Curiosidades

Teletrabalho em 2022: Saiba como organizar o seu escritório em casa

2022 já está aí e parece que a crise sanitária continua a dar-nos trabalho. Muitos empregados estão em teletrabalho, pelo menos os que podem assim trabalhar.

Se você está em teletrabalho ou home office (termo inglês também usado no Brasil), então este artigo irá ajudá-lo a rentabilizar o seu trabalho e manter o seu computador seguro.

Teletrabalho

Pensar em pandemia é pensar nos vários períodos de teletrabalho (home office) em 2021. Se você ainda não teve essa oportunidade de trabalhar a partir de casa, é preciso ter em atenção algumas orientações e conselhos.

Afinal o que é o Teletrabalho?

O Teletrabalhohome office ou trabalho à distância ou trabalho remoto, consiste em trabalhar a partir de casa. Logo, pressupõe a utilização de computadores pessoais, telefones, redes de comunicação, programas, etc., que permitem a uma pessoa trabalhar na sua residência, mantendo assim o contacto directo com os seus colegas, clientes ou até com a empresa para a qual trabalha.

Apesar do teletrabalho ter sido implementado durante esta crise pandémica na maioria das empresas, a verdade é que já existiam outras empresas que davam a possibilidade aos seus empregados trabalharem a partir de casa.

Na prática, o teletrabalho é um acordo feito entre o colaborador e o empregador, em que o primeiro tem por obrigação realizar o seu trabalho em qualquer lugar, neste caso, com a crise sanitária, deverá ser em sua casa, sem prejudicar as horas pagas.

 

Como organizar o seu escritório em casa?

Agora que já sabe o que é o Teletrabalho, seguem-se os nossos conselhos para que consiga transformar um espaço num bom ambiente para trabalhar. Vamos falar sobre os seguintes pontos: lugaros móveiscomputadorhorários e pausas, e claro, cuidados a ter com o computador.

 

Lugar – o pilar do Teletrabalho

O primeiro passo é, sem dúvida, escolher o seu espaço para poder montar o seu escritório.

Na maioria das casas, não existe nenhum “canto” específico para isso. No entanto, agora é hora de escolher aquele espaço onde você vai ter de passar algumas horas, sentado, na frente do seu computador.

É preciso ter em atenção que deverá ser um lugar onde vai sentir-se bem a produzir, tal como se estivesse no trabalho. Logo, não poderá ter nenhuma distracção nesse espaço.

Para um melhor conforto dos olhos e preservá-los, deverá ter em conta a iluminação natural (a que vem de fora com a luz solar) e a iluminação artificial (as lâmpadas).

Nesta fase, deverá pensar onde vai colocar os móveis e ver se vai sofrer algum reflexo no ecrã (🇧🇷tela).

Não se esqueça também da Internet. Você vai precisar de uma ligação à Internet, por isso, é aconselhado que seja perto do router (🇧🇷roteador).

 

Os móveis – atenção à ergonomia!

Depois de escolher o lugar, você deve escolher os seus móveis: mesa ou secretária, cadeira, bloco de gavetas, etc.

Ter uma boa qualidade de móveis vai trazer benefícios que podem favorecer a saúde física, mental e, assim, conseguir uma sensação de bem-estar. Desta forma, certamente você irá ter bons rendimentos e optimizar o trabalho.

Para se conseguir uma boa qualidade de móveis, deve-se pensar não só na estética ou na própria qualidade do material, mas também na ergonomia oferecida por esses móveis. Pois, também se trata de uma questão de saúde! A médio ou longo prazo, o uso de uma boa cadeira e mesa fazem total diferença para a nossa saúde.

Depois, claro, tudo irá depender do gosto, da necessidade e da capacidade financeira de cada um.

 

Computador – a ferramenta do Teletrabalho

Se você tem um computador, melhor! Caso contrário, está na hora de escolher um computador à altura, para o seu trabalho.

Mas antes de partirmos para a loja e escolher a nova máquina, você deve responder algumas perguntas importantes:

– Qual é a sua principal tarefa?

– Baseando-se na sua principal tarefa, qual é o componente que precisa dar mais atenção?

– Vai precisar de um computador portátil (notebook) ou pode ser mesmo um computador de secretária (PC)?

– Qualquer máquina serve ou tem de ser alguma mais robusta?

– E o ecrã (🇧🇷tela)? Tem de ser grande (superior a 24”) ou pode ser do tamanho padrão (entre 21 a 24”)? Veja se tem a necessidade de dois ecrãs (🇧🇷telas). No nosso ver, utilizar um segundo ecrã traz as suas vantagens, pois uma vez que tem mais espaço de área de trabalho, pode abrir mais janelas e organizá-las melhor. Por exemplo, num ecrã, pode colocar o programa de videoconferências (exemplo: Zoom, Skype, etc.) e no outro ecrã vai poder colocar então o Word e algum programa de comunicação (exemplo: WhatsApp, Messenger, Telegram, etc.).

