Windows 10: Como activar e desactivar a localização?
Você sabia que em qualquer computador com Windows 10 pode activar a localização?
Sim, é verdade. Mas a localização não tem a ver com o GPS e telemóveis (celulares)? Bem, se quer saber a resposta a essa pergunta e aprender como activar e desactivar a localização, continue a ler o nosso artigo.
As pessoas têm uma ideia errada quando pensam que a localização de um dispositivo é apenas determinada pelo sinal de GPS. No caso dos telemóveis (celulares), de facto isso é verdade, mas a localização vai mais além disso.
Para se localizar um dispositivo que tenha Internet, basta que esteja ligado a uma rede fixa, ou por Wi-Fi se for um computador portátil (notebook) ou outro dispositivo móvel como um tablet, um smartphone ou uma smart TV entre outros. Mas como é que isso é possível sem sinal de GPS?
Na verdade, a localização através da rede fixa é dada pelo endereço de IP que é fornecido pela empresa que contratou os serviços de Internet. Por isso é que se disse no início desse artigo, que qualquer computador com Windows 10 pode usar a localização.
E aqui chegamos ao nosso tutorial.
Como activar a localização no Windows 10?
Passo # 1
Antes demais, a localização deve ser habilitada nas Definições (Configurações). Para chegar lá, clique em Privacidade e depois em Permissões da aplicação (Localização). Confira na imagem seguinte:
Se aparecer a mensagem “A localização deste dispositivo está desativada“, significa que terá de activá-la. Clique em “Alterar“. Vai aparecer uma janela pequena “Acesso à localização deste dispositivo – Desligado“, deverá clicar no interruptor cinza para ligar a localização.
Assim que clicar, vai aparecer “Ligado” e o interruptor ficará azul. Confira na seguinte imagem:
Agora que a localização está habilitada, é necessário activá-la para que as aplicações e o próprio Windows 10 tenha acesso à sua localização.
Passo # 2
Clique agora no menu das notificações, conhecido como “Centro de Ação” (clique aqui para ver onde fica) e no ícone da “Localização” para activar e depois clique outra vez para desactivar.
Se por acaso não quiser que o Windows 10 esteja sempre a monitorar a sua localização, volte ao primeiro passo e deixe a localização desligada.
Quais são as aplicações que utilizam a localização?
As aplicações que utilizam e pedem acesso à sua localização são entre outras: “Skype“, “Meteorologia“, “Mapas“, e os navegadores (Chrome, Firefox, Edge, etc.).
Para ver quais são as aplicações que estão a ter acesso à sua localização, veja o Passo # 1 e mova-se para baixo nessa mesma página das “Definições” (“Configurações”). Poderá desligar e ligar cada uma das aplicações clicando no respectivo interruptor.
E pronto, chegamos ao fim de mais um tutorial. Já sabe, se chegou aqui, deixe então um comentário dizendo se gostou ou não, partilhe o nosso artigo (nunca é demais pedir) e subscreva as nossas redes sociais:
✔ Facebook: 👉
✔ Instagram: 👉
✔ Twitter: 👉
✔ LinkedIn: 👉
✔ YouTube: 👉
E você, já conhecia essa dica? Deixe-nos o seu comentário.
Discover more from i-Técnico
Subscribe to get the latest posts sent to your email.