TEM SEGURO? – A aplicação portuguesa que informa se o veículo tem seguro

Você quer saber se o carro tem seguro? Em Portugal, você pode utilizar a app “TEM SEGURO?”.

Segundo o Código da Estrada em Portugal, ter seguro automóvel é obrigatório, e esta app (aplicação) foi criada com o objectivo de informar se determinado carro tem seguro ou não.

Vamos conhecê-la neste artigo.

Tem Seguro

Em Portugal, não ter seguro é punível por lei, de acordo com o Artigo 150.º do Código da Estrada (Lei n.º 72/2013, de 3 de Setembro):

1 – Os veículos a motor e seus reboques só podem transitar na via pública desde que seja efetuado, nos termos de legislação especial, seguro da responsabilidade civil que possa resultar da sua utilização.

2 – Quem infringir o disposto no n.º 1 é sancionado com coima de 500 a 2.500€, se o veículo for um motociclo ou um automóvel, ou de 250 a 1.250€ se for outro veículo a motor.

Visto isso, para que possa circular com o seu veículo dentro da lei em Portugal e em toda a Europa, é aconselhável que você tenha seguro automóvel.

Como saber se determinado veículo tem ou não seguro?

app (aplicação) que apresentamos chama-se “TEM SEGURO?” e é da responsabilidade da Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF). Esta ferramenta permite verificar na hora se um determinado veículo tem ou não seguro.

Tem Seguro 001

Para dar início à pesquisa, a app necessita de uma ligação à Internet, seja por dados móveis ou por WiFi. Depois, você deve apontar a câmara para a matrícula que pretende saber informações, de modo a que fique dentro do rectângulo, ou poderá também introduzir manualmente os dígitos da matrícula. Se tiver uma fotografia já tirada da matrícula, esta poderá também ser usada. Para lançar a pesquisa, clique em “Validar“.

Assim que a pesquisa for efectuada, você será informado do número da apólice e nome da entidade seguradora.

Caso o veículo não tiver nenhum seguro, será apresentada a seguinte mensagem:

O veículo pode não ter sido encontrado porque:

  • não está segurado em nenhuma empresa de seguros para a data específica;
  • não foi ainda adicionado à base de dados (há uma dilação entre a celebração de contrato de seguro e a indicação da mesma no presente sítio, a qual, em média, não ultrapassa as 20H);
  • a empresa de seguros pode não ter comunicado devidamente a identificação do veículo à ASF;
  • pode tratar-se de veículo isento da obrigação de seguro em razão da pessoa do proprietário do veículo.

Essa pesquisa será guardada num histórico que poderá ser consultado mais tarde. Nesse histórico, você pode apagar o registo de matrícula que não lhe interessa, clicando uns segundos na respectiva matrícula e depois no caixote do lixo que aparecerá no canto superior direito.

Nota do autor:

É preciso observar que em alguns casos, a aplicação poderá não reconhecer os dígitos da matrícula, pelo que deverá ser introduzida manualmente.

Onde baixar esta app?

Esta app está disponível gratuitamente na Play Store. Clique na imagem seguinte:

Disponível no Google Play

Você gostou do artigo? Então partilhe-o.

About Rui Silva

Fundador e criador do site "i-Técnico - Informática Para Todos".

Deixe um comentário.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.