Terça-feira, Fevereiro 27, 2024
Windows 11

KB5010414: Chegou a primeira grande actualização do Windows 11!

A Microsoft já lançou a primeira grande actualização do Windows 11. Já está disponível no Windows Update e chama-se KB5010414!

Neste artigo, vamos ver as novidades (são algumas) que nos traz essa actualização.

Windows 11

Aqui está ela, a tão esperada actualização! No dia 15 de Fevereiro de 2022, a Microsoft lançou a nova actualização opcional KB5010414 para o seu novo sistema operativo Windows 11. Embora não seja obrigatório, já pode ser descarregada e instalada.

Então, a Microsoft acabou de disponibilizar aquela que é a primeira grande actualização do Windows 11. Não se trata de uma nova versão do sistema operativo, mas sim de uma actualização cumulativa (KB5010414), que traz novidades bem interessantes: melhorias na barra de tarefas, instalação de aplicações Android via a Amazon App Store (por enquanto só para quem está nos Estados Unidos), duas aplicações nativas repensadas, entre outras novidades que vamos ver já de seguida.

Melhorias na barra de tarefas

Aqui estão as novas funcionalidades dessa nova actualização KB5010414, explicadas no relatório partilhado pela Microsoft:

  • Oferece a possibilidade de partilhar os cookies entre o modo Internet Explorer no Edge e o Edge.
  • Abre os ficheiros (🇧🇷arquivos) do Microsoft Office que se encontram na secção das recomendações do menu Iniciar do navegador. Isto acontece em aparelhos que não disponham de licença Microsoft Office apropriada e se o ficheiro (🇧🇷arquivo) encontrar-se armazenado no Microsoft OneDrive ou no SharePoint. Se existir uma licença, o ficheiro (🇧🇷arquivo) será aberto na respectiva aplicação.
  • Adiciona o relógio e a data às barras de tarefas de outros ecrãs (🇧🇷telas) quando trabalhar em dual screen (dual monitor), ou seja com duas ou mais ecrãs (🇧🇷telas).
  • Adiciona o conteúdo meteorologia do lado esquerdo da barra de tarefas se esta estiver alinhada ao centro. Assim que passar o rato na meteorologia, o painel Widgets aparecerá do lado esquerdo do ecrã (tela) e desaparecerá assim que retirar daí o rato.
  • Adiciona a possibilidade de partilhar rapidamente janelas de aplicações abertas directamente desde a barra de tarefas para uma chamada no Microsoft Teams.
  • Ádiciona a possibilidade de desactivar e reactivar instantaneamente uma chamada Microsoft Teams a partir da barra de tarefas. Durante a chamada, um ícone de microfone activo aparecerá na barra de tarefas, para que possa facilmente cortar o som sem ter de voltar à janela do Microsoft Teams.

No que diz respeito ao suporte das aplicações Android no Windows 11, infelizmente ainda não chegou aos portugueses nem aos brasileiros. Está apenas disponível aos residentes nos EUA (Estados Unidos da América). Não se sabe ainda o motivo que terá levado a Microsoft a limitar essa actualização e não liberar para todos os outros países. Também não se sabe ainda se isso realmente acontecerá. Porém, ficamos na espera de esclarecimentos a esse respeito.

Para uma lista exaustiva de correcções, consulte o site da Microsoft aqui.

 

Media Player e Bloco de notas chegam com uma nova versão

Com a actualização KB5010414, estas duas aplicações que acompanham desde sempre o Windows, receberam uma importante actualização.

Com o novo Media Player que apresenta um novo design, todo o conteúdo de pastas música e vídeo será mostrado automaticamente na aplicação. O leitor que substitui o Groove Music recebe novos atalhos de teclado e botões melhorados. Passará da versão 12.0.22000.348 para a versão 12.0.22000.527.

Já o Bloco de notas recebe um novo tema escuro (dark mode), a possibilidade de colocar emojis, uma experiência de pesquisa, entre outras novidades.

 

Como instalar esta nova actualização?

Para verificar, abra as “Definições” (🇧🇷 “Configurações“) do Windows 11 e clique em “Windows Update“. Para abrir as “Definições“, pode usar as teclas de Windows + I.

Mesmo que já esteja disponível no Windows Update, deverá ser descarregada e instalada. Caso contrário, por mais que reinicie ou desligue e volte a ligar o computador, este não será actualizado.

Ao abrir o Windows Update, deverá aparecer assim:

KB5010414 - Grande actualização do Windows 11 2022-02-17_00-32-42

 

Deverá clicar em “Transferir e instalar” e aguardar. É um processo demorado (no mínimo, aproximadamente uns 20 minutos, tudo dependerá da máquina e das suas características). Você pode fechar essa janela e continuar a trabalhar. Assim que estiver tudo pronto para instalar, será notificado na área dos ícones junto do relógio na barra de tarefas.

Não se esqueça que, chegado o momento de reiniciar, aconselha-se que tenha todo o trabalho guardado e feche todas as aplicações.

Assim que o computador tiver reiniciado, você irá ver a sua nova barra de tarefas. Confira a seguinte imagem:

KB5010414 - Nova barra de tarefas 2022-02-17_00-56-08

 

Não gostou da actualização? Veja como desinstalar.

Criámos um artigo, explicando como fazer para desinstalar essa aplicação. Clique aqui para abrir o artigo. Siga o passo-a-passo e volte para a versão anterior do Windows 11.

KB5010414: Não gostou da actualização? Deu problemas? Aprenda a desinstalar.

E você, já instalou a nova actualização? Gostou das novidades? Deixe-nos o seu comentário.

A sua ajuda é muito importante! Dê-nos uma ajuda e divulgue este artigo. Partilhe-o nas redes sociais!

Rui Silva

Sempre fui apaixonado pela Informática. Aos 11 anos, tive a minha primeira experiência com o ZX Spectrum +2B, aquele teclado com um leitor de cassetes. Em 2011, criei o site "i-Técnico - Informática Para Todos".

Deixe um comentário.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Partilhar é ajudar.

Partilhe este artigo nas redes sociais!

Assim, vai ajudar-nos a crescer mais. 😉 É só clicar na rede social onde deseja partilhar.