Circo alemão usa hologramas em vez de animais vivos

Um circo sem animais jamais será um circo “normal”. Ou será?

Há um circo alemão que não usa animais vivos para os seus espectáculos.

Circo Roncalli - Elefantes em hologramas

Como foi criado o Circo Roncalli?

O Circo Roncalli é um circo alemão que foi criado em 1976 por Bernhard Paul e André Heller. De acordo com Paul, o nome foi inspirado pelo roteiro de um filme do austríaco Peter Hajek, “Sarah Roncalli, Tochter des Mondes” (“Sarah Roncalli, filha da lua”).

A primeira apresentação foi a 18 de Maio de 1976, mas a sua estreia foi anunciada em 1 de Abril de 1976 em Graz.

Desde 1978, Paul preparou o novo começo do “Circus Roncalli” na antiga fábrica de chocolate Stollweck, no sul de Colónia. Dois anos depois, Bernhard Paul dirigiu o circo por conta própria.

Desde 2017, o Circo Roncalli não usa mais animais para os seus espectáculos.

Hologramas substituem os tradicionais animais vivos no Circo Roncalli

O director explicou ao site alemão “Circus Talk” que o objectivo é dar um espectáculo de excelência sem ter de recorrer ao uso de animais. Assim, não é necessário que esses animais saiam do seu habitat natural.

Para criar hologramas, numa tenda de 32 metros, são colocados estrategicamente 11 projectores a laser criados por 15 designers e desenvolvedores. Esse investimento ficou à volta de 400 mil libras do fundador Bernhard Paul.

De facto, como se pode ver em vários vídeos, que vamos mostrar já de seguida, a apresentação é muito impressionante, pois trazem para cima da arena animais quase “reais” como elefantes e leões. Também se vêem cavalos que galopam em torno da arena, com as cristas a brilhar. Os tamanhos dos animais são respeitados o que dá a sensação que estão ali. Esta encenação faz com que a magia do circo seja preservada.

Vejam os seguintes vídeos:

Substituindo os animais por hologramas, o Circo Roncalli torna-se o primeiro a reinventar-se e o pioneiro na Tecnologia.

Clicando aqui, veja ou reveja a primeira chamada em 5G realizada em Portugal com o recurso à mesma tecnologia (a dos hologramas).

A Tecnologia e o uso de hologramas

Como temos visto, a Tecnologia tem dado grandes avanços em várias vertentes, não só nas telecomunicações como também na área de divertimento. O Homem tem usado essa Tecnologia não só para meios de comunicações, mas também para a preservação da natureza e para a segurança das pessoas. Vimos exemplo desta tecnologia sendo usada em dois artigos nossos, o primeiro é do 5G (clique aqui para ver) e o segundo é dos fogos de artifícios (clique aqui para ver).

E você que gosta de circos, já conhecia esse? O que você achou? Deixe-nos o seu comentário e siga a nossa página de Facebook.

Você gostou do artigo? Então partilhe-o.

About Rui Silva

Fundador e criador do site "i-Técnico - Informática Para Todos".

Deixe um comentário.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.