Sexta-feira, Abril 26, 2024
Curiosidades

Cabo OTG: O que é? Para que serve?

Você já imaginou abrir o pendrive no seu smartphone ou tablet, como se fosse no seu computador? Usando um cabo OTG, isso é possível.

Mas o que é um cabo OTG? Para que serve? Onde posso adquirir?

Neste artigo, você irá ver o que é um cabo OTG e para que serve, pois ele tem outras funcionalidades além dessa apresentada.

O que é um cabo OTG?

O cabo OTG ou USB-OTG (do inglês USB On-The-Go) foi utilizado pela primeira vez em 2001, e permitia que dispositivos USB, como telemóveis (celulares) e leitores de áudio digital, funcionassem como um computador, passando assim a aceitar outras ligações como um pendrive, uma câmara (camêra) digital, um teclado ou um rato (mouse).

Assim sendo, hoje é possível ver o conteúdo de um pendrive, um disco (HD) externo, ligar um rato (mouse) ou teclado directamente no Android com este pequeno cabo.

Como funciona?

De um lado, você irá ligar (plugar) o seu smartphone ou tablet e do outro lado no USB-OTG fêmea, você irá ligar (plugar) o dispositivo USB que você quiser. Simples, não é?

Se você quiser transferir ficheiros (arquivos) do seu smartphone ou tablet Android para um dispositivo de armazenamento de dados (pendrive ou disco HD externo), ou vice-versa, poderá fazê-lo usando o gestor de ficheiros (gerenciador de arquivos) do Android.

Existem smartphones e tablets incompatíveis!

Existem smartphones e tablets que não suportam esta tecnologia. Para se certificar se o seu smartphone ou tablet Android é ou não compatível, instale esta app “USB OTG Checker” (clique aqui para abrir no Play).

Para que serve?

Como já explicado anteriormente, com esse cabo USB-OTG você poderá ligar dispositivos USB como pendrives, discos (HD) externos, etc. directamente no seu smartphone ou tablet Android e máquinas fotográficas.

Utilize o cabo USB-OTG para jogar o seu videogame (jogo de vídeo), directamente com o seu comando (controle) ligado ao seu smartphone ou tablet Android.

Tipos de cabos USB-OTG

Com a variedade de conectores USB para smartphones e tablets Android, foram criados vários tipos de cabos USB-OTG:

Mini USB

Este modelo é comum em impressoras ou máquinas fotográficas.

Micro USB

Este cabo OTG com plug micro USB é mais usado em smartphones e tablets Android. Permite ligar periféricos como teclados e ratos (mouses), lanternas USB, etc.

USB 3.0

No “i-Técnico”, o USB 3.0, que já foi abordado (clique aqui), veio aumentar a velocidade de transferência de dados. Desta forma, com esse adaptador OTG, você poderá ligar um disco (HD) rígido ao seu smartphone Samsung Galaxy Note 3 e S5, aproveitando a rapidez da transferência de dados de um lado para o outro, para fazer backups (cópias de segurança) ou copiar ficheiros (arquivos).

Outros tipos

Existe um cabo OTG para tablets antigos da Samsung como o Galaxy Tab e Tab 2. Há também cabos OTG, que têm um leitor de cartão SD embutido, permitindo assim expandir a memória de um smartphone ou tablet Android e até algumas máquinas fotográficas que suportem esta tecnologia.

Onde posso adquirir?

Os cabos OTG são vendidos em qualquer loja de informática ou em vendedores ambulantes (camelôs).

Se você preferir, poderá clicar nos seguintes links e irá directamente na respectiva loja:

Brasil

  • Extra Hipermercados: clique aqui.
  • Lojas Americanas: clique aqui.
  • Oficina dos bits: clique aqui

Portugal

  • PC Diga: clique aqui.
  • Worten: clique aqui.
  • Chip7: clique aqui.

Você já conhecia este cabo USB-OTG? Já utilizou? Deixe-nos o seu comentário.

A sua ajuda é muito importante! Dê-nos uma ajuda e divulgue este artigo. Partilhe-o nas redes sociais!

Rui Silva

Sempre fui apaixonado pela Informática. Aos 11 anos, tive a minha primeira experiência com o ZX Spectrum +2B, aquele teclado com um leitor de cassetes. Em 2011, criei o site "i-Técnico - Informática Para Todos".

4 thoughts on “Cabo OTG: O que é? Para que serve?

  • É assim.
    Antes de mais, obrigado pela explicação. É sempre muito Bom aprender com quem sabe.

    Aproveitando a questão seria de bom tom perguntar porque apenas uma ligação de um 5º perno na micro USB de quatro (em USB normal) existentes faz a diferença, quando o perno vai buscar o que é chamado de neutro(-) de uma alimentação.

    Esta questão tem a ver com uma situação que acontece comigo e passo a expor: Adquiri uma câmara frontal ( por USB), chinesa, barata, e iria ser instalada para funcionar com o radio do carro (Isudar, com GPS, Câmara de marcha atrás, e com Android 7.1.2). Mas acontece que , mesmo depois de instalada a aplicação que vem na câmara, não acontece a imagem no dito rádio informando não reconhecer qualquer dispositivo USB 8ironicamente que reconheceu para ir à câmara – memória interna – fazer a utilização da APK e respectiva instalação. Poderá haver outra qualquer limitação (do rádio) para este facto. Mas a questão do OTG é esta : a mesma câmara ligada ao meu telemóvel (Samsung S6) com o cabo de carregamento e que ligado ao computador serve para trocar ficheiros, também não é reconhecida pelo telemóvel, mas, se utilizar um cabo OTG já me é permitido entrar na memória da câmara, instalar a aplicação e utilizar a câmara como era presumível, isto é tenho a imagem da câmara no meu telemóvel donde posso comandar – gravando filmes, fotos,etc.
    A diferença que faz o OTG. Pena que i rádio tenha 2 USB fêmeas tipo A , mas não micro senão, eventualmente, daria. Estranho , não?

    Cumprimentos.

    Reply
  • olá! adorei este material, é muito bom.
    gostaria de saber se na conexão dos cabos para além de haver transferência de dados pode também transferir corrente eléctrica a fim de carregar baterias.
    obrigado.

    Reply
  • Parabens…simples e objetico orientações sobre otg e suas funcionalidaes…

    Reply

Deixe um comentário.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Partilhar é ajudar.

Partilhe este artigo nas redes sociais!

Assim, vai ajudar-nos a crescer mais. 😉 É só clicar na rede social onde deseja partilhar.