5G: A primeira chamada holográfica já aconteceu em Portugal com Vodafone.

A Vodafone e a TVI já realizaram a primeira chamada holográfica 5G em tempo real.

Saiba que tecnologia 5G é essa e veja o vídeo.

Vodafone Portugal 5G

Nesta terça-feira dia 13 de Agosto de 2019, a Vodafone Portugal e a TVI juntaram-se para realizar um feito inesquecível em Portugal: a primeira transmissão holográfica usando a nova rede 5G.

5G, mas o que é isso?

5G (G de Generation em inglês ou Geração em português) é a nova geração de comunicações móveis.

Para chegar aqui, talvez você não se recorde, mas já tivemos a 1G, que foi o lançamento de telefones sem fios. Na tecnologia 2G, as empresas de telecomunicações permitiram o envio de mensagens de um dispositivo para o outro. Já com o 3G, era possível fazer tudo isso e navegar na Internet. O 4G veio dar mais velocidade ao 3G e melhorar a velocidade de downloadupload nos dados móveis. Depois veio uma nova tecnologia, o LTE (do inglês “long term evolution” ou em português “evolução de longo termo”), que deu mais velocidade ao 4G.

Porém, havia ainda um grande problema a resolver: a latência. Em redes informáticas, a latência é sinónimo de atraso e representa o tempo que um pacote de dados demora a ir de um determinado ponto para outro. Por exemplo, quando você pede para abrir um site no seu computador ou smartphone, é aquele tempo que se nota que está tudo parado (mas não está) até começar a aparecer o site.

Esta nova tecnologia 5G veio assim combater e resolver, entre outros problemas, essa latência, permitindo assim atingir velocidades de downloadupload inimagináveis até hoje.

Enquanto com o 4G LTE, é possível alcançar velocidade de transferência até 1Gb (Gigabit) por segundo ou 1Gbps, o 5G vai aumentar a velocidade de download para até 10Gbps. Em termos práticos, será possível fazer o download de um filme completo em HD (Alta Definição) em apenas uns segundos.

Com velocidades mais rápidas de download e upload e uma latência muito pequena, o 5G vai revolucionar tudo o que conhecemos até hoje. Já foi possível ver em acção esta semana em Portugal.

A primeira chamada holográfica com 5G em Portugal

Havia cerca de 400km de distância entre o palco do Vodafone Paredes de Coura e os estúdios da TVI, porém a Vodafone conseguiu fazer com que isso não passasse de meros números.

A transmissão foi feita em directo, no “Jornal das 8”, da TVI. Com a chamada ou transmissão holográfica, José Alberto Carvalho, o pivô da TVI, foi transportado do estúdio de Queluz para o palco em Paredes de Coura, onde estava o seu colega José Carlos Araújo. Isso tornou-se possível com a tecnologia 5G da Vodafone.

Os dois jornalistas conversaram ainda com o CTO (Chief Technology Officer) da Vodafone João Nascimento, que explicou com palavras mais técnicas o que estava a acontecer.

Para que essa conversa acontecesse, foi necessário contar com sete semanas de preparação e dois estúdios de televisão (um deles criado de raiz em Paredes de Coura), envolvendo mais de 60 profissionais. Como se isso não bastasse, foi preciso muito material audio-visual para que o sucesso da chamada holográfica fosse realmente possível em directo.

Veja o vídeo:

Que tecnologias envolveu essa chamada holográfica?

Segundo o comunicado da Vodafone, a operadora contou com 100MHz (Mega-Hertz) de espectro temporário na faixa dos 3,6GHz (Giga-Hertz) cedido pela ANACOM e com a tecnologia de ponta Ericsson, parceiro estratégico da Vodafone Portugal para o desenvolvimento do 5G.

Para o efeito foi utilizado o equipamento Ericsson AIR 6488 5G, em cima do reforço habitual de capacidade da rede móvel 4G no recinto.

A imagem do pivô José Alberto Carvalho foi captada em alta definição a 60 frames por segundo e transmitida através da rede móvel 5G da Vodafone para o estúdio em Paredes de Coura, tendo sido depois descodificada em 3D para um projector holográfico e transmitida em directo.

Assim, José Alberto Carvalho, que estava em Queluz, conseguia ver-se a si mesmo no palco de Paredes de Coura, como se ele estivesse lá.

Ainda, de acordo com o comunicado, para garantir a eficácia dessa chamada holográfica, a resposta da rede 5G da Vodafone foi inferior a 10 milissegundos. Essa latência garantiu assim uma fluidez de comunicação sem pausas.

Com esta chamada ou transmissão holográfica, a Vodafone Portugal torna-se a pioneira no uso da tecnologia 5G em Portugal.

E você, o que achou do vídeo e desta nova tecnologia 5G? Deixe-nos o seu comentário.

 

Você gostou do artigo? Então partilhe-o.

About Rui Silva

Fundador e criador do site "i-Técnico - Informática Para Todos".

One Reply to “5G: A primeira chamada holográfica já aconteceu em Portugal com Vodafone.”

Deixe um comentário.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.