Android: Vamos aprender a instalar aplicações

Quem tem um smartphone ou tablet Android, por norma, tem tendência a instalar aplicações que vão de acordo com os seus gostos, preferências e necessidades. Estas aplicações podem ser instaladas a partir de um PC ou directamente do seu dispositivo móvel. Sabem como? Confira aqui neste artigo.

Android

Neste artigo vamos aprender como instalar através de um smartphone ou tablet Android.

Instalação directa no smartphone ou tablet Android

Passo n.º 1

Abrir o Google Play.

Passo n.º 2

Onde está a lupa, clicar e introduzir o nome da aplicação que pretende instalar. Assim que clicar na lupa, poderá aparecer o histórico das pesquisas feitas anteriormente.

Google-Play-001

Passo n.º 3

Vamos supor que queremos instalar a aplicação de desporto e de registo de exercícios que se chama Endomondo. Vamos começar então por introduzir a palavra Endomondo. Conforme o leitor for digitando as palavras, o Google vai filtrando as aplicações mais conhecidas. Neste caso, assim que acabar de digitar “Endo“, aparecerá logo por baixo uma lista de sugestões de procuras e uma sugestão de aplicação. Assim que aparecer “Endomondo Sports Tracker“, deverá carregar aí mesmo para lançar a aplicação. Se carregar onde tem lupa, o Google Play irá mostrar uma lista de pesquisas.

Google-Play-instalando-Endomondo-001

Passo n.º 4

Na página do Endomondo Sports Tracker, aconselhamos ao leitor que leia tudo antes de continuar, incluindo onde diz “Leia mais” e ler o que aparecerá escrito.

Google-Play-instalando-Endomondo-002

Nota: Este passo é facultativo, tem apenas o objectivo de informar o leitor de que é aqui que se leem todas as novidades e funcionalidades que dizem respeito à aplicação que estão para instalar.

Se assim pretenderem, poderão passar directamente para o passo seguinte, pois não haverá qualquer problema.

Passo n.º 5

Leia mais:  TV Android: O que você pode fazer além de ver TV?

Clicar em Instalar para dar início à instalação. É de referir que se a aplicação, que o leitor for instalar, tiver uma versão paga, esta informação será indicada logo abaixo com a indicação “Compras na aplicação“, daí que escolhemos a aplicação Endomondo para clarificar este pormenor. Esta versão que estamos a usar como exemplo, é gratuita, mas existe também a versão paga, que poderá também ser adquirida depois da instalação, substituindo a gratuita.

Google-Play-instalando-Endomondo-003

Passo n.º 6

Este passo é muito importante, pois permite ver o que é que a aplicação vai aceder (acessar) depois de instalada no smartphone ou tablet, dado que é aqui que conseguimos ver os acessos necessários. Para expandir cada um deles o leitor deverá clicar neste símbolo Seta-para-baixo-acessos. Para aceitar e continuar a instalação, clicar em Aceitar.

Google-Play-instalando-Endomondo-004

A instalação deverá decorrer nos próximos momentos e ser logo concluída em poucos segundos, o tempo de fazer o download (baixar a aplicação) e instalar. As notificações poderão auxiliar o leitor para acompanhar os dois respectivos passos.

Quando a instalação estará completa, esta aplicação poderá ser lançada (aberta) clicando em Abrir, conforme indicamos na seguinte imagem.

Google-Play-instalando-Endomondo-005

E pronto, a vossa aplicação já deverá encontrar-se na tela do vosso smartphone ou tablet.

Relembramos e queremos salientar a importância do passo n.º 6 (o último), pois diz respeito à privacidade do utilizador do smartphone ou tablet.

Outros tutoriais de Android

Clique nos seguintes títulos para abrir directamente o respectivo artigo:

Leia mais:  Android: RTP apresenta RTP Play

 

Você gostou do artigo? Partilhe-o!

Sobre: Rui Silva

Fundador e criador do site “i-Técnico – Informática Para Todos”.

Deixe um comentário.