Cabo OTG: O que é? Para que serve?

Você já imaginou abrir o pendrive no seu smartphone ou tablet, como se fosse no seu computador? Usando um cabo OTG, isso é possível.

Mas o que é um cabo OTG? Para que serve? Onde posso adquirir?

Neste artigo, você irá ver o que é um cabo OTG e para que serve, pois ele tem outras funcionalidades além dessa apresentada.

O que é um cabo OTG?

O cabo OTG ou USB-OTG (do inglês USB On-The-Go) foi utilizado pela primeira vez em 2001, e permitia que dispositivos USB, como telemóveis (celulares) e leitores de áudio digital, funcionassem como um computador, passando assim a aceitar outras ligações como um pendrive, uma câmara (camêra) digital, um teclado ou um rato (mouse).

Assim sendo, hoje é possível ver o conteúdo de um pendrive, um disco (HD) externo, ligar um rato (mouse) ou teclado directamente no Android com este pequeno cabo.

Como funciona?

De um lado, você irá ligar (plugar) o seu smartphone ou tablet e do outro lado no USB-OTG fêmea, você irá ligar (plugar) o dispositivo USB que você quiser. Simples, não é?

Se você quiser transferir ficheiros (arquivos) do seu smartphone ou tablet Android para um dispositivo de armazenamento de dados (pendrive ou disco HD externo), ou vice-versa, poderá fazê-lo usando o gestor de ficheiros (gerenciador de arquivos) do Android.

Existem smartphones e tablets incompatíveis!

Existem smartphones e tablets que não suportam esta tecnologia. Para se certificar se o seu smartphone ou tablet Android é ou não compatível, instale esta app “USB OTG Checker” (clique aqui para abrir no Play).

Para que serve?

Como já explicado anteriormente, com esse cabo USB-OTG você poderá ligar dispositivos USB como pendrives, discos (HD) externos, etc. directamente no seu smartphone ou tablet Android e máquinas fotográficas.

Leia mais:  Bloglovin': Plataforma que une os feeds RSS dos seus sites favoritos

Utilize o cabo USB-OTG para jogar o seu videogame (jogo de vídeo), directamente com o seu comando (controle) ligado ao seu smartphone ou tablet Android.

Tipos de cabos USB-OTG

Com a variedade de conectores USB para smartphones e tablets Android, foram criados vários tipos de cabos USB-OTG:

Mini USB

Este modelo é comum em impressoras ou máquinas fotográficas.

Micro USB

Este cabo OTG com plug micro USB é mais usado em smartphones e tablets Android. Permite ligar periféricos como teclados e ratos (mouses), lanternas USB, etc.

USB 3.0

No “i-Técnico”, o USB 3.0, que já foi abordado (clique aqui), veio aumentar a velocidade de transferência de dados. Desta forma, com esse adaptador OTG, você poderá ligar um disco (HD) rígido ao seu smartphone Samsung Galaxy Note 3 e S5, aproveitando a rapidez da transferência de dados de um lado para o outro, para fazer backups (cópias de segurança) ou copiar ficheiros (arquivos).

Outros tipos

Existe um cabo OTG para tablets antigos da Samsung como o Galaxy Tab e Tab 2. Há também cabos OTG, que têm um leitor de cartão SD embutido, permitindo assim expandir a memória de um smartphone ou tablet Android e até algumas máquinas fotográficas que suportem esta tecnologia.

Onde posso adquirir?

Os cabos OTG são vendidos em qualquer loja de informática ou em vendedores ambulantes (camelôs).

Se você preferir, poderá clicar nos seguintes links e irá directamente na respectiva loja:

Brasil

  • Extra Hipermercados: clique aqui.
  • Lojas Americanas: clique aqui.
  • Oficina dos bits: clique aqui

Portugal

  • PC Diga: clique aqui.
  • Worten: clique aqui.
  • Chip7: clique aqui.

 

Você já conhecia este cabo USB-OTG? Já utilizou? Deixe-nos o seu comentário.

 

Leia mais:  Smartphone: Aprenda a escolher o seu

 

Você gostou do artigo? Partilhe-o!

Aviso: Todo e qualquer texto publicado neste site não reflecte, necessariamente, a opinião do site i-Técnico ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados são da inteira responsabilidade dos leitores que escreveram. É importante saber que a administração deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que possam ser ofensivos, caluniosos, preconceituosos, ou que possam de alguma forma prejudicar terceiros. Comentários sem a devida identificação (nome completo e endereço válido de e-mail) do seu autor também poderão ser excluídos (ver aqui como comentar).

Deixe uma resposta.