Cloud ou nuvem: O que é? E para que serve? Veja exemplos bem conhecidos.

Você já ouviu falar da Cloud ou nuvem? Mas ainda não sabe o que é. Então chegou ao lugar certo!

Nos dias de hoje, utiliza-se muito a Cloud ou nuvem para diferentes tarefas, na maioria muito comuns. Mas o que é e para que serve?

Neste artigo, iremos explicar o que é a Cloud ou nuvem, ou ainda computação na nuvem.

Cloud computing

Cloud computing

Você já imaginou ter acesso a todos os seus documentos, folhas de cálculo (planilhas), fotografias e outros tipos de ficheiros (arquivos) em qualquer lugar onde você esteja?

Sim, isso já é possível. Por exemplo, você está no escritório e pretende abrir o documento que ficou gravado no computador lá de casa. Se o colocou na cloud, facilmente estará disponível no computador do escritório.

Maravilha, não é?

Mas o que é a Cloud?

O conceito de cloud computing ou computação na nuvem nasceu na necessidade das pessoas passarem a ter acesso às suas informações onde quer que estejam. E já lá vão uns anos!

cloud ou nuvem é como se fosse um dispositivo de armazenamento de dados colocado na Internet, de forma gratuita ou pago, acessível a partir de qualquer plataforma, seja móvel ou não.

Também poderá ser um conjunto de serviços oferecidos para se trabalhar em softwares sem ter a necessidade de os instalar.

Vantagens:

  • Disponibilidade em qualquer plataforma e dispositivo e em qualquer lugar do mundo.
  • Economia de custos (você poderá não ter de comprar discos rígidos com grandes capacidades para guardar as suas coisas).
  • Facilidade em fazer e restaurar backups (veja aqui o que são backups).

Desvantagens:

  • Necessidade de uma ligação à Internet (WiFi, por cabo Ethernet ou por dados móveis).
Leia mais:  Trabalho académico: Dicas para manter o seu trabalho sempre salvo.

O que pode ser feito com a cloud?

Com a cloud, você poderá guardar as suas informações e dados (fotografias, vídeos, documentos, etc.).

Por exemplo, você poderá ter acesso às fotos do seu smartphone, directamente no computador ou no tablet, usando a cloud.

Com a evolução do cloud computing, já é possível usarem-se programas directamente na Internet, sem que estes estejam instalados no computador do utilizador (usuário). Exemplo disso é o Office Online da Microsoft, que já apresentámos (clique aqui para ver ou rever o artigo).

Como ter acesso à Cloud?

Com uma ligação à Internet, você terá acesso a partir de qualquer computador, fixo ou portátil (notebook), ou outros dispositivos móveis como smartphones e tablets, em qualquer lugar do mundo.

Embora os ficheiros (arquivos) estejam geralmente disponíveis em modo offline, ou seja sem a necessidade de ter uma ligação à Internet, esta irá ser sempre necessária, para sincronizar o que está no dispositivo e o que está guardado no armazenamento da Cloud.

Serviços gratuitos de armazenamento na Cloud

Embora estes serviços mais conhecidos sejam gratuitos, existem planos pagos que permitem mais capacidade de armazenamento.

Google Drive

Quem tiver um smartphone ou tablet Android, certamente já deve ter ouvido falar do Drive, que também já apresentámos aqui.

Se você tem uma conta Google ou se utiliza o Gmail, então você já tem um espaço que irá ser partilhado com os vários serviços da Google. Actualmente a Google disponibiliza 15GB de espaço gratuito partilhados entre o Drive e o Gmail.

Logo, quanto mais emails com grandes anexos você tiver na sua caixa de e-mails do Gmail, menor será o espaço que vai sobrar para guardar as suas coisas no Drive.

Leia mais:  Android: Conheça as apps que não podem ser apagadas!

Clique aqui para abrir o Google Drive.

Microsoft OneDrive

Você já usava o Windows Messenger com uma conta @hotmail.com? Provavelmente nunca se apercebeu deste serviço da Microsoft, o OneDrive.

O OneDrive também permite arquivar os seus ficheiros (arquivos) e guardá-los na Cloud.

Clique aqui para abrir o Microsoft OneDrive.

Dropbox

O site Dropbox permite transformar o espaço disponibilizado em uma espécie de disco rígido (HD), assim como acontece com o OneDrive da Microsoft e o Drive da Google.

Clique aqui para abrir o Dropbox.

Combatendo os mitos

Se eu coloco um ficheiro (arquivo) na Cloud, ele fica disponível a qualquer pessoa?

Os dados colocados na cloud ficam como privado, ou seja, só você é que vai poder abri-lo. Porém, se você definir essa informação (pasta, ficheiros, etc.) como sendo pública, qualquer pessoa poderá chegar até ela através de uma pesquisa na Internet ou através da partilha do link da respectiva informação, e assim poderá guardá-lo e ficar com ele.

Qualquer pessoa pode ter acesso a toda minha informação que está na Cloud?

A resposta é não, só você tem acesso. Você só dará acesso a outra pessoa fornecendo os acessos à sua conta, isto é, o nome de utilizador (usuário) e palavra-passe (senha).

Uma outra situação que poderá expor os seus dados e toda a informação é um acto de roubo de conta, conhecido por phishing, ou seja, se algum hacker roubar-lhe o acesso à sua conta (nome de utilizador e palavra-passe).

Posso guardar qualquer coisa na Cloud?

Sim! Você pode guardar todo o tipo de informações: fotos, vídeos, documentos, apresentações, etc. Também pode guardar outros tipos de ficheiros (arquivos), como zipados (conjunto de ficheiros guardados e comprimidos num só).

Leia mais:  World Wide Web: O que é? Para que serve?

Então e a Cloud é segura?

Sim, é segura. Porém devem ser tomadas todas as medidas de prevenção e de segurança. Por exemplo, se o seu computador estiver com vírus, isso poderá comprometer toda a sua informação que estiver na cloud.

Logo, você deverá ter cuidado com o seu computador!

Tenha sempre em dia todas as actualizações, incluindo as do sistema operativo (Windows, Android, Linux, etc.) e do antivírus que você estiver a utilizar. E, para finalizar, evite navegar por sites que sejam desconhecidos e pouco seguros.

E você, já usou a Cloud? Vai querer usar? Deixe-nos o seu comentário.

Sobre: Rui Silva

Fundador e criador do site "i-Técnico - Informática Para Todos".

Deixe um comentário.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.