Tesla Model 3 explode em acidente contra camião em AutoPilot
Mais um acidente envolvendo um Tesla contra um camião está sendo alvo de notícias em todo o mundo. Em causa estará uma falha do AutoPilot ou AutoPiloto (piloto automático).
Em Moscovo (Rússia), na semana passada, um carro da Tesla explodiu numa auto-estrada, após um acidente com um camião de reboque parado.
Segundo relatos, o Tesla Model 3 seguia supostamente em modo piloto automático (AutoPilot) no momento do acidente.
Após o acidente, o carro pegou rapidamente fogo e pouco depois explodiu. Felizmente, Alexey Tretyakov e os seus dois filhos conseguiram sair do carro a tempo.
O empresário russo, que conduzia o Tesla, e os seus dois filhos ficaram gravemente feridos e foram transportados para o hospital.
Vídeos do Tesla
Muitos vídeos já circulam na Internet, vamos deixar aqui alguns:
- No YouTube:
- No Instagram:
No Twitter, também existem outras publicações e vídeos sobre o acidente. Clique aqui para ver.
A culpa é da Tesla?
Não se pode culpabilizar apenas a Tesla por existirem esse tipo de acidentes. O condutor também tem a sua responsabilidade. Neste caso, Tretyakov admitiu que, pouco antes do acidente, estava ocupado com os seus filhos. Portanto, isso significa que o motorista estava distraído.
Embora os veículos da marca Tesla já sejam capazes de evitar acidentes (clique aqui para ver), é sempre importante ter o seguinte em mente:
Ao conduzir um Tesla e depois de activar o AutoPilot (piloto automático), o motorista deve sempre manter as duas mãos no volante, ou bem próximas do volante, e ficar atento a tudo o que se passa na estrada, como se se tratasse de um carro “normal”. Por mais que o carro tenha uma condução autónoma, existem ainda pormenores e acontecimentos que ainda não são totalmente previsíveis pela máquina.
Uma vez que o AutoPilot é uma nova funcionalidade desta marca, que à partida é confiável, muitos condutores acreditam que os acidentes acontecem apenas aos outros. Sendo assim, activam o piloto automático e esquecem-se de ficar atentos, como se fossem eles mesmos a conduzir.
Fica agora a pergunta no ar:
Os veículos autónomos da Tesla serão assim de confiança?
Diga-nos o que pensa desses veículos eléctricos e autónomos e deixe-nos o seu comentário.
Fonte: Interesting Engineering
Discover more from i-Técnico
Subscribe to get the latest posts sent to your email.