Terça-feira, Julho 23, 2024
Notícias

Carregador USB Tipo C será obrigatório em smartphones e todos os dispositivos electrónicos na União Europeia

Na União Europeia (UE) vai ser obrigatório o uso do cabo USB Tipo C já a partir de 2024.

Há mais de dez anos que todos os países membros da União Europeia tentam chegar a um consenso e deliberar qual seria o carregador padrão para usar em toda a União Europeia.

Carregador universal USB Tipo C

Em 2019, o USB4 foi apresentado com uma velocidade de ligação e partilha de dados como nunca vista. Mas, depois de 3 anos, as coisas evoluíram no mundo da tecnologia, e a próxima actualização do carregador USB está a chegar.

No dia 7 de Junho de 2022 (Terça-feira), os legisladores europeus entraram em acordo: o carregador USB Tipo C, ou USB-C, vai ser o carregador padrão no próximo outono 2024 na União Europeia.

É isso, finalmente tornamos o carregador comum uma realidade na Europa. Os consumidores europeus há muito estão frustrados com os vários carregadores que se acumulam com cada novo dispositivo. A partir de agora, eles poderão usar um único carregador para todos os seus dispositivos electrónicos portáteis. A legislação também inclui disposições para abordar os carregadores sem fio no futuro, bem como harmonizar os padrões de carregamento rápido.Alex Agius Saliba, relator do Parlamento Europeu

Esta nova legislação vai aplicar-se ao conjunto de dispositivos electrónicos de pequeno e médio porte: smartphones, tablets, smartwatches, câmaras digitais, e-readers, auscultadores e auriculares. Também estão incluídas as consolas de videojogos portáteis e os altifalantes portáteis recarregáveis.

Quanto aos laptops ou computadores pessoais portáteis, também deverão ser adaptados aos requisitos num prazo de 40 meses após a entrada da legislação em vigor.

A harmonização das velocidades de carregamentos rápidos e ultra-rápidos também é um dos pontos dessa nova legislação.

Porquê o carregador USB Tipo C?

A União Europeia decidiu escolher este tipo de carregador, não só por ser o mais rápido da actualidade, mas também para uma melhor experiência do utilizador (🇧🇷usuário).

Um outro objectivo é, sem dúvida, a redução do lixo electrónico na União Europeia, pois assim esses carregadores terão um tempo de vida mais longo.

Com esta decisão, vai ser realmente um grande desafio para a Apple, pois terá de adaptar também ao seu iPhone. Prevê-se que o iPhone 15 trará essa ligação de USB Tipo C, substituindo assim o actual cabo Lightning encontrado em todos os iPhone’s.

Fonte(s):

 

Este artigo está escrito em Português de Portugal sem o novo acordo ortográfico.

A sua ajuda é muito importante! Dê-nos uma ajuda e divulgue este artigo. Partilhe-o nas redes sociais!

Rui Silva

Sempre fui apaixonado pela Informática. Aos 11 anos, tive a minha primeira experiência com o ZX Spectrum +2B, aquele teclado com um leitor de cassetes. Em 2011, criei o site "i-Técnico - Informática Para Todos".

Deixe um comentário.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Partilhar é ajudar.

Partilhe este artigo nas redes sociais!

Assim, vai ajudar-nos a crescer mais. 😉 É só clicar na rede social onde deseja partilhar.