Google Maps celebra 15 anos com novo visual e novos recursos!

Google Maps comemora o seu 15.º aniversário e a Google reservou as surpresas para hoje!

Parece que foi ontem! Veja neste artigo as novidades deste serviço da Google.

Google Maps - 15 anos - novo PIN

No dia 6 de Fevereiro de 2005, a empresa Google lançou o seu serviço de pesquisa e visualização de mapas, o “Google Maps“.

Hoje, quinta-feira dia 6 de Fevereiro de 2020, para celebrar o 15.º aniversário, a gigante de Mountain View resolveu lançar novidades que chegam aos sistemas operativos Android e iOS.

A primeira mudança é o novo ícone do Google Maps, uma versão com várias cores do tradicional pin. Veja neste vídeo a evolução do novo pin.

As novidades não param por aí.

Brevemente estará disponível um novo ícone de carro para festejar este aniversário, por tempo limitado, quando navegar com o Google Maps.

Serviços do Maps melhorados e mais personalizados

Um dos objectivos do Maps é focar-se em cada um dos seus utilizadores, para ajudá-lo a si que o utiliza todos os dias, independentemente da maneira como se desloca. As novas funcionalidades prometem ajudar o utilizador a manter-se informado sobre os transportes públicos.

Para tornar as viagens mais agradáveis e para ajudar o utilizador a organizá-las, há novos detalhes sobre a rota, com base em outros passageiros, como:

  • Temperatura: Poderá ver antecipadamente se a temperatura foi considerada fria ou quente por pessoas que tenham passado por ali.
  • Acessibilidade: Já podem ser identificadas as linhas de transportes públicos com pessoal de apoio, entradas e lugares acessíveis, botões de paragem acessíveis e LEDs muitos visíveis. Esta é, sem dúvidas, uma boa novidade para quem tiver necessidades especiais ou necessite de apoio adicional nas suas deslocações.
  • Secção para mulheres: Nas regiões onde há sistemas que designam secções específicas para mulheres, esta aplicação irá ajudá-lo/a e mostrará essa informação. Também informará se os restantes passageiros estão ou não a cumprir.
  • Monitorização de segurança: Aquele lugar tem monitorização de segurança? Agora, você irá ter essa informação se vai estar vigiado com câmaras de segurança ou se tem mesmo uma linha de apoio.
  • Número de carruagens disponíveis: você poderá escolher a rota em função do número de carruagens, de modo a aumentar as hipóteses de conseguir um lugar sentado (esta funcionalidade encontra-se por agora apenas disponível no Japão).

Além disso, a partir de hoje, a aplicação do Google Maps (Android e iOS) recebe 5 separadores (abas): Explorar, Ir, Guardado, Contribuir e Novidades.

Os novos 5 separadores (abas) do Maps

O que já foi implementado durante o ano passado no Maps? 

No ano passado, o Maps recebeu novidades como o Live View que mostra os arredores com as direcções que se sobrepõem no ecrã (tela) e em realidade aumentada. Este é o resultado da combinação com as imagens reais do Street View, machine learning e os sensores do smartphone.

Live View

Durante o ano passado, também foi introduzida uma nova ferramenta que prevê a ocupação dos transportes públicos e permite saber o quão lotado estará o autocarro (ônibus), comboio (trem) ou metro, recorrendo a viagens anteriores.

Resta-nos a desejar um feliz aniversário ao Google Maps e a toda equipa que desenvolve essa aplicação. Parabéns Google Maps!

E você, o que achou dessas novidades? Deixe-nos o seu comentário.


Fonte: Google Portugal Blog


Não se esqueça de subscrever a nossa página de Facebook. É só clicar no botão azul abaixo. Se gostou do artigo, utilize os logotipos das redes sociais mais abaixo para partilhar no Facebook, Twitter e LinkedIn.

Você gostou do artigo? Então partilhe-o.

About Rui Silva

Fundador e criador do site "i-Técnico - Informática Para Todos".

Deixe um comentário.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.