SafeSearch: Que ferramenta do Google é essa?

Você sabia que a ferramenta “SafeSearch” ou “Pesquisa Segura” permite filtrar e eliminar os resultados que possam ferir a sensibilidade das crianças?

Certamente que você já fez alguma pesquisa (busca) no Google e apareceu algum ou outro resultado que possa tê-lo deixado de boca aberta, por exemplo, resultados que poderiam ferir a sensibilidade de uma criança.

Saiba como evitar isso da próxima vez que for partilhar o seu computador ou dispositivo móvel com alguma criança.

SafeSearch

O que é o “SafeSearch“?

A ferramenta chama-se SafeSearch (em inglês e português do Brasil) ou Pesquisa Segura (em português de Portugal). Para activar a ferramenta preparamos um pequeno tutorial, muito fácil de seguir.

Como activar esta ferramenta?

Embora não interesse qual é o navegador (browser) que você esteja a utilizar, vamos usar o Firefox, para demonstrar passo-a-passo como activar a ferramenta “SafeSearch“:

Passo # 1 – Abrir o Navegador

Deverá em primeiro lugar abrir o seu navegador (browser). Não importa se é o Chrome, o Firefox, o Edge/Internet Explorer ou outro qualquer.

Passo # 2 – Ir à página do Google

Deverá ir à página do Google.

Google de Portugal: – Clique aqui ou copie e cole na barra de endereços: www.google.pt

Google de Brasil: – Clique aqui ou copie e cole na barra de endereços: www.google.com.br

Passo # 3 – Ir às Definições / Configurações da Pesquisa

Se você estiver a utilizar o Google de Portugal, deverá clicar em Definições no rodapé e em Definições da Pesquisa. No Google do Brasil, você deverá ir na parte inferior da página do Google e clicar em Configurações que está do lado direito e em Configurações da Pesquisa.

SafeSearch-001

Se preferir poderá clicar directamente no respectivo link:

Leia mais:  Adobe Flash Player: O que é e como instalar ou actualizar?

Google de Portugal: – Clique aqui ou copie e cole na barra de endereços: https://www.google.pt/preferences?hl=pt-PT&fg=1

Google de Brasil: – Clique aqui ou copie e cole na barra de endereços: https://www.google.com.br/preferences?hl=pt&fg=1

Passo # 4 – Activar o SafeSearch

Deverá clicar no quadrado onde está escrito “Ativar o SafeSearch” (no Google do Brasil) ou “Ativar a Pesquisa Segura” (no Google de Portugal). Para salvar as alterações, clique no fim da página em “Salvar” (no Google do Brasil) ou “Guardar” (no Google de Portugal).

Nota:

O SafeSearch deverá ser configurado em todos os browsers (navegadores) que usar. Em alternativa, ao configurá-lo na sua conta de Google, ficará sempre activado.

Você gostou do artigo? Então partilhe-o.

Sobre: Rui Silva

Fundador e criador do site "i-Técnico - Informática Para Todos".

Deixe um comentário.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.