PowerLine Communication: rede de dados na tomada

Você precisa ligar um computador por cabo à sua rede, mas está longe do seu router (roteador)? Você poderá usar a tecnologia PowerLine Communication.

Embora já exista há algum tempo, esta tecnologia, que é útil, ainda é desconhecida por muitos utilizadores.

Veja neste artigo o que é a tecnologia “PowerLine Communication”, como usar e configurar. PowerLine Communication

Esta tecnologia PowerLine Communication veio reforçar o sinal da rede de dados, com ou sem cabo (através de WiFi), utilizando apenas dois pequenos aparelhos que se ligam às tomadas eléctricas.

O que é PowerLine Communication?

A tecnologia PowerLine Communication (conhecida por PowerLine ou PLC) é a transformação da rede eléctrica em rede de dados, com ou sem cabo (via WiFi), recorrendo a adaptadores chamados de PowerLine Adapter (adaptador PowerLine).

Existem também adaptadores PowerLine com o objectivo de melhorar a rede wireless na sua casa, reforçando o sinal.

Você poderá encontrar adaptadores com uma tomada eléctrica para poder ligar o seu dispositivo, além da tomada do cabo Ethernet (de rede).

Visite a página da Devolo para conhecer todos os tipos de dLAN PowerLine, clicando aqui.

Vantagens:

  • Não requer conhecimentos informáticos para a instalação: basta ligar os adaptadores à tomada eléctrica.
  • Não precisa de pilhas;
  • Reforço de sinal de wireless (para pontos de acesso Wi-Fi);
  • Redução da cablagem (cabo de rede).

Desvantagens:

Colocando um adaptador de PowerLine na tomada do seu router (roteador), todas as outras tomadas transformam-se em um ponto de acesso, o que pode causar alguma interferência com outros aparelhos electrónicos, como telefones sem fio e televisores.

Como esta tecnologia utiliza a rede eléctrica, é necessário saber se a sua casa não partilha a mesma rede eléctrica com a do vizinho.

A velocidade irá depender do número de dispositivos ligados à rede de dados, do seu uso e da oscilação que existe na rede eléctrica.

Existem boxes de TV (de operadoras de IPTV, ou seja, TV por assinatura que utliza a Internet), que ainda não suportam esta tecnologia, logo o cabo de rede Ethernet não poderá ser substituído pelo adaptador PowerLine.

Como instalar os PowerLine?

Geralmente, os adaptadores PowerLine são vendidos aos pares, pelo que o primeiro adaptador deverá ser colocado na mesma tomada do seu modem ou router (roteador) e o segundo deverá ser colocado junto do seu computador portátil (notebook) ou computador fixo (PC) na mesma tomada eléctrica. Também poderá adquirir adaptadores PowerLine vendidos à unidade.

A partir daí, o router (roteador) irá reconhecer automaticamente a existência desses dois adaptadores e fará com que os dados cheguem ao seu computador portátil (notebook) ou computador fixo (PC), usando assim a rede eléctrica da sua casa.

Quando utilizar os PowerLine?

Você poderá utilizar os adaptadores PowerLine sempre que queira ligar um computador fixo (PC) ou computador portátil (notebook) que não esteja na mesma sala do router (roteador).

Onde comprar os PowerLine?

Você poderá adquirir esses Adaptadores PowerLine em qualquer loja de Informática, ou então clicando nos seguintes links:

Brasil

  • Extra Hipermercado: clique aqui.
  • Lojas Americanas: clique aqui.
  • Oficina dos bits: clique aqui.

Portugal

  • PC Diga: clique aqui.
  • Worten: clique aqui.
  • Chip7: clique aqui.

E você, já conhecia esta tecnologia? Já a utiliza? Deixe-nos a sua opinião em um comentário.

Você gostou do artigo? Então partilhe-o.

About Rui Silva

Fundador e criador do site "i-Técnico - Informática Para Todos".

2 Replies to “PowerLine Communication: rede de dados na tomada”

  1. Boa noite, sou aluno do curso de rede computadores, estou no sexto semestre, e preste a conclusão do curso, porem, para isso terei que apresentar um tcc, estou pensando em fazer com o tema sobre plc, oq vcs acham?
    Seria um bom tema? poderiam mim passar umas dicas de artigos e livros sobre o assunto?

Deixe um comentário.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.