Televisão sem internet: O guia prático para não ficar sem sinal
Por causa da depressão Kristin, em Portugal existem muitos lares (ainda) sem Internet (fibra óptica), logo sem qualquer tipo de serviço, incluindo televisão (TV).
Neste artigo, vamos explicar como fazer para ver televisão a partir do smartphone, usando o sistema operativo (🇧🇷sistema operacional) Android.

Na noite de 28 para 29 de Janeiro de 2026, a depressão Kristin arrasou completamente muitas zonas de Portugal. Leiria e Coimbra foram completamente devastadas. Casas sem telhado, armazéns sem tecto, é esse o panorama de hoje. Parece que caiu uma bomba naquele lugar! Muitas casas continuam sem qualquer tipo de telecomunicação. Pois, os cabos estão todos partidos com a queda de árvores.
No entanto, a comunicação móvel tem vindo a estabilizar-se e já é possível ter alguma velocidade razoável que se consiga dizer que já é satisfatória, mesmo que seja em 4G.
Com essa rede móvel, vamos usá-la e partilhá-la de um smartphone para uma smart TV, ou em português, uma Televisão inteligente.
Ver TV através do smartphone na Televisão
Eu sei, o título parece um pouco estranho! 🤔😊
Para levarmos este processo a cabo, não basta apenas uma TV e um smartphone! Vamos precisar de dois smartphones! Mas, se você tiver um tablet e um smartphone, esse combo também serve. Neste artigo, vamos supor que temos dois smartphones e vamos nomeá-los SP1 e SP2.
Aquele dispositivo que tiver o cartão (🇧🇷chip) SIM de dados móveis é esse que vai servir de router. O outro poderá ter ou não um cartão (🇧🇷chip) SIM.
Passo #1 – Abrir uma rede WiFi
Primeiramente, temos de abrir uma rede WiFi. Para isso, vai ter de criar um Ponto de Acesso Móvel, num dos smartphones. A partir deste momento, o smartphone SP1 será o nosso router (em português, roteador) WiFi. Basicamente, fará o que aquele aparelho fornecido pela sua operadora faz.
Como é para consumo “caseiro”, para ser mais rápido, não vai precisar de colocar protecção nessa rede. Mas, cuidado com o tráfego de dados. Uma hora de visualização de conteúdo pode chegar a 1Gb facilmente! Certifique-se que o seu plano tenha limite suficiente.
Passo #2 – Ligar os restantes equipamentos à rede WiFi
Ligue agora a televisão e o outro smartphone SP2 à rede WiFi que acabou de criar.
Passo #3 – Abra a app que quer usar
Aqui, a escolha é sua! Se você quiser visualizar vídeos no YouTube, tem de abrir o YouTube. Mas, poderá fazer o mesmo com a Netflix ou com as aplicações de TV das operadoras. Por exemplo, na Vodafone, existe a Vodafone TV.
Uma vez a app (aplicação) aberta, veja se aparece este sinal Transmitir .
Se aparecer, toque então em e seleccione a sua TV.
Em poucos segundos, dependendo da sua ligação à Internet, conseguirá ver na sua televisão o que estará a passar no seu smartphone SP2.
Conselhos
• Tenha em atenção a distância entre os dispositivos e a smartTV (televisão inteligente).
• O smartphone que está a ser usado como router (roteador) deverá ter bom sinal de rede. Por isso, aconselha-se que o coloque junto de uma janela.
• Tenha à mão uma powerbank (carregador móvel), para ligar ao smartphone/router.
• Mais uma vez, cuidado com o plafond de dados móveis! Lembre-se que a transmissão pode ir rapidamente para gigas de tráfego de dados.
Nota final
Actualmente, devido à quebra de um cabo de fibra óptica na zona onde eu vivo, estou a usar esse método para ver televisão, com a aplicação Vodafone TV e é muito bom para se ocupar. Note que se a sua TV tiver YouTube, não vai precisar do segundo smartphone. Basta ligar directamente o YouTube da TV.
Simples, não é? Na verdade, sempre dá para desenrascar nesta situação que esperamos ser de pouca duração! Infelizmente, é assim mesmo. As operadoras não têm mãos a medir, estão a esforçar-se para trazer novamente a fibra óptica a todos os lares.
Finalmente, se você gostou do nosso artigo, não se esqueça de partilhar com os seus amigos e familiares. Pois, que queiramos ou não, a televisão é ainda um grande passatempo!
A todos aqueles que ainda se encontrem sem electricidade em casa (ainda há muitos casos, mesmo três semanas depois), sei que não é fácil viver sem electricidade (felizmente fiquei apenas uma semana às escuras), mas mostram a força que têm! Juntos, vamos superar isto. Não desistam!
Àqueles que já têm electricidade e tenham plafonds de dados móveis ilimitados, não se esqueçam de partilhar os seus dados com os amigos e próximos.

Excelente artigo, amigo.
Aqui na marinha grande o cenário parece mesmo de uma bomba que caiu.
Está demais!!!! Mas vou encaminhar o artigo, podes ter a certeza.
Luís, agradeço muito o teu comentário.
Força e coragem!
Ótimo artigo! É muito bem-vindo nestas alturas em que não temos fibra ótica. Assim sempre dá para acompanharmos as notícias na TV. E até dá para não perdermos a novela 🤪
Obrigada Rui.
Agradeço o comentário, Filipa.