Android: Como ver as permissões de uma aplicação?

Está na hora de começar a ver as permissões de acesso que as aplicações pedem, para evitar surpresas! Como? Veja neste artigo.

Android-permissoes-de-apks

Todas as aplicações são experimentadas e testadas pela Google a fim de detetar se estas têm outras intenções ou não. Mais, por defeito, as permissões vêm todas num ficheiro “AndroidManifest.xml” que a Google obriga os desenvolvedores a colocarem na raiz da aplicação, para facilitar a análise.

Por isso podemos dizer que 99% das aplicações do Play Store são fiáveis e não têm qualquer código malicioso ou segundas intenções (por exemplo roubar senhas, possuir o acesso às contas de Google, Facebook e outras redes sociais).

Mas aonde é que vemos esses acessos? Podemos ver diretamente na aplicação ou no Play Store antes de instalar a aplicação.

Antes da instalação

No dispositivo móvel

Ao instalar diretamente no dispositivo (consulte o nosso artigo “Android: Vamos aprender a instalar aplicações”), podemos reparar no passo n.º 6 os acessos que a aplicação Endomondo Sports Tracker se reserva o direito de ter. Para quem não viu o nosso artigo, sugerimos então que o leia clicando aqui.

Neste passo teremos a informação dos acessos da aplicação que estamos para instalar.

No computador ou usando o browser do dispositivo móvel

Ao instalar usando o browser (navegador) do dispositivo móvel ou do PC, também seremos informados dos acessos da aplicação a instalar, tal como referimos aqui no nosso artigo “Android: Vamos aprender a instalar aplicações – Parte II”) no passo n.º 4.

Nesse artigo deixámos bem claro onde o leitor terá a listagem dos acessos da aplicação a que se reserva essa mesma o direito. Para quem quiser ler ou reler o artigo poderá clicar aqui.

Leia mais:  Relatório de aplicação Android: o que é isso e porque deve ser enviado?

Após a instalação

Instalou a aplicação sem reparar nos acessos dessa mesma aplicação? Não há problema! O leitor terá sempre a hipótese de consultar os acessos nas informações da aplicação.

Como?

Deverá ir às definições ou configurações clicando na roda mecânica e em Aplicações (na versão 4.1.2 do Android) ou em Gestor de aplicações (na versão 4.4.2 do Android).

Nota importante

É importante saber que:

Na sua grande maioria as aplicações conseguem aceder (acessar) às chamadas do seu smartphone, aos SMS/MMS, ao estado da conexão de Internet (Wi-Fi), às nossas contas (Google, Facebook, etc.), ao armazenamento, aos nossos dados pessoais, à lanterna, ao vibrador, entre outras, que podem ser controladas pelo utilizador.

As nossas recomendações

Recomendamos que o leitor mantenha o seu dispositivo como veio de origem: sem nenhuma alteração às definições que vêm de fábrica, o leitor não poderá instalar isoladamente aplicações que não venham do Play Store.

Mas em todo o caso, aconselhamos que vá às definições  (configurações) do seu dispositivo móvel (smartphone ou tablet) e verifique se tem o visto colocado nas Fontes ou Origens desconhecidas dentro da Segurança.

Você gostou do artigo? Partilhe-o!

Aviso: Todo e qualquer texto publicado neste site não reflecte, necessariamente, a opinião do site i-Técnico ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados são da inteira responsabilidade dos leitores que escreveram. É importante saber que a administração deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que possam ser ofensivos, caluniosos, preconceituosos, ou que possam de alguma forma prejudicar terceiros. Comentários sem a devida identificação (nome completo e endereço válido de e-mail) do seu autor também poderão ser excluídos (ver aqui como comentar).

Deixe uma resposta.