Carregamento da bateria do smartphone em menos de 30 minutos? É hora de arregaçar as mangas!

Quem é que nunca imaginou carregar a bateria do seu smartphone em menos de meia hora? É disso que vamos falar neste artigo.

Há já muitas marcas que usam a tecnologia dos “carregamentos rápidos” de baterias.

Carregamento rápido Android

Para entender essa nova tecnologia, precisamos relembrar o que é o carregamento rápido.

O que é o carregamento rápido?

O carregamento rápido é uma nova tecnologia usada por várias marcas que permite carregar um smartphone em muito pouco tempo, mais rapidamente do que com um carregador convencional.

Para isso, é necessário duas coisas: um carregador rápido e um smartphone equipado para essa tecnologia.

Sendo assim, não basta comprar um carregador com mais Watts (W). Para capacitar o smartphone, o processador deve estar preparado para controlar o carregamento. Logo, essa tecnologia ainda não está ao alcance de todos os smartphones.

Quando apareceu o carregamento rápido?

O carregamento rápido apareceu em 2015 e foi apresentado com o nome de “Quick Charge da Qualcomm”.

Desde então, tem evoluído assim como os novos processadores, e já apresenta várias versões. Actualmente a versão é a 4+ e está disponível em vários dispositivos como o Asus ZenFone 6, BQ Aquaris X2 e X2 Pro, os Mi8 e Poco F1 da Xiaomi, entre outros (para ver a lista completa em PDF, clique aqui).

De acordo com a Qualcomm, esta última versão de Quick Charge 4+ permite carregar os smartphones até 50% em apenas 15 minutos.

Existem vários tipos de carregamento rápido, por exemplo, a Samsung tem o “Adaptive Fast Charging” (Carregamento rápido adaptável).

É possível carregar toda a bateria em menos de 30 minutos?

Ainda não é, mas tudo indica que as grandes marcas, como Samsung, Huawei, Xiaomi, entre outras, já estejam a trabalhar nesse objectivo.

De lembrar que no final do ano passado, o Oppo Find X foi o pioneiro do carregamento ultra-rápido e conseguia ficar com a bateria cheia em 33 minutos graças ao seu carregador SuperVOOC (50W). Até hoje, esse é o smartphone que se carrega o mais rápido.

Nos próximos meses, é bem provável que o carregamento ultra-rápido passe à velocidade superior.

O Reno Ace, próximo smartphone da Oppo, deverá ser lançado com um carregador de 65W já no próximo mês (Outubro de 2019). A Xiaomi também deverá apostar com o seu carregador de 100W e a Vivo com o seu carregador de 120W.

E o carregamento sem fios?

Quanto ao carregamento sem fios, por wireless, ainda é mais lento do que por cabo. Porém, este também deverá ser melhorado nos próximos tempos. Na China, a Xiaomi acabou de apresentar o carregador Qi de 30W, muito mais potente do que os da concorrência. Segundo essa mesma empresa, o Mi 9 Pro 5G poderá carregar-se em apenas 1h09.

E você? Qual é o carregador e o smartphone que utiliza? Quanto tempo demora para carregar a bateria? Deixe-nos o vosso comentário.

 Fonte: o1net

Você gostou do artigo? Então partilhe-o.

About Rui Silva

Fundador e criador do site "i-Técnico - Informática Para Todos".

Deixe um comentário.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.