deixe um comentário.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.