Greve dos combustíveis: veja quais os postos aonde ainda pode abastecer

Dia 12 de Agosto de 2019 é o dia marcado para a greve dos combustíveis que irá acontecer em Portugal, mas já há postos de combustível em falta.

Saiba quais são os postos de combustíveis que já estão sem combustível e veja aonde ainda pode abastecer o seu carro.

Já não dá para abastecer 009

Uma nova greve está definitivamente marcada para esta segunda-feira dia 12 de Agosto de 2019. Os motoristas de matérias perigosas vão parar, mas o efeito desta paragem já está a fazer-se sentir desde o início da semana. É de lembrar que no passado mês de Abril, já tinha havido uma greve.

Muitos postos de abastecimento já estão sem combustível, outros estão a controlar as vendas, fornecendo o mínimo de combustível.

Segundo o site “Já não dá para abastecer“, no início da manhã deste sábado havia 388 bombas sem gasolina e 704 sem gasóleo (informação retirada do Jornal Expresso).

Mas que site é esse?

O site “Já não dá para abastecer” é um site da VOST (Voluntários Digitais em Situações de Emergências para Portugal), ou seja, é um site criado para que pessoas como você ajudem a manter a informação sempre actualizada. Esse site que já tínhamos anunciado em Abril (clique aqui) teve uma actualização de aparência.

O site está disponível no seguinte endereço janaodaparaabastecer.vost.pt ou clique aqui para abrir numa outra aba, no seu computador ou directamente em qualquer dispositivo móvel (smartphone ou tablet), em qualquer navegador (browser). Assim que for aberto, o site irá perguntar pela localização do seu dispositivo. Você poderá aceitar como recusar.

Já não dá para abastecerClique em Consultar. Se aceitou partilhar a sua localização, o mapa será aberto na sua área de localização. Caso contrário, será apresentado todo o mapa de Portugal Continental.

Como consultar os postos de combustível?

Nesse site, você terá acesso em tempo real à informação sobre a situação dos postos de combustível.

Já não dá para abastecer 005

Você poderá filtrar os postos com gasolina, com gasóleo, com GPL, sem gasolina, sem gasóleo, sem GPL, sem nenhum combustível, ou poderá ver todos os postos de combustíveis.

Para proceder ao filtro, deverá clicar na roda parecida com uma engrenagem Definições (Opções) e seleccionar o filtro de visualização (ver imagem seguinte).

Já não dá para abastecer 006

Repare-se que nesse mapa também é apresentada a Rede de Emergência de Postos de Abastecimento (REPA) que irá garantir a capacidade de abastecimento.

De seguida, clique no posto que pretende obter a informação. Vamos supor que clicou no posto EULUPEPNEUS em Torres Novas. Aparecerá a seguinte informação:

Já não dá para abastecer 008

Significa que na hora actual em que o artigo era feito, o posto de combustível tem ainda os seguintes combustíveis: Gasolina (a verde), Gasolina (a laranja) e GPS ou gases (a azul).

Se um dos símbolos aparecer sumido, é sinal que já não há mais combustível desse género.

Poderá obter as direcções directamente no Waze clicando em “Obter direções“. Se você estiver no computador, será encaminhado para o site Waze. Caso esteja em algum dispositivo móvel, será aberta a app Waze.

Quer reportar Posto de Combustível em falta?

Poderá fazê-lo através do site “Já não dá para abastecer“.

Como reportar?

Indo ao site “Já não dá para abastecer“, clique em “Adicionar Info” na barra superior que está em azul.

Será aberto o seguinte formulário:

Já não dá para abastecer 007

Deverá preencher os seguintes dados:

  • O seu endereço de e-mail;
  • Marca
  • VOSTie (Código de controlo interno da VOST Portugal. Se você não é voluntário VOST deixe o campo em branco)
  • Localização exata (Longitude / Latitude)
  • Vende Gasolina? Responda Sim ou Não.
  • Vende Gasóleo? Responda Sim ou Não.
  • Vende GPL? Responda Sim ou Não.

Depois de todos os dados preenchidos, clique em Reportar.

Evite as filas, consulte o site “Já não dá para abastecer” antes de sair de casa para abastecer!

Você gostou do artigo? Então partilhe-o.

About Rui Silva

Fundador e criador do site "i-Técnico - Informática Para Todos".

Deixe um comentário.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.