Windows 10: Ambiente de Trabalho

Depois de ter iniciado sessão, tal como vimos no artigo anterior (clicar aqui para abrir), irá abrir-se o novo ambiente de trabalho. O papel de parede já foi apresentado aqui, mas será que o ambiente de trabalho do novo Windows 10 difere muito do Windows 8.1?

Desktop-Windows10RTM

Não perdemos mais tempo! Eis o novo ambiente de trabalho do Windows 10:

Desktop-Windows10RTM-001

O que mudou?

Algumas coisas mudaram como poderá ver ao longo deste artigo, mas vamos por partes.

1) Os ícones do ambiente de trabalho

Conforme pode ver, os ícones do ambiente de trabalho mudaram. Deixamos aqui uma imagem de mais perto para mostrar bem as diferenças.

Desktop-Windows10RTM-002

2) A barra de tarefas

Esta já não é mais transparente como nos habituou a Microsoft com as versões anteriores do Windows. Apresenta-se agora em preto.

Começando da esquerda para a direita, o ícone do logotipo do Windows mantém-se igual ao do Windows 8.1. Logo ao lado encontra-se a Cortana, assistente do Windows.

Desktop-Windows10RTM-003

Mais ao lado, encontra-se a novidade do Windows 10: A vista de tarefas. Clicando aqui, as janelas abertas aparecerão no ambiente de trabalho em miniaturas. Novos ambientes de trabalho poderão ser criados também aqui.

Desktop-Windows10RTM-007

Continuando sempre da esquerda para a direita, aparece o ícone do novo navegador (browser) da Microsoft, o Microsoft Edge.

De seguida, o explorador do Windows e a Loja da Microsoft serão os dois últimos ícones que abrirão sempre que o utilizador iniciar a sua sessão.

Poderá ainda reparar que as janelas abertas passaram a ter uma luzinha azul claro na parte inferior da barra de tarefas.

Finalmente do lado direito do ecrã (tela), aparecem mais novidades na área de notificação:

Leia mais:  Windows 10: Aprenda a mudar o papel de parede!

Desktop-Windows10RTM-004

A apresentação do calendário e do relógio também foi alterada. A partir de agora, o relógio deixou de ser analógico, passando a ser digital e logo por baixo foi colocado o calendário.

Desktop-Windows10RTM-006

3) O menu Iniciar

Aqui está o famoso menu Iniciar de volta!

Ficou mais parecido com o Windows 7, mas manteve as novas aplicações do Windows 8.1. É possível ajustar o seu tamanho de acordo com as necessidades e gostos do utilizador, bastando para isso clicar nas extremidades do lado do relógio e arrastar para a esquerda ou para a direita.

Desktop-Windows10RTM-005

E por agora é tudo. Mais novidades iremos apresentar nos próximos artigos.

 

Você gostou do artigo? Então partilhe-o.

Sobre: Rui Silva

Fundador e criador do site "i-Técnico - Informática Para Todos".

2 Replies to “Windows 10: Ambiente de Trabalho”

    • No meu menu no ambiente de trabalho sumiram algumas ferramentas e so ficaram as seguintes ferramentas que sao: Ver, Ordenar por, actualizar, colar, colar atalhos, definiçoes de visualizaçoes e pesonalizar. e assim falta aparecer o seguinte: Novo e outras ferramentas, ajudem me resolvar isso, por favor

Deixe um comentário.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.