Para ajudá-lo a perceber melhor as peças e os componentes de um computador, leia o nosso artigo sobre hardware.

 

Horário e pausas – para dar maior rentabilidade

Quanto ao horário, quando se está em casa, o mais provável é deixar de ter o horário que se tinha no escritório. No entanto, é preciso observar algumas situações.

Se você optar por trabalhar fora de horas ou de noite, lembre-se que pode correr o risco de precisar de algum colega e essa pessoa não se encontrar mais no escritório.

Por isso, é importante que não perca os horários que tinha quando estava a trabalhar no escritório. Isso também se aplica ao período reservado para almoçar.

Quanto às pausas, para ter um maior rendimento, é necessário fazer umas pausas de 10 minutos de hora em hora, ou pelo menos no meio da manhã e no meio da tarde, tirar uns 20 a 30 minutos de pausa.

Nessas pausas, aconselha-se afastar-se completamente do computador e aproveitar para ir à cozinha, beber um copo de água, ou esticar um pouco as pernas. Dar uma olhadela nas redes sociais ou ver vídeos no YouTube não irá proporcionar esse “descanso”. Isso só vai distrair a sua cabeça e você vai acabar por ficar mais tempo nessa distracção do que o suposto.

 

Cuidados a ter com o computador

Agora que você já tem o seu espaço mobilado e o computador ligado, está na hora de conhecer alguns cuidados que deverá ter com a sua máquina, para que esta não lhe vire as costas quando você precisar.

 

Tarefas diárias (ou quase)

Tenha sempre em atenção os seguintes pontos:

– Manter o sistema operativo (🇧🇷sistema operacional) e o antivírus actualizados;

– Ter sempre à mão um disco externo ou uma pendrive para fazer backups (cópias de segurança);

– Fazer backups diariamente ou, pelo menos, 2 vezes por semana, em pens ou mesmo na cloud.

 

Diariamente deverá ter estes cuidados:

Quando navegar na Internet, não visite qualquer site. Apesar de alguns sites terem o “S” no seu endereço a seguir ao HTTP (https://) não quer dizer que sejam totalmente livres de vírus.

Recebeu um e-mail com um anexo? Se você for fazer download de um anexo recebido no e-mail, verifique sempre se esse e-mail é de confiança antes de abrir qualquer anexo, mesmo que seja enviado por uma pessoa conhecida ou uma entidade. Faça isso nem que tenha recebido um ficheiro (🇧🇷arquivo) conhecido como documento de Word (.DOC, .DOCX, etc.), uma folha de cálculo Excel (.XLS, .XLSX, etc.), um documento em PDF (.PDF), ou até uma imagem (.JPG, .PNG, .JPEG, etc.).

Para verificar se o conteúdo do e-mail é de confiança, não há nada melhor que telefonar para a entidade ou para a pessoa que, supostamente, enviou esse e-mail.

 

Casos que podem acontecer:

Primeiro caso

Imagine que acabou de receber um e-mail do seu amigo Paulo, com quem você não conversa há já algum tempo, e nesse e-mail diz que é para ver um anexo (uma foto, um vídeo, um documento). Logo à partida, é para se desconfiar. No entanto, para não ter dúvidas, o melhor é ligar a esse Paulo.

O mesmo aplica-se quando se recebe o e-mail de um banco em que não é cliente ou dos correios a falar de uma encomenda que não foi feita.

Para mais informações, leia o nosso artigo sobre Phishing.

Segundo caso

Você recebe um programa com vírus disfarçado de um documento em Word, ou de uma folha de cálculo (🇧🇷planilha) de Excel. Ao clicar nesse ficheiro (🇧🇷arquivo) para abrir, pode não fazer nada para si nem aparecer nada no ecrã (🇧🇷tela). Então você pensa que houve algum erro no ficheiro e ignora. Mas na realidade, você caiu na emboscada ou no golpe! O vírus é activado e começa logo a agir, claro com más intenções.

Lembre-se que o seguro morreu de velho.

 

E você, já trabalhou em casa? Vai pensar em trabalhar a partir de casa? Deixe-nos o seu comentário.

A sua ajuda é muito importante! Dê-nos uma ajuda e divulgue este artigo. Partilhe-o nas redes sociais!


Discover more from i-Técnico

Subscribe to get the latest posts sent to your email.

Rui Silva

Desde sempre apaixonado pela Informática, aos 11 anos, Rui Silva teve a sua primeira experiência com o ZX Spectrum +2B, aquele teclado com um leitor de cassetes. Em 2011, criou o site "i-Técnico - Informática Para Todos" tornando-se o seu administrador e criador de conteúdos.

Deixe um comentário.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